quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PLANEJAMENTO PESSOAL


Os sonhos são a fonte dos nossos planejamentos pessoais.
Desde crianças sonhamos com base nas histórias que nos contam, nos relatos de familiares, amigos, parentes.

Filmes e livros também formam nosso estoque para motivar sonhos e caminhadas futuras.
Crianças formam e estruturam suas memórias até os 4/5 anos, e após essa fase correlacionam as informações e vão, progressivamente, ingressando em fases mais objetivas e pragmáticas, até a maturidade, quando seus planos passam a ser cotejados pelas variáveis circunstanciais e contextuais.

Os contextos são como círculos de espelhos, que nos cercam em todas as etapas de nossas vidas, refletindo as influências pessoais e culturais, que incidem sobre nossas jornadas.
Por sermos seres contextuais e culturais, nossas existências são sempre marcadas pelos ambientes que frequentamos, pelas escolas, pelas casas que visitamos, pelos trabalhos que executamos, pelos convívios em geral.

Ambientes são fortes influências sobre nossas existências, pois interagimos, mesmo que subjetivamente, com visões, crenças, e
toda a gama de perfis de consciências.
Nosso campo da consciência vai sendo ampliado e enriquecido nessas interações, fazendo com que nossas vontades e decisões sejam, na verdade, um grande somatório de explicitações individuais e coletivas.
Somos a compactação de enorme quantidade de informações, conceitos, convívios, incrementados pelas tecnologias informacionais, digitais, que cobrem nosso mundo atual, e que há mais de vinte anos nos oferecem as mais variadas vitrines de linhas de comportamento, de pensamento, de opinião, de crenças, de opiniões.

Nossas posturas e atitudes pessoais são fruto, portanto, dos contextos e dessa enorme lupa, dessa gigantesca lente, que a estrutura tecnológica nos abre as portas diuturnamente.
Escolhas e decisões pessoais precisam de momentos de reflexão,
para que nossas consciências possam se manifestar e nos mostrar o que podem ser nossas ansiedades mais recônditas, íntimas, e pessoais.

Planejar é projetar sonhos, necessidades, sensações, percepções, que possam ser transformados em realidades, para que nossa instância de felicidade possa ser mantida com um caráter permanente, e agregação de novas realizações.
A felicidade é um processo que pode e deve ser vivido e experimentado de forma permanente, em toda nossa caminhada, e não somente em um ponto, em uma chegada, em uma vitória triunfal.
Em jogos, com tempos exatos e medidos, os resultados podem ser obtidos até o ultimo minuto de contagem.
Em nossas vidas, como somos seres mutantes e em constante evolução, a felicidade, recomenda-se, que seja vivenciada em todas as etapas, podendo ser dia, semana, meses, ou anos.
O que não devemos é ficar numa expectativa, planejando sonhos de felicidade, quando temos plena consciência de que mudamos e que nossa visão de felicidade se altera a cada passo evolutivo.

Planejar nossa vida precisa de disposição para a renovação e mudança, pois a unica certeza que a vida nos fornece é que não temos a mínima ideia de quanto nossa existência vai durar e com quantas etapas de mudança nossa vida vai nos surpreender.

Danilo Aronovich Cunha
Instituto Farfalla de Desenvolvimento Humano

Palestra: Planejamento Pessoal

Data: 17 de novembro 2016
Horário: 19 horas
Local: ACATE - Ao lado da Floricultura Primavera - SC 401
Florianópolis
Promoção: Instituto Farfalla de Desenvolvimento Humano
Inscrições e informações: contato@farfalladh.com.br
ou nisandra@farfalladh.com.br




Nenhum comentário: