quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A SERRA DA MANTIQUEIRA PEDE SOCORRO

A Serra da Mantiqueira pede socorro
20 de novembro de 2013 


ICARO ARONOVICH DA CUNHA - O Estado de S.Paulo-pagina 2
Depois de cruzar o Rio Paraíba, na região de Cachoeira Paulista, em 21 de março de 1822, o grande naturalista Auguste de Saint-Hilaire, em sua segunda visita à Província de São Paulo, escreveu: "Quando se atravessa o rio avista-se, ao longe, a Serra da Mantiqueira, cortada por imensas florestas, e a gente não pode cansar-se de contemplar uma paisagem que tem, ao mesmo tempo, algo de risonho e majestoso".

Atualmente, o que resta dessa paisagem está restrito a pequenos fragmentos de floresta e de campos de altitude situados nos pontos mais elevados dessa serra. O café e a incúria destruíram áreas de grande relevância ambiental, muitas delas estabilizadoras de encostas e fundamentais para a proteção das nascentes de água. A grande maioria detentora de espécies de plantas e animais de inestimável valor para a ciência e a economia.

O mais importante trabalho científico para a proteção da biodiversidade de São Paulo, o projeto Biota, desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em cooperação com o governo do Estado, indicou a necessidade de proteção de um corredor ecológico na Serra da Mantiqueira como ação prioritária para a conservação de espécies ameaçadas.

Aí estão raros remanescentes de florestas de araucária, campos de altitude e vegetação rupestre criticamente ameaçados e em acelerado processo de destruição. Aí estão também os simpáticos, importantes e ameaçados macacos muriquis. O maior das Américas, o muriqui é símbolo da conservação da natureza no Brasil. Aí vivem ainda outras espécies de primatas de relevância ambiental e se podem contabilizar decrescentes populações de felinos e outros bichos. Muitas das espécies de plantas e de fauna dos campos de altitude são endêmicas e só existem nesse local. Muitos desses campos de altitude estão sendo destruídos e transformados em pastagens com capins estrangeiros agressivos.

Corredores ecológicos são a forma mais segura de alcançar a proteção da biodiversidade, mormente em climas tropicais onde a vida, se permitirmos, desabrocha espontânea e impetuosa. Espécies de aves, insetos e outros animais praticam a transumância natural na Serra da Mantiqueira, migração periódica entre as partes baixas e altas, conforme as variações do clima dos invernos para os verões. O corte desregrado das matas dessa serra já afetou de forma irreversível esse processo na maior parte da conexão entre as partes baixas e altas em seu território.

Já temos, no Brasil e no Estado de São Paulo, alguns corredores ecológicos de importância primordial. A proteção da Serra do Mar por parques, reservas e o bem-sucedido tombamento da totalidade de seus remanescentes naturais, promovido pelo governador Franco Montoro, e uma Reserva da Biosfera reconhecida pela Unesco como projeto exemplar são cruciais para a defesa dessa que é a mata tropical mais ameaçada do mundo. Por que até hoje não temos o corredor de proteção da Serra da Mantiqueira?

É incompreensível! São os últimos fragmentos da vilipendiada Mata Atlântica que ainda não receberam a devida atenção das autoridades.

A Serra da Mantiqueira está também intimamente ligada à saga do bandeirismo. Foi a transposição da Mantiqueira pelos paulistas que revelou o ouro das Minas Gerais. O Brasil passou a existir como nação após a ampliação de sua importância econômica, que se deu como um salto depois dessa descoberta, resultado da ultrapassagem da serra.

Ali está o túnel da Garganta do Embaú, onde se travou batalha histórica durante a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932.

A Serra da Mantiqueira é uma das mais belas paisagens do Brasil. Abriga o Pico da Mina, o ponto mais alto de todo o Estado de São Paulo. É um monumento geológico de significado planetário, a parte mais elevada dos remanescentes físicos da separação da África da América do Sul. Ali estão também, entre muitos outros, o Pico do Itaguaré, a Serra dos Marins, a Pedra do Baú a requerer atenção e proteção.

A Mantiqueira é um dos locais mais apropriados para o desenvolvimento do ecoturismo, em harmonia com a proteção da natureza de todo o País. Abriga populações tradicionais com costumes e cultura que remontam às origens de São Paulo. Cada dia mais raras, danças, rezas, doces, cozidos, rapaduras, folias, crenças ainda persistem em suas encostas e seus grotões. Nosso passado cultural pode ser visualizado nesses grupos, que hoje são expulsos pela especulação imobiliária e se dispersam na periferia das cidades vizinhas.

Da Mantiqueira escorrem as fontes que alimentam o "Reino das Águas Claras" de Monteiro Lobato. A água da Mantiqueira é fundamental para o Vale do Paraíba e para a cidade do Rio de Janeiro, e suas nascentes estão sendo destruídas e secando.

As notícias que chegam de todos os quadrantes são as mais desanimadoras. O processo de criação de um parque nacional engavetado pelo Instituto Chico Mendes, estudos de proteção estadual paralisados, enquanto a destruição prospera.

A conservação da natureza no Brasil chega ao seu ponto mais crítico, enquanto governam pessoas que se apresentaram como os representantes mais aguerridos da defesa do meio ambiente.

O clamor que tomou as ruas do Brasil no último outono teve alvos variados e o tom comum de um basta à inércia com que os esquemas decisórios tratam os assuntos que realmente interessam aos brasileiros. As pessoas em posições-chave precisam acordar para as suas responsabilidades diante da (des)governança territorial.

PESQUISADOR, FOI SECRETÁRIO ADJUNTO DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

DITADURA: OS RISCOS DO CONSUMISMO E DO PRAZER ALIENADO


"A ditadura perfeita terá as aparências da Democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga.
Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.!" ALDOUS HUXLEY


Fantásticas, verdadeiras e muito atuais as palavras do genial e sensível Aldous Huxley.
É só observar as tentativas de perpetuação no poder, e os esforços dos que lá estão em manipular a verdade, distorcer informações e notícias, para tentar, sempre dirigir pensamentos e comportamentos dos cidadãos.
Penso que, como estudioso da alma e comportamento humanos, ele se referia ao estágio do poder, da sensação de euforia, de irresponsabilidade, da falta de limites éticos, da ausência de parâmetros morais, que o poder oferece, as sensações exacerbadas de que se pode fazer tudo com o poder, e no poder. 
Pessoas sem padrão claro de ética, moralidade e respeito pelos direitos humanos, tendem a se exceder no poder. 
Pode ser num condomínio, num casamento, numa família, um clube social, as pessoas despidas de princípios claros de respeito mútuo tenderão a querer usar muito mal o poder, e desejarão usá-lo infinitamente.
Para isso, os pactos sociais devem ser amplos, participativos, e altamente parametrados.
Não podemos deixar pessoas, que são seres iguais a todos os outros, se sentirem imortais ou iluminados pelos Deuses.
Quem assim começar a se sentir ou estará demonstrando sinais de loucura, ou estará dominado pela insânia da força e do poder. 
E se transformará num inimigo da Democracia, num ilusionista e num futuro ditador, ou ditadora!!!
Basta que acompanhemos os jornais, os diversos comportamentos dos candidatos a tiranos, dos projetos de "enviados dos Deuses".
Todos começam a se transformar com a adulação das falsas pesquisas de opinião, que, na maioria das vezes, embutem claros interesses econômicos e políticos.
A Democracia se faz com um processo permanente de construção e reformas.
Regimes que tenham seu poder enfeixado em poucas mãos, ou em poucos partidos, tendem a se tornar autoritários, e governantes para um pequeno grupo de privilegiados.
A Democracia é o regime dos diferentes, das diversas formas de pensar, do respeito pelo direito de se pensar, e defender o que se acredita.
O limite para tudo é o elenco legal, que é o grande pacto sócio-político construído pelas sociedades, que evoluem, pois sociedade desenvolvida é aquela que constrói leis realistas, e as cumpre.
Casuísmo, exploração de emoções primárias dos seres humanos, como a necessidade de alimento, trabalho, renda e moradia, formam o conjunto ideal dos personagens ridículos, que tanto já habitaram nossa emocional e atrasada América, assim como os tiranos Hitler e Mussolini.

Todos começaram "vingando" ressentimentos dos que sofriam, se fingiram de democratas e trabalhadores, e geraram enormes catástrofes humanas, em suas gestões roubadas à Democracia, com o uso da ameaça, do constrangimento, das massas ignaras, e das pseudo lutas pela justiça social.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A ARTE E A SUBJETIVIDADE HUMANA


A ARTE E A SUBJETIVIDADE HUMANA

Cada ser humano é um universo independente. 
Cada um tem as suas objetividade e subjetividade. 
Existem 7 bilhões de seres em nosso mundo e sete bilhões de identidades psíquicas, emocionais, comportamentais, diferentes.
Conseguimos estabelecer pactos de convívio com as pessoas que amamos e queremos bem.
Mas ao mesmo tempo há uma "solidão coletiva", uma necessidade de lançar pontes para construir comunicação e entendimento.
As individualidades, se não bem controladas, podem construir incompletudes e desentendimentos.
A arte é um campo que funciona como uma linguagem, um processo de comunicação, para ajudar as almas a encontrarem similaridades e empatias.
A beleza retratada na arte é um verdadeiro esperanto, por isso a pintura, a escultura, a música, o teatro, o cinema, a poesia, a literatura, o artesanato, e tantas outras formas artísticas são tão essenciais para as pessoas.
As almas são atendidas em suas necessidades de respirar, de se comunicar, de se aproximar e de ajudar na elaboração do amor, do carinho, da solidariedade, e da generosidade.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TEMPO...


TEMPO

O tempo é só a comprovação dos grandes amores. 
Amor é uma construção, uma escultura permanente. 
Sempre ficamos lixando arestas, modelando novos momentos, 
Lustrando partes, enfim um artesanato, que vale a pena.
Uma caminhada longa sempre se faz melhor quando temos ao
nosso lado alguém que amamos, e que nos ama.
Mãos dadas e carinhos são os melhores remédios para os seres
humanos.
O resto se acha em farmácias ou em bufês...

PRESIDENTE JOÃO GOULART RETORNA A SEU PAÍS

João Goulart - Jango

Passados 49 anos do golpe de 64, e 37 anos do falecimento do Presidente João Goulart, ele volta ao Brasil.
Em um caixão para uma investigação sobre a sua morte. 
Depois do sadismo e da maldade de não permitirem que ele retornasse a seu Brasil.
Morreu ali, do outro lado do rio, olhando para a sua terra, de longe, sem poder colocar seus pés no chão que tanto amou, e pelo qual tanto se dedicou. 
Morreu ou foi morto?
Agente uruguaio, a serviço do governo militar daquele país declarou que
foi usado veneno para tirar-lhe a vida, aproveitando os medicamentos, que
Jango usava para problemas cardíacos.
Os golpistas foram vários. 
Os aduladores do poder e da força, também.
O Senado da República, por meio de Auro de Moura Andrade, em 64, declarou, indevidamente, a vacância do cargo de Presidente da República, quando Jango ainda estava em território nacional. 
A roda da história foi paralisada, pela força, durante muitos anos. 
Agora são necessários passos largos para que se restabeleçam as verdades históricas. 
País sem passado terá sempre dificuldade em construir seu futuro.
Que se resgate a história de nosso país!!!
Para isso existe riqueza de dados e informações, em arquivos brasileiros e norte-americanos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ALGUNS ASPECTOS SOBRE A PRÓXIMA ESTAÇÃO DE VERÃO, EM FLORIANÓPOLIS



Os moradores, que são associados da AJIN, da praia chamada Jurere, que tem um loteamento com nome comercial de Jurere Internacional, acionaram na Justiça os bares de praia, com os quais mantiveram discordâncias em relação ao funcionamento, horários, excesso de barulho em área residencial, ocupação da areia da praia por cadeiras, ocupação de áreas públicas e coletivas, por puxadinhos e outras obras.
Repentinamente, passou-se a noticiar na mídia local constatações de que essa ação poderia prejudicar a vinda de veranistas para Floripa, gerando perdas para toda a cidade.
Se analisarmos as últimas temporadas de verão, em nossa capital, será fácil constatar que os prejuízos causados à vinda de veranistas foi muito mais em função de outros aspectos, atinentes na maioria à ausência da prefeitura municipal de suas obrigações com a nossa cidade, de falta de providências dos governos estadual e federal.
Começando de fora para dentro, é simples verificar o estrangulamento da via expressa, que dá acesso às pontes.
A BR-101 é um caso à parte, pois prometida pelo ex-presidente Lula, até hoje não foi concluída a duplicação. Via permanentemente congestionada, e engarrafada, é uma das principais barreiras à vinda de turistas para Floripa.
O anel de contorno, para tirar o excesso de veículos que não se destinam a Floripa, já virou lenda, está encantado no governo federal, e ainda se discute a sua construção.
Já deveria estar pronto, há alguns anos.
As SC’s que cortam a Ilha, em sentido norte-sul, leste- oeste, são de competência do governo estadual, necessitando há muito de ampliações, recapeamentos, renovação da sinalização e, sem sombra de dúvida, de policiamento mais presente, pois acidentes, roubos, assaltos, são praticados e acontecem, com grande demora de intervenção policial.
A SC-401 engarrafa durante o ano, está coberta com a poluição visual de out-doors publicitários, mas a sinalização horizontal quase não mais existe, por desgaste da tinta usada. Isso sem falar nos pontos de risco de colisão entre os dois sentidos, em trechos em que não há qualquer barreira ou proteção física.
Sobre o aspecto segurança os turistas ficam expostos a grande risco de violência, pois o norte da Ilha, como exemplo, só tem duas viaturas funcionando, para atender mais de 130.000 pessoas, conforme disse em entrevista recente de tv, um dos oficiais da unidade, que fica sediada em Jurere Internacional, mas que tem que cobrir até o outro lado norte da Ilha.
E teria que possuir, no mínimo, 9 viaturas policiais. Só faltam 7...
Não se vê policiamento nas ruas de Jurere, Praia do Forte e Daniela, quanto mais em Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Santinho, etc.
A questão da balneabilidade é um problema muito sério, ao longo da praia de Jurere. O rio Ratones, e o rio do canto de Jurere, próximo ao Iate Clube Veleiros da Ilha, limitam Jurere, ao norte e ao sul, e ambos apresentam coliformes fecais acima do índice recomendado pelos órgãos de saúde.
Afinal, a praia é uma só, e os coliformes se espalham igualmente pelas águas que banham a região.
Bastaria que a Fatma fizesse medições em TODAS as praias da Ilha, e que apresentasse aos moradores, os índices reais de poluição gerada por esgotos domésticos, que ainda são lançados nos rios, que levam tudo para o mar.
Outro aspecto que assusta e espanta turistas é o abuso nos preços cobrados por passagens aéreas, restaurantes, hotéis, táxis, supermercados, que aproveitam a presença de grande volume de pessoas, e reajustam valores de maneira oportunista.
Na temporada passada, houve até protesto de turistas, em supermercado de Jurere Internacional, que pretendia cobrar o quilo da picanha a R$ 70,00, conforme noticiado em jornal de grande circulação.
A Casan, além da já ter esburacado Jurere em outros tempos, neste ano preparou uma surpresa para acolhida dos turistas.
As ruas de Jurere, principalmente César Nascimento e av. Búzios, foram esburacadas, sujas, os meios-fios foram detonados, as calçadas quebradas, vários buracos permanecem abertos, ou cobertos por areia.
Montes e monturos de areia grossa e fina são avistados em várias ruas.
O aspecto de Jurere está feio e degradado pelas obras inconclusas da Casan.
As ruas foram esburacadas, os buracos foram fechados de qualquer maneira, mas a sinalização não foi recolocada, nem pintada.
As lajotas de muitas ruas permanecem desniveladas, enorme quantidade de areia está espalhada por várias ruas, entupindo o sistema de drenagem pluvial, e tudo ainda parece pendente a ponto de invadir dezembro e janeiro.
Nos meses de outubro e novembro corrente, o fornecimento de água tem sido parcial, deixando muitas casas sem receber água durante o dia, sendo os reservatórios preenchidos durante as noites.
No norte da Ilha não há um único hospital, municipal, estadual, ou federal e as instalações existentes não comportam nem a população permanente, quanto mais o grande número de turistas visitantes.
Se alguém passa mal, sofre algum problema agudo, ou acidente, tem que rezar que haja algum helicóptero disponível para seu transporte, pois para chegar a algum hospital mais central terá que voar sobre a SC-401, que fica congestionada e engarrafada no verão.
Nas praias, lanchas e motos aquáticas, em permanente exibição de velocidade e potência de seus motores, colocam os banhistas em risco, pois não respeitam a faixa de 200 metros exigida pelos órgãos competentes.
Muitos turistas alugam barcos, motos aquáticas, caiaques, veleiros, sem qualquer habilitação ou competência para tal, e submetem os banhistas a toda a sorte de perigos.
Nas praias não havia banheiros nem chuveiros e nos bares de praia os wc’s eram destinados só a “clientes”, o mesmo com cadeiras e guarda-sol, reservados para os mesmos.
E isso, que colocados, todos, sobre a faixa pública e coletiva das areias da praia de Jurere, bem público, pois patrimônio da União.
Além de tudo isso ainda temos o assédio de grande número de vendedores ambulantes, com todo o tipo de mercadorias, que fecham calçadas com seus cabideiros, invadem as praias para ofertar aos turistas, vendem alimentos sem controle sanitário, dormem nas alamedas impedindo seu uso por veranistas.
E a total ausência da guarda municipal, que no verão não cumpre rondas e não mostra presença ostensiva.
Assim, tem este texto a intenção de uma reflexão sobre o que prejudica as temporadas de verão em Floripa.
Uma ação movida contra 4 bares de praia, não pode ser responsabilizada por todo um conjunto de ausências sistemáticas dos órgãos públicos estatais, que abandonaram o grande patrimônio natural, que é o grande atrativo para o fluxo turístico.
Sem esquecer a mentalidade especulativa, que abusa dos preços cobrados dos turistas, fornecendo estímulos a uma má impressão de uma cidade de apenas pouco mais de 420.000 habitantes, mas sem qualquer controle de padrão de seus serviços.
Basta que se percorra o conjunto de praias, agora em novembro, para se verificar o despreparo para a temporada, que se inicia dentro de, no máximo, 30 dias.
Os moradores e proprietários, que investiram seus recursos dotando Jurere de belas casas, que são mantidas durante todo o ano, com belos jardins e calçadas limpas são, na verdade, os responsáveis pela valorização patrimonial da região e da paisagem, pois deles depende o bairro.
É justo que cobrem a paz e tranquilidade prometidas, quando da venda de terrenos há muitos anos atrás, época em que o loteamento não passava de um projeto bem intencionado.
Ruas, vegetação, calçadas, iluminação, com pequenas modificações são muito parecidas em quase todos os bairros.
A diferença sempre está sempre nas pessoas, no seu capricho e na sua dedicação.
Nas que vivem aqui e as que aqui visitam como turistas.
Uma cidade que se valoriza e respeita será sempre uma cidade bem lembrada e que deixará desejo de retorno.
E esse tem que ser o padrão de comportamento das entidades públicas, privadas e de natureza econômica, valorizar o capital natural e humano que se tem, pois aí está a chave para sucesso no segmento turístico.





terça-feira, 12 de novembro de 2013

SOMENTE...

SOMENTE...

Somente queria falar de coisas boas, positivas, coloridas, alegres.
Somente gostaria de dividir notícias otimistas.

Mas,
existem realidades que precisam ser ditas,
que precisam ser comentadas,
que necessitam que os cidadãos se apropriem delas

Quem não quiser, que não leia,
quem não gostar, que não curta,
quem quiser ignorar, que deixe pra lá,

Mas não é possível aceitar a notícia de hoje no DC,
não é possível conviver com a destruição dos rios de SC,
não se pode aceitar que 65% dos rios do oeste catarinense
estejam contaminados com coliformes fecais humanos, e com dejetos de animais,
e que esses dejetos, humanos e animais, além de contaminar
os rios citados, ainda coloquem o Aqüifero Guarani, uma reserva
subterrânea de água potável, única em vários países da América do
Sul, sob risco de infiltração de esgotos e degradação.

E os demais rios de SC, como estarão?
Quais os motivos de não serem publicados estudos e levantamentos
abrangentes, reais, sobre a situação do patrimônio hídrico de nosso
Estado?

E ainda pousam aves de arribação, para coquetéis e momentos fugazes,
alardeando que SC não pode ser render ao atraso, dos preservacionistas...

Atraso não é proibir o uso indevido de patrimônio público, para lucros e
interesses privados,

Atraso, é negociar o patrimônio natural, para oferecer ganhos escusos a
negociantes travestidos de representantes da cidadania,


Atraso é ser lobista de interesses menores, privados, que se realizam com
a perda de qualidade de vida de toda a sociedade,


Atraso é o Brasil ser um dos campeões mundiais de assassinatos, é essa

guerra civil que o Brasil vive, com milhares de homicídios, todos os anos,

Atraso é assistir ao roubo quase bilionário, de uma quadrilha de apaniguados
do poder, enquanto poderes públicos tentam escorchar os cidadãos arrochando
impostos abusivos,


Atraso é ainda ter 3,5 milhões de analfabetos, num pais que gasta milhões com
camarões gigantes para festas pantagruélicas de parlamentares,

Atraso é pagar R$ 160,00 por um café da manhã, por pessoa, de serviços
diplomáticos governamentais, que são pagos pelos impostos do povo brasileiro, 

que muitas vezes não dispõe de alguns poucos reais para o seu próprio café da manhã...

Atraso, mas atraso mesmo, é vender a alma para o poder, para os jogos de poder,
para tentar cada vez mais ter mais poder,

Mas ter a alma congelada pela solidão, ter o tempo vago sobrando por falta de
amores e gratidões verdadeiras, não saber o que é solidariedade nem generosidade,

Como dizia o genial, e sensível Raul Seixas:

..." e ficar na sacada, com a boca cheia de dentes, vendo a vida passar.."





domingo, 10 de novembro de 2013

O ESTADO BRASILEIRO - UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO

O Estado Brasileiro-
uma proposta de reflexão-

O Estado brasileiro, por omissão, incompetência, corporativismo, conservadorismo, vive dos cidadãos, ao invés de viver para ordenar as suas vidas.
O Estado é um conceito, uma virtualidade, uma criação dos seres humanos, dos cidadãos, da cidadania, para servir às pessoas, e não para delas servir-se. 
O cidadão brasileiro, a cada momento que sai de sua casa, é agredido por um estresse urbano decorrente da omissão estatal.
Buraco nas calçadas e ruas, ausência de segurança, falta de sinalização adequada, trânsito caótico, saúde em frangalhos, inflação disfarçada, e tantas outras mazelas.
Tudo isso feito com enorme massa de recursos financeiros, advindos do trabalho, do suor, dos sacrifícios diários, dos cidadãos brasileiros.
É essa realidade, que nos diferencia das sociedades mais desenvolvidas. Sociedade sem um estado cumpridor de suas obrigações é atraso, é força para a barbárie, insumo para a não geração de condições civilizatórias.
Temos sim que brigar, e muito, para que o Brasil venha a construir o avanço qualitativo, para gerar boas condições de qualidade de vida para os cidadãos, que sustentam essa estrutura paquidérmica, cara, feita de jogos miúdos, e interesses graúdos
Para que se venha a ter uma nação brasileira digna e respeitadora dos direitos humanos, efetivamente.
Basta de faz-de-conta, de joguinhos e teatralizações dessa política governamental, e estatal, que joga os cidadãos, e a cidadania, no palco, como se palhaços fossem.
O resto, são estatísticas e números pirotécnicos, utilizados para manipular percepções, sensações, emoções, e comportamentos.
E tentar dirigir pensamentos.
Uma sociedade séria, se faz com a óbvia seriedade, verdade, coerência, honestidade..
E não com essa politicagem, manipulações via mídias pagas, falsos sorrisos em inaugurações fajutas, que tem sido a realidade da vida pública, no Brasil!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL

Sociedade Pós-Industrial 

Uma ilha de lixo, de tamanho bem maior que o estado de SC, está viajando pelo Oceano Pacífico.
Ela saiu das costas do Japão e se dirige para os Estados Unidos.
Muito desse lixo foi jogado ao mar pela tsunami que atingiu o Japão, e poderá se incrustar na costa californiana, entre San Francisco e Los Angeles.
Esse lixo, além dos materiais jogados aos rios, e todos os rios levam ao mar, pode estar contaminado com os eflúvios e radiações levadas pelas águas da central nuclear, que entrou em pane, no Japão.
Muito se fala da revolução da informação, da digitalização da sociedade contemporânea, mas a pesada herança da revolução industrial, com a enorme escala de produção de embalagens e lixo pós-industrial, em formato físico, ocupando grandes espaços nas cidades, agora invade os mares, vagando como um fantasma a nos recordar que o ser humano ainda não sabe lidar com a riqueza, em minerais e materiais fósseis, que extrai da mãe natureza, devolvendo-lhe lixos, venenos, e descartáveis não reciclados.
"To Usa without Love-from Japan", bem que poderia ser o título desse filme macabro, em que o mar, outrora um refúgio de beleza, bem estar e vida, para os seres humanos, agora é transformado num tobogã fétido e envenenado, pelos grandes interesses "produtivos", que não têm o menor cuidado com o meio ambiente, que só visam lucro e ganhos, associados à alienação da cidadania do mundo, que se isola em seus egocentrismos, e mediocridades, como se possível fosse ser feliz num mundo tomado de lixo físico, gasoso, que pode comprometer, irremediavelmente, a preservação da vida, que nos foi dada, na face da Mãe Terra.