domingo, 22 de janeiro de 2012

FELICIDADE, A BUSCA E O PROCESSO

A felicidade está no processo da busca.
O obtenção do objeto de desejo, depois de um período de habituação pode gerar acomodação.
A renovação é o desafio dos objetivos, ou metas, alcançados.
Por isso a irreverência, e a busca permanente de novos conceitos, e conteúdos, para tornar os processos mais inteligentes e criativos.
Pessoas e sentimentos, são como o entardecer, quando o sol se põe.
Ou como os amanheceres, quando os brilhos das manhãs nos inundam com cores e tonalidades.
Nunca temos um igual a outro.
Sempre percebemos novas nuances, novas gradações de cores.
As pessoas também são assim. Nós é que temos que aguçar as nossas sensibilidade para captar os arco-íris humanos.
Se buscamos somente a pessoa, ou pessoas, e pensarmos na conquista em si, poderemos experimentar um certo gosto de vitória.
Mas com o passar do tempo as pessoas necessitam não somente ser conhecidas, mas também, e principalmente, ser reconhecidas.
Por seus valores próprios, por suas percepções específicas, por sua sensibilidade única, por suas idéias e iniciativas, enfim, por sua persona, por seu caráter, pela forma como encara, e vive, a sua vida.
Situações e objetos, também passam por crivo, menor, mas não menos importante.
A velocidade do consumismo, a falta de naturalidade com o tempo livre, o não-saber-o-que-fazer com a vida que se tem, com abundância de dinheiro, ou não, pode colocar "períodos de validade" muito exíguos em nossos critérios.
Pode pasteurizar emoções, padronizar pensamentos, colocar trilhos na diversidade.
E assim, corre-se o risco de nada mais trazer saciedade a nossas requisições, materiais, humanas, afetivas, ou sentimentais.
E o processo de busca, que caracteriza a vida saudável, pode se transformar num curto e binário processo de gostei-comprei-habituei-enjoei, e descartáveis ficaremos, pois assim tratamos aos outros e a tudo que nos cerca.
Enriquecer a alma, valorizar sentimentos, resgatar a subjetividade, valorizar o diferente, agradecer as complexidades que surgem, se envolver nas soluções, e formulações, e outros passos menos materiais, podem nos trazer o enriquecimento de nossas opções mentais, criando, ou recriando, espaços cognitivos essenciais para o nosso retorno ao estado de graça, que pode ser a vida mais simples, mas nem por isso menos complexa, ou rica.

Nenhum comentário: