domingo, 29 de dezembro de 2013

BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

MANIFESTO PELA MANUTENÇÃO DA BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS

Faço parte de uma entidade civil, sem fins comerciais ou lucrativos, sem qualquer caráter partidário, intitulada de Associação dos Amigos da Base Aérea de Florianópolis-AABAF.
Essa entidade tem como uma de suas funções estabelecer interação entre aquela Base com a sociedade civil de nossa Capital.

Já há vários anos se ouve falar em interesses especulativos imobiliários, que desejariam poder colocar as mãos naquele patrimônio público, devido à sua excelente localização, pois os militares mantêm a área muito bem conservada, tanto o terreno, quanto as demais instalações.

Inclusive, está sendo construído um hospital, que, sem qualquer dúvida, ajudará a situação desse setor, em nossa cidade, ainda mais que a saúde é uma área bastante carente de providências pelo governo federal.

Recentemente, saiu nos jornais de todo o Brasil uma manchete, com o texto respectivo, anunciando que o governo federal está querendo comprar algumas dezenas de aviões suecos para ampliar a segurança no território nacional.

E, pasmem, se falava, também, nessa notícia, que a Base Aérea de Fpolis poderia vir a ser vendida para fazer fundos para pagar os aludidos novos aviões.

Realmente, efetivamente, alguém deve estar passando por um surto psicótico, ou por um grande sintoma de cinismo agudo.
Vender a Base Aérea, para poder pagar aviões, seria uma demência tal como comprar cachorros para proteger a sua casa, e depois vender a casa
para poder pagar os cachorros...

É lógico que atrás disso, e principal motivação para essa operação, se encontram os já conhecidos interesses escusos, que desejam poder explorar a última área comprovadamente preservada, na Ilha de SC.

Temos que nos posicionar frontalmente contra essa tentativa de expropriação de patrimônio público, pois além da eventual negociata aí embutida, se perdermos a Base Aérea, teremos sérios riscos e prejuízos para a nossa segurança.

Somos um estado com 531 km de extensão de litoral, fronteiras internacionais, com a Argentina, com o Oceano Atlântico, e com outros vários países, por proximidade da fronteira oeste de SC.

Já perdemos o Comando Naval que tínhamos em Florianópolis, muito já se falou em remover o 63 BI-Batalhão de Infantaria, localizado no continente, pelas mesmas razões de especulação imobiliária.

No mundo atual, em que a defesa das nações é composta por fatores essenciais como tecnologia, capacidade de informação, mobilidade, velocidade, e capacidade de prontas respostas às eventuais tentativas de penetração, invasão ou agressão, em nosso território, pensar em acabar com uma Base Aérea chega a beirar a demência, a insanidade, ou a tentativa de ceder a interesses, articulações espúrias, que só visam o lucro, o ganho fácil, e a ampliação da exploração intensiva, de uma cidade que já está nos seus limites físicos para mudanças desse tipo.

Além disso tudo, a capacidade de dissuasão armada é um dos principais fatores de manutenção da normalidade e da paz.

Se o Brasil se enfraquece militarmente, nos transformaremos, cada vez mais, no paraíso de traficantes que utilizam aviões e armamento pesado, dos sonhos expansionistas de caudilhos sul-americanos, e de guerras fictícias como o foi a das Malvinas, quando o ditador de plantão Gal. Galtieri, quis desviar os olhos da nação argentina, dominada por uma crise econômica sem precedentes, para uma questão pendente desde o século XIX, e sobre a qual nada foi feito em seu governo.

Não faltam, hoje, em todo o mundo, muito mais em alguns vizinhos de nossa América, figuras de maus governantes, que para criar uma cortina de fumaça sobre as suas catastróficas gestões, queiram iniciar uma agressão ao Brasil, por ser ele "o grande irmão mais rico", o "big brother" da América do Sul, pois nossa imagem lá fora é a mesma que os Estados Unidos têm para nós.

Assim, prezadas amigas e caros amigos do face, por favor, leiam, copiem, passem adiante, compartilhem, para que repudiemos com veemência essa solerte tentativa de fazer negócios com o patrimônio público, criado e mantido com o dinheiro de nossos impostos, e, principalmente, precisamos nos posicionar fortemente, contra o fechamento da Base Aérea de Florianópolis, pois concordar com isso é como abrir mão de importante instalação militar, a de maior nível de SC, e a mais bem armada, para rechaçar eventuais ações contra nosso estado e nosso país.

Se o governo federal quer comprar aviões novos, que o faça, pois está mais do que na hora de valorizar as nossas forças armadas, modernizando seus armamentos e equipamentos funcionais.

Mas se o governo alega que para isso é necessário "fazer caixa ", que o faça cortando despesas como as viagens por motivos fúteis, como o foi a do Senador Renan Calheiros, que utilizou jatinho da FAB, para cuidar de aspectos puramente estéticos, elegíveis, que não envolviam nenhuma das situações previstas para esse tipo de utilização.

Se o governo quer economizar, e deve fazer isso mesmo, deve revisar toda a sua gestão, para suprimir mordomias excessivas, desnecessárias, como abonos milionários de final de ano, para quem já ganha regiamente, como se de país mais rico fossem esses servidores.

Se o governo quer economizar, que não permita mais que fortunas bilionárias, de recursos públicos, sejam indevidamente utilizadas, como o foram as astronômicas cifras de dinheiro público, drenadas pelo mensalão, do Banco do Brasil, ou então, as também bilionárias cifras alocadas pelo BNDES, Caixa Econômica Federal, e mesmo BB, nos negócios do pré falimentar Eike Batista.

Chega de aventuras com o dinheiro do contribuinte, basta de negociatas para privilegiar interesse outros, que não os legítimos interesses da sociedade brasileira.

PELA MANUTENÇÃO DA BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS, INTEGRALMENTE, E POR SUA MODERNIZAÇÃO COM APARELHOS ATUALIZADOS TECNOLOGICAMENTE, PARA GARANTIR A SEGURANÇA E A INTEGRIDADE DO TERRITÓRIO DE SC E DO BRASIL.!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NATAL

NATAL

Neste 2013 que está findando, podemos refletir um pouco sobre os modelos de solidariedade e generosidade.
Pensando nesses temas, nos surgem alguns personagens que bem simbolizam as palavras citadas. Nelson Mandela, grande líder da reintegração na África do Sul, Madre Teresa de Calcutá, exemplo de dedicação às causas humanitárias, Betinho, esse grande brasileiro, já falecido, que comandou grande campanha para levar alimento aos desassistidos, Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo em Sp, coordenador de muitas campanhas de solidariedade humana, D. Zilda Arns, que morreu em plena ação de apoio aos atingidos pelo terremoto no Haiti, e muitos outros que corremos o risco de cometer injustiças de não citá-los.

Mas um nome que pode sintetizar todos esses bons sentimentos, de generosidade, dedicação aos outros que sofrem, que dá bons exemplos de humildade e simplicidade, podemos citar o Papa Francisco.

Esse Padre, que se preocupa, efetivamente, com a coerência entre discurso e ação, na Igreja Católica, e na vida sócio-política das sociedades, nos deixou muitos motivos para meditação.

Ele não utiliza o luxuoso e tradicional apartamento destinado aos Papas, no Vaticano.
Alimenta-se com outros 40 membros da Igreja, em refeitório coletivo, evitando a diferenciação de alimentos, e prestigiando o aspecto grupal, o lado humano do trabalho.
Não aceita carros caros e que ostentem muitos acessórios luxuosos, que possam afastar o dirigente de seu rebanho.
Promoveu uma limpeza ética no Vaticano, colocando na prisão ladrões e especuladores fantasiados de religiosos, que usavam jatinhos para transportar milhões de dólares, que só poderiam estar vindo da transgressão, de qualquer espécie.

São muitas as ações promovidas durante sua gestão, que se iniciou há pouco, mas muito significativas para todos os seres que se preocupam um pouco com seus irmãos, que podem esta sofrendo, em alguma parte do mundo, com a fome, com a falta de abrigo, sem casa para morar, afetados pela desigualdade e injustiça social, produto bem atual de nosso mundo de consumismo, futilidade e exterioridades.

Neste Natal temos muitas boas motivações para não nos deixarmos levar pelo consumismo exacerbado, e vazio, que só atende vaidades e veleidades, e podemos usar nosso tempo, quando estivermos reunidos com familiares e amigos, para refletir sobre o que é a nossa vida na face deste globo terrestre, o que somos na realidade da vida, e o que está ao nosso alcance para ser feito, em favor da vida humana, e da qualidade ética e digna de vida.

A todas as queridas amigas, queridos amigos, meu abraço carinhoso, com votos de que alcancem momentos de grande felicidade junto às pessoas que lhes são significativas, e que desfrutem desse tempo maravilhoso, dirigindo suas reflexões para que tenhamos um 2014 com mais justiça, mais verdade, e que a corrupção e os egoísmos sejam afastados de nossas vidas, para que possamos, todos, viver em paz, em justiça e em igualdade.




ELIANINHA E ELIANE, MINHA IRMÃ QUE FALECEU EM 20.12.2007.



a vida nos leva pela mão.
a nossa e a dela.
essa mão invisível, que nos indica escolhas, direções, caminhos...
as pessoas, que levamos conosco, em nossa companhia, ou nas recordações,
são como nosso patrimônio, ora material, ora imaterial.
mas além das suas companhias físicas, ficam suas lembranças, as palavras ditas,
as músicas, os contextos.
Eliane sempre foi um anjo de luz.
mesmo em vida me parecia que ela tinha consciência da sua missão.
nunca foi apegada ao material, sempre solidária com quem necessitasse algum
tipo de apoio, de ajuda, de ser ouvido, de ter um ombro amigo.
apesar de sua extrema sensibilidade,e aparente fragilidade, Eliane sempre foi
um ser de grande coragem, conceitual, física, emocional, afetiva.
mesmo em meio a situações, que a consumiam em dor e revolta, ela destinava
tempo e atenção para apoiar, abraçar, ser irreverente com o motivo da dor, fazer
rir, relativizar a dimensão da agressão.
e a prova de seu desprendimento, de sua capacidade de doação, de seu amor
envolvente, protetor, foi o conjunto de sua vida terrena, durante a qual ela deu
tudo o que tinha, para quem necessitou, abrigou pessoas pobres, desprovidas de
alimento, de saúde, de medicamentos, dando-lhes o que de melhor a sua condição
material permitisse.
sempre foi simples e humilde.
nunca badalou seu nome, sua participação em qualquer que fosse a ajuda dada.
menores de rua, infratores adolescentes, aidéticos e seus filhos, a todos estendeu
suas mãos bondosas, com alegria, aconchego, conforto físico e espiritual.

quando fui a SP, para seu velório, e cremação, em torno de seu caixão estava uma
menininha, que não parava de observá-la, de todos os ângulos possíveis.
ela tinha um vestidinho cor de rosa, uma argolinha que lhe segurava os cabelos, e
um olhar vivo, alegre, quase sorridente.

me aproximei dela e lhe perguntei quem era, de onde viera.
ela me disse: meu nome é Eliane, sou a Elianinha, pois a Eliane é a que morreu e
está neste caixão.
meu nome foi dado por meus pais em homenagem a ela. tenho muito orgulho de
me chamar Eliane.
meu pai era um adolescente da fundação dos menores de rua, e a Eliane foi diretora
de lá.
mesmo depois de ter saído da fundação ela continuou ajudando meu pais, e depois 
ajudou que ele se casasse, e ainda deu muitas coisas para meus pais.
agora ela morreu, mas para mim ela mora em meu coração, para sempre.

não consegui resistir a essas palavras tão espontâneas, tão amadas, de uma pequena 
criança.

chorei muito, abraçado a ela.
e a Elianinha, como fazia a Eliane, me abraçou com muito carinho, passava as suas
pequenas mãos pelos meus cabelos e dizia: não fica triste, ela está bem, ela vai ficar
sempre em nossos corações...
e ela me contou muitas outras coisas da minha querida irmã Eliane, quando a visitava em
sua casa, as músicas que ouviam juntas, as comidas que inventavam, os filme que viam,
os doces que comiam nos cafés da tarde, 
e tudo isso me veio à memória, nesta segunda-feira véspera de Natal.

aliás, época em que, quando éramos crianças pequenas, entre 6 e 9 anos, em Ipanema,
saíamos pelas ruas correndo e dizendo a todas as pessoas que por nós passavam, com
gritinhos de alegria infantil, FELIZ NATAL...

a extensão desta mensagem, desta reflexão, desta recordação, é um
pouco do que fica guardado no peito, nas memórias afetivas, e que quando menos esperamos,
elas se derramam à nossa frente, como um filme...


feliz 2014, Elianinha...



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA

MANDELA - MADIBA

Ontem faleceu NELSON MANDELA.
Além de grande lutador por ideais, deixou excelentes exemplos para as novas gerações.
Calmo, sem revanchismos ou vinganças, deixou um legado para os mais jovens, mostrando que a grandeza de alma sempre pode ajudar na superação de grandes problemas, como eram os fossos ideológicos existentes na racista África do Sul.
Ficou 27 anos preso, como preso político, por suas crenças integracionistas, num país racista e segregacionista como a África do Sul.
Mandela usava a saudação do punho erguido e fechado, como postura de reação, e identidade, contra a dominação branca racista, e como resistência contra a ocupação de sua terra por dominadores brancos, que se justificavam como superiores aos cidadãos que tinham nascido naquela nação.
Foi um grande líder, uma grande figura política, na medida em que representava a aspiração da mudança efetiva de regime, para que o país pudesse reencontrar a sua paz, livre dos ressentimentos, das vinganças e do revanchismo.
Madiba, como era carinhosamente chamado por seus seguidores, sempre foi um símbolo de bondade e superação.
Sua ex-mulher o traiu, pessoalmente e politicamente, mas ele não esmoreceu em sua caminhada.
Depois que saiu da prisão se separou e casou com a viúva de Samora Machel, outra liderança importante no processo de libertação que a África ainda vive, e que ainda viverá por alguns anos, considerando a presença de capitais dominadores, e de forças politicas, que só desejam o atraso do continente Africano, para poderem explorar as imensas riquezas de seu subsolo.
Mandela sempre repetia que viver era uma forma de exercitar a liberdade e que sorrir era uma benção única, e que a vida merecia ser vivida amplamente, de preferência com um largo sorriso no rosto.
Ele valorizava sobremaneira a educação e afirmava que o processo educacional é o principal instrumento de construção de uma nação livre, e sua arma prioritária na luta contra as desigualdades e injustiças.
Mandela foi um grande líder do século XX, que entrou no seculo XXI, para nos servir de modelo, com sua simplicidade e humildade.
Tomara que todos os cidadãos do século XXI se conscientizem sobre essa mensagem deixada, carinhosamente, por MANDELA/MADIBA.

FLORIANÓPOLIS, CIDADE TURÍSTICA???

FLORIANÓPOLIS, CIDADE TURÍSTICA?

A cidade se promove, se divulga, quer atrair um fluxo turístico cada vez maior, seu "trade" turístico agita, realiza eventos, e receberemos mais 654 vôos, do que os já programados, a partir de 20 de dezembro de 2013.
E a prefeitura municipal, e o governo do estado determinam um ponto facultativo de muitos dias, justamente no período em que a cidade ficará mais tomada de turistas, que é o período entre Natal e Ano Novo.
Já existe uma grande dificuldade em atender ao número cada vez maior de turistas, que se dirigem para Floripa.
Mas ponto facultativo na época mais congestionada???
Nem penso em como ficarão os turistas, mas sim em como ficarão os moradores de Florianópolis, já tão mal atendidos em épocas movimentadas, pelas estruturas ,públicas, que deveriam oferecer bons serviços.
Uma pergunta: se o ponto facultativo representa a interrupção dos serviços públicos prestados à população, podemos deixar de pagar impostos relativos a esse período???

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO - PDP PARA FLORIANÓPOLIS



Muitos foram os anos em que os cidadãos, e entidades coletivas da cidadania, dedicaram a discutir, sugerir, emendar, acrescentar, criticar, as medidas propostas para constarem no PDP.
Agora, a prefeitura municipal remete um documento para a câmara municipal, alegando-se tratar dos conteúdos aprovados pela cidadania da capital, para serem votados pelos vereadores.
Mas começa a surgir um mistério, que precisa ser desvendado, e explicado pela PMF, com urgência.
Qual a segurança, a certeza, que a prefeitura municipal oferece a seus cidadãos, de que o conteúdo proposto, e exposto, à câmara é fiel ao que foi tratado nas etapas do PDP???
Sabemos que algo está sendo apreciado, e bastante alterado, pelos vereadores.
Mas do que se trata???
Como poderemos, os cidadãos, aceitar o que está sendo avaliado, e votado, na câmara, se a cidadania está completamente afastada dos conteúdos do que foi enviado para os legisladores municipais???
Sabe-se que a atual gestão municipal recebeu um conjunto de documentos, da gestão anterior, como se ali estivessem retratados, e respeitados, todos os registros do que os cidadãos de Floripa teriam decidido em seus muitos encontros, reuniões e assembleias, para tratar do futuro de nossa cidade.
Mas será isso mesmo que aconteceu???
Quem garante que interesses outros não foram enxertados, implantados, ou alterados, sobrepujando pontos que os cidadãos julgavam essenciais???
Sem a garantia de uma conferência sobre o conjunto de documentos e propostas enviadas pela atual gestão à câmara municipal, corre-se o grande risco de que se cometam absurdos em termos de modificação de gabaritos, sob o manto de que tudo que lá está foi objeto de análise no PDP???
Como sabemos muito bem como funciona o processo de acobertamento de interesses escusos, ainda mais quando se trata de muitos milhões de reais que poderão se refletir em alguns andares a mais em certos bairros, ou em certos quarteirões, e o quanto isso pode impactar, negativamente, na qualidade de vida dos que aqui habitam, a sugestão e´que não se permita que esse período de festas de final de ano possa ser transformado em um infernal incômodo posterior, quando a nova lei do PDP esteja aprovada em plenário, e chancelada pelo prefeito municipal.
Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, ainda mais quando os interesses envolvidos fazem alguns poucos, com muito poucos escrúpulos, até pensarem em mercadizar a própria genitora.

FLORIANÓPOLIS, CIDADE INSEGURA

FLORIANÓPOLIS, CIDADE INSEGURA

Quem se dirige ao centro da cidade, diariamente, para trabalhar, tem se surpreendido, pelo menos no trajeto entre o norte da ilha até o centro, e no retorno, pela completa ausência de policiais militares, e da guarda municipal.
Aliás, a guarda municipal é sistematicamente ausente das ruas da cidade, notando-se sua presença quase que exclusivamente na área bem central da cidade.
Se a guarda municipal se destina somente a essa área, então o imposto relativo a ela deveria não mais ser cobrado dos moradores de outros bairros.
Afinal, não é justo que todos os moradores da cidade paguem por um serviço que não lhes é prestado.
No tocante à PM, o comando daquela corporação precisa agir com urgência para uma reorientação de seu contingente, pois o norte da ilha está completamente abandonado.
E não é só pela ausência crônica de policiamento, mas também no relativo ao atendimento do serviço telefônico, que não está num grau aceitável.
Liga-se ao numero de emergência, o 190, e o atendimento não é adequado.
Respostas mal humoradas, quando se pergunta o nome de quem está atendendo a chamada, recebe-se uma resposta pouco simpática.
Nas providências solicitadas pelos cidadãos tem-se a percepção de que não seremos atendidos em nossas demandas, como o tempo comprova, após, que nada aconteceu.
Nas ruas, na SC-401, simplesmente não se vê policiais, viaturas, motos, ou qualquer sinal de alguma segurança, ou seja, a percepção de segurança é nula.
Graves descumprimentos legais são perpetrados à luz do dia, e durante a noite, por pessoas notoriamente alcoolizadas, por pessoas violentas, em carros, motos, e postos de gasolina, mas a ausência policial é uma constante, o que representa o completo abandono dos cidadãos, nas mãos dos infratores legais, dos transgressores de toda ordem.
Até quando nós, cidadãos pagadores de impostos, que o fazemos em dia, senão incidem pesadas multas e juros, continuaremos como bons e pacíficos contribuintes, enquanto o estado e a prefeitura oferecem parciais, ruins, incompletos, deficientes, serviços públicos, que expõem o cidadão à selvageria gerada pela impunidade, causada pela ausência de policiamento, e pelo não cumprimento das funções previstas nas leis, e atinentes aos agentes públicos???