sábado, 12 de abril de 2014

LIVROS, O MELHOR ABRIGO CONTRA A IGNORÂNCIA

Boas leituras, que ajudem na elevação das nossas almas,
neste momento de mundo, e de Brasil, quando se observa
a ambição desmedida, a busca por riqueza material, lícita
ou ilícita.
A ignorância é a mãe dos piores sentimentos, pois permite
o desprezo por valores éticos e morais.
O ignorante se isenta de elegância em suas ações, valoriza
o grotesco, eleva a mentira e a coloca em um pedestal, ama
a manipulação.
Épocas dominadas por ignorantes, ou por aqueles que da
ignorância fazem seu lema e seu rumo, normalmente levam
a e desembocam em crises, em catástrofes, que prejudicarão
toda a sociedade.
Vejam os exemplos históricos de Hitler e Mussolini, quando as
sociedades daqueles dois países, berços de arte e cultura, foram
destruídas pela sanha assassina, pela ambição desmedida, pela
pequenez de alma de falsas lideranças, que só queriam roubar,
dominar, e se apossar daquilo que seus espíritos, pobres e podres,
não teriam condição mínima de construir.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DIA DO JORNALISTA

Dia do Jornalista 

Nesta data é celebrada a data anual em homenagem à profissão de Jornalista.
Missão de informar a sociedade nunca foi fácil, ou simples.
Levar consciência, com velocidade e fidelidade, é um desafio para os humanos, que têm a capacidade de interpretar fatos e acontecimentos.
Por isso a fidedignidade assume papel tão importante na ação da imprensa, para que sua credibilidade seja mantida, e que os cidadãos se mantenham informados, devidamente, sobre a influência em suas vidas, e sobre o que ocorre no mundo.
Fidedignidade é a maneira de transmitir fatos da forma mais próxima possível de como ocorreram.
Felizmente, na atualidade, temos uma grande estrutura informacional, que nos permite checar informações, comparar conteúdos, e verificar a legitimidade do que é informado à cidadania.
O poder sempre desejou manipular a verdade, seja em democracias ou ditaduras.
Os interesses econômicos tentam dirigir comportamentos e consciências, pois essas motivações são orientadas e dominadas pelo lucro, advindos dos ganhos empresariais, e que se manifestam na propaganda veiculado nos meios, e nos patrocínios, que são valores muito maiores do que as assinaturas pagas, ou do que as vendas em bancas.
Muitos governos usam esse poder de pressão para criar "tons" nas notícias, de forma a amenizar impactos negativos, que refletem na opinião pública e nos eleitores.
Consciências e comportamentos podem ser influenciados, moldados, se a imprensa, ou os jornalistas, se afastarem da fundamental importância que a liberdade de informação assume em nossa sociedade contemporânea.
A Democracia deve se pautar, sempre, pelo respeito à transparência e pelo compromisso com a verdade.
Jornalismo, imprensa e democracia são quase sinônimos, como insumos para a felicidade humana.
Portanto, saudações aos jornalistas, que nesta data emblemática, simbólica, que enfeixa toda a beleza de uma missão nobre, que esses profissionais cumprem a cada dia, em suas trincheiras, atrás de computadores, notebooks, smartphones, tablets, blocos de papel.
Cidadão bem informado é eleitor consciente, ativo, participativo, engajado, lúcido, tomador de melhores decisões para a sua vida.
Sociedade livre é aquela que tem o privilégio de ser banhada pela luz da verdade, da justiça, e da igualdade de oportunidades.
O resto é reles manipulação, oportunismo, autoritarismo disfarçado de benevolência e simpatias pessoais!!!




quinta-feira, 3 de abril de 2014

Momentos difíceis, porém lindos!

Nossa, quanto amor manifestado por minhas queridas e queridos amigas e amigos.
Que belos gestos de solidariedade e apoio vocês enviam.
Isso acaricia a alma, fortalece o espírito e chega em minha amada Mãe na forma mais bonita de apoio e força.
Ela teve febre elevada nesta noite, mas superou e voltou ao normal durante o dia.
A sedação foi suspensa às 15hs d
e hoje, e ela já começou a abrir os olhos e responder, com eles, aos impulsos recebidos das pessoas que estão com ela.
Acariciei seu pés e ela movimentou um deles para mostrar que estava notando essa carícia.
Passei a mão em seu rosto e testa e ela inclinou muito sutilmente a cabeça em minha direção, como dizendo "está bom, continua".
Bem sei que tudo pode acontecer daqui pela frente, e que seria uma dádiva da vida se ela puder continuar mais um tempo conosco.
Mas tenho plena consciência que ela é uma pessoa feliz, realizada, que percorreu uma bela caminhada, com seu companheiro de muitos anos, com sua música, com sua fibra e determinação.
Sou muito grato à honrosa oportunidade de ser seu filho nesta existência, de ter recebido tão lindos ensinamentos, exemplos, sonhos e esperança de uma sociedade melhor, mais justa, mais humanizada.
Uma de suas mais emocionantes experiências foi o programa de música terapia, que ela conduziu em São Paulo, no qual atuou em penitenciárias e casas de reclusão de menores infratores, levando a suavidade da música para as duras realidades de criminosos, de transgressores, que necessitavam de uma oportunidade de ressocialização.
Ela sempre usou seu piano e sua música para proporcionar um pouco de alívio para pessoas que sofriam o isolamento social, como em lares para idosos, em escolas para crianças e adolescentes, que não poderiam frequentar salas de concertos.
Assim, sua vida tem sido um intenso laboratório humano e social, no qual ela usou a música como um catalisador para intensificar a agregação e a solidariedade, e para distribuir a beleza da arte para estimular o bem e a bondade.
Que seu destino seja traçado pelos Deuses, que comandam nossas vidas, pela Mãe Natureza que nos estabelece limites e possibilidades, mas que ela possa continuar, em qualquer plano, a oferecer sua música para aplacar sofrimentos, estimular superações, e disseminar o amor!

Muito carinho a todos e todas, e que ela participe desta ciranda virtual, dando-nos suas mãos para que esse elo se mantenha e prossiga.




Foto: Алексей Курбатов





MAMÃE EUGÊNIA ARONOVICH

Estou em SP, desde domingo passado, acompanhando minha Mãe.
Ela passou por cirurgia extensa e bastante invasiva e está na UTI, na luta pela recuperação e restabelecimento.
Podemos vê-la poucos minutos a cada dia, mas sabemos que essas energias afetivas podem ajudá-la a ter vontade de voltar para nós.
Ela está muito bem atendida, com o que há de melhor em saúde e medicina, mas, como filhos, temos a pressa de tê-la de volta para nosso convívio, apesar das incertezas de seu quadro.
A equipe médica lhe atribui 30% de chances de superação, mas como ela é uma pessoa muito lúcida, e com saúde geral muito boa, pode surpreender.
Estamos todos os filhos ao seu redor, dando-lhe o que é possível nessa hora, carinho, conforto, e muito amor.
Colocamos um aparelho de som, em seu quarto na UTI, e toca permanentemente, música clássica de piano e violino. Ela está em seu meio ouvindo Bach, Beethoven, Chopin, Vivaldi, e tantos outros gênios da música, os quais interpretou ao longo de sua vida.
Ela, como pianista clássica, deve estar recebendo os sons que sempre lhe fizeram bem.
Assim, se meus amigos e amigas puderem, enviem suas preces e orações para a nossa querida Mamita, pois tenho certeza que elas chegarão ao seu destino, levando-lhe mais amor e solidariedade.
Muita luz e paz para todos, e que ela receba e sinta essa imensa onda de amor, que os seres humanos são capazes de gerar na grandeza de seus espíritos e almas.
Abraços+beijos