quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia 08 De Março

As origens da data são vagas, e a sua história tem como fato gerador um triste episódio em que mulheres foram mortas por protestarem por salários.
Uma chacina!!!
Mas o mais importante é a realidade que vivemos.
Hoje foi votado na Câmara Federal um projeto de lei que cria multa pesada contra as empresas que pagarem salários inferiores para mulheres nas mesmas funções que homens.
As mulheres ocupam uma significativa parcela de responsabilidade e liderança, na sociedade contemporânea.
É claro, que numa sociedade como o Brasil, com grande ranço machista e autoritário, os avanços são recentes, mas têm sido muito significativos.
Vejam que em alguns países europeus, o direito ao voto feminino foi conquistado no recente ano de 1971.
Cada nação escreve a sua história, e a nossa tem, e sempre teve, mesmo que não ou pouco reconhecida, a fundamental participação feminina.
Não podemos refazer a história já vivida, mas temos a obrigação, ética e moral, de ter plena consciência sobre os erros cometidos, para não repeti-los, e para que se construa uma sociedade brasileira igualitária.
Penso que as mulheres desejam isso: IGUALDADE.
Não necessitam de uma tutoria, e de proteções especiais, apenas direitos iguais, e tratamento igualitário, desde que atendendo as suas especificidades e características.
As mulheres não necessitam ser diferenciadas, pois já demonstram a sua plena competência no mercado de trabalho, aliás, no qual são bem mais capacitadas que os homens.
Assim, entende-se este dia como um grande momento de reflexão, como uma longa meditação de 24 horas, para que nossos 365 dias de todos os anos de nossas vidas sejam mais felizes, com homens e mulheres caminhando lado a lado, e construindo a nova nação brasileira.
Reflexão na qual podemos navegar nos registros históricos e verificar a brutalidade e o preconceito com que as mulheres já foram tratadas.
E assumirmos o compromisso de respeitá-las, e fazer com que sejam respeitadas.
Apenas isso, pois o amor e a solidariedade farão com que essa caminhada conjunta seja mais leve, positiva, pois será, sempre, a quatro mãos.

Nenhum comentário: