sábado, 26 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ATIVA & EDUCAÇÃO CORPORATIVA




O Educador Danilo Cunha ministra palestras, seminários e cursos para formação da cidadania ativa, para entidades públicas e privadas, sobre vários temas que ajudam na compreensão da atualidade e na visão estratégica do desenvolvimento sócio-político, sócio-econômico, e sócio-cultural.

Danilo Cunha atua em educação para a cidadania ativa, e para empresas e organizações, na motivação para colaboradores e profissionais, para a formação de grupos e equipes dinâmicas e conscientes.

Danilo mantém este blog de textos e artigos, sobre Cidadania Ativa, e Desenvolvimento Humano, que já é acompanhado em 20 países, por 25.000 pessoas.

Ele foi Consultor da ONU e do PNUD, e dirigiu empresas e organizações públicas e privadas, da área de TI, telecomunicações, desenvolvimento local e regional, e foi diretor da Escola de Governo e Cidadania, da UDESC.

Contatos: consultor.educador@gmail.com



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CIDADANIA ATIVA - A FUNÇÃO LEGISLATIVA

CIDADANIA ATIVA

O povo brasileiro se manifestou e mostrou que não está de acordo com o que se faz no poder, atualmente.
Em vários níveis de poder.
O Banco do Brasil, divulgou um de seus maiores lucros da história, mas foi considerado o pior banco brasileiro, pelo Banco Central, devido ao maior número de reclamações de correntistas e clientes.

O BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, não apresenta a situação desejada, e o governo federal já informou que vai diminuir os aportes do Tesouro Nacional, dinheiro que permitia ao BNDES emprestar para empresas, participar como cotista e acionista em várias organizações privadas, financiar empreendimentos no exterior, implantar programas de crédito com juros subsidiados.
O dois bancos, e a empresa pública chamada Caixa Econômica Federal, são entidades públicas, criadas e mantidas com recursos dos impostos pagos pelos contribuintes brasileiros e, portanto, só deveriam realizar
operações sob o manto de transparência absoluta, pois aplicam recursos coletivos, da nação, da cidadania, mas não apresentam relatos abertos sobre os empréstimos realizados, para quais empresas o foram, em quais condições de juros, de quantas empresas hoje os cidadãos brasileiros foram transformados em acionistas de forma compulsória pela vontade de alguns dirigentes nomeados, que deveriam agir somente em nome da saúde financeira das entidades públicas, que dirigem.

O BNDES, só como um exemplo, aportou recursos para o ex-garoto propaganda dos processos de enriquecimento veloz, mágico, o ex-bilionário, Eike Batista, o homem do grupo empresarial X.
O X da questão é agora a sociedade brasileira saber, claramente, quanto de seu dinheiro de impostos foi aplicado, se foram compradas ações, por qual valor, e qual o valor atual desses papéis, na bolsa, se são ações, debentures, ou foram feitos empréstimos, qual a taxa de juros, e quanto poderá ser perdido, ou recuperado.

Com a palavra os nossos representantes eleitos, na Câmara Federal e no Senado, pois afinal mais de 500 Deputados Federais e 81 Senadores, já deveriam ter exigido que o Executivo Federal demonstrasse o que se faz com o nosso dinheiro.
O legislativo federal, além de criar leis, tem como função básica, controlar o poder executivo, Presidente e Ministros.
Afinal cidadania ativa, além de participar e fiscalizar o poder público, em todas as suas dimensões, é não permitir que se façam coisas em nosso nome, com as quais não concordamos, ou nem fomos consultados.





CIDADANIA INCOMPLETA

ESPÍRITOS ARMADOS -Cidadania Incompleta-

Os maiores monumentos feitos pelos humanos registram aspectos guerreiros.
Muralha da China, fortes e fortificações, canhões, medalhas, cemitérios, a árvore dos enforcados na Ilha de Anhatomirim, Forte de Copacabana,
Os hinos das nações, também.
Mas a civilização, e o avanço social qualitativo, dependem muito mais da educação do que das armas.

Estamos comprando mais de 30 aviões-caça, temos 260 milhões de telefones celulares, mais de um por habitante, mas continuamos um país com quase 4 milhões de analfabetos.

O analfabetismo é a pior das prisões, das segregações, é um verdadeiro "apartheid" humano, social.
Sem saber ler, a linguagem escrita, que é onde se aprende a cidadania mais básica, continua inalcançável.
Investe-se em tecnologia, em policiamento, em estradas, em mais câmeras de segurança, mas todos os estados brasileiros ainda apresentam significativos totais de pessoas sem saber ler.

Ao poder fazer leituras, lança-se a luz sobre aspectos da liberdade individual, de formar saber e decidir sobre a sua vida.
De poder ler notícias, acompanhar o que se faz em nosso nome, de saber o que disse, fez, ou está fazendo, que se diz nosso representante.
O ser humano grava 84% do que vê, somos seres visuais.
O acesso ao conhecimento é a grande arma da libertação de pessoas.

Direitos humanos se fazem, e cumprem, não deixando mais qualquer habitante da nação brasileira permanecer sem a luz que as letras oferecem.
E não se fala só em analfabetismo absoluto, o analfabeto funcional não entende o que lê.
O gigante não só dorme em berço esplêndido, pode estar desacordado, anestesiado pelas belíssimas propagandas de uma nação "rica" e esbanjadora, que gasta mais do que arrecada, gasta mal, não dirige
seus recursos para as suas prioridades mais do que comprovadas.

E continuamos recebendo puxões de orelha do FMI, por gastos elevados, pouca poupança, baixo investimento em educação e inovação, e escolas superadas.
Vamos, também, puxar as orelhas dos que gastam muito, só se promovem para a próxima eleição, mas não dão a mínima para a próxima geração???



domingo, 20 de outubro de 2013

PALESTRAS

O Consultor Danilo Cunha ministra cursos e palestras, nos próximos dias, a convite da ADVB-SC, do Tribunal de Contas do Estado-TCE, para Escolas Privadas e seus Professores, e para Clubes de Serviços Sociais e Comunitários.
Danilo Cunha atua em educação para a cidadania e na motivação para colaboradores e profissionais, para a formação de grupos e equipes dinâmicas e conscientes. 
Danilo mantém blog de textos e artigos, sobre Cidadania Ativa, que já é acompanhado em 18 países, por mais de 20.000 pessoas.
Ele foi Consultor da ONU e do PNUD, e dirigiu empresas e organizações públicas e privadas, da área de TI, telecomunicações, desenvolvimento local e regional, e foi diretor da Escola de Governo e Cidadania, da UDESC.
Atualmente ele atende e orienta a StartUp catarinense VídeoFace, que lançou inovações de ponta na área de comunicação por imagem.

CIDADANIA




PALESTRA


Muito honroso o convite da Presidência do Rotary Club, para palestra que ministrarei, 2a. feira, as 19:30h, para aquela entidade, sobre o tema:

-A CIDADANIA DIANTE DO MUNDO TECNOLÓGICO, NO 3o. MILÊNIO-

É uma benção poder discutir esses conceitos, tão atuais e necessários, com uma platéia tão distinta.







sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ADAPTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES


Organizações, sejam elas de qualquer natureza, podem otimizar sua operações e resultados, humanos, profissionais, socioambientais, se se dispuserem a seguir três passos básicos:

-clareza de objetivos
-senso de oportunidade
-economia de recursos

Os recursos referidos acima abrangem pessoas, talentos, patrimônio, finanças, insumos, fornecedores, clientes, toda a cadeia produtiva de um processo integrado.
A economia de recursos adquire aspectos positivos quando preserva pessoas e equipes de pressões improdutivas, de estresses desnecessários, de ausência de definições e orientações, bem como da competição exacerbada entre colaboradores internos, pois as energias gastas nesses processo negativos podem comprometer seriamente o sucesso da corporação.

ADAPTAÇÃO:

As organizações sejam elas comerciais, industriais, de serviços, ou governamentais/públicas, têm que estar bem preparadas para receber, adequadamente, as pessoas que ingressarem em sua equipe.
A fase inicial de trabalho é justamente quando aparecem alguns choques devidos às expectativas subjetivas de quem está ingressando.
O ideal é que as organizações possuam programas para aculturação dos novos colaboradores, de forma que a empresa lhes seja apresentada, de forma didática, para que o novo contexto seja assimilado com facilidade, promovendo a integração e a aceitação, tanto dos novos, como da equipe já existente.
Comportamentos e emoções estão intimamente ligados com a qualidade dos pensamentos.
É recomendável que a clareza da comunicação fique logo estabelecida, para que a percepção pessoal acompanhe a racionalidade dos programas de aprendizagem.
Conforme Antonio Xavier Teles, em seu livro “Psicologia Moderna” existem diferentes formas e dimensões de inteligências, que podem ajudar na fase de adaptação.
Alguns pontos são considerados fundamentais nessa fase, que vão ajudar na construção do espírito de equipe, na motivação futura, na absorção dos novos conhecimentos, e num desempenho baseado na dedicação e competência:
-Diálogo: dever ser estabelecido um clima onde o diálogo flua com naturalidade
-Habilidade: a prospecção das habilidades do iniciante deve ser permanente para que se possa descobrir as boas potencialidades
-Foco: o foco no conjunto de tarefas e atividades a serem desenvolvidas pela pessoa que inicia ajudará na objetividade do aprendizado e adaptação
-Confiança: é fundamental que se estabeleça uma relação de plena confiança
-Perguntas: devem ser estimuladas perguntas para que o aprendizado e adaptação sejam facilitados e para que fique bem claro o grau de trabalho e correção esperados
-Comunicação: o processo de comunicação da organização deve conter de forma bem clara as etapas de adaptação, os níveis de desempenho esperado, e o padrão de comportamento que a cultura organizacional prevê
-Feedback: associado ao processo de comunicação deve ser estimulado o recebimento de retornos e avaliações, para que o iniciante, na empresa ou na função, sinta-se à vontade para oferecer suas impressões
-Acompanhamento: a fase de adaptação deve ter um padrão de acompanhamento e aferição para que se possa aferir, permanentemente, o sucesso da evolução funcional
-Segurança: o clima das organizações dever ser ético, seguro, e respeitoso para que os colaboradores possam participar de forma espontânea, para que ocorra a agregação e potencialização dos saberes
-Objetividade: a natureza da organização, sua inserção no mercado, sua concorrência, seu “Market-Share”, sua política de atendimento e preços, seus padrões de imagem junto aos consumidores, devem ser muito bem explicitados, visando o sucesso do convívio e desenvolvimento.
-Adaptabilidade: não é suficiente na fase de adaptação a existência de um bom programa-padrão de receptividade e treinamento. A capacidade de adaptabilidade deve ser muito bem avaliada para que eventuais lacunas de inibição ou desconhecimento, possam se transformar em bloqueios, que possam vir a prejudicar um aprendizado pleno.

DESENVOLVIMENTO:

Até recentemente acreditava-se que a Inteligência das pessoas, e suas capacidades, eram fixadas em sua fase de concepção, gravidez e que ao nascer a herança genética já estava conformada. 
Atualmente a ciência nega essa crença. 
Um meio, um contexto, seja familiar ou empresarial, altamente estimulante e rico em experiências pode aumentar, e desenvolver, a inteligência das pessoas, pois o saber surge da absorção adequada do conhecimento, e da motivação para que a articulação entre esses campos seja feita de forma harmônica e maleável.
Assim como um meio, um contexto, interno ou externo, menos caloroso, mais hostil, não receptivo, que segregue os que chegam, pode ser altamente danoso à adaptação e ao desenvolvimento, integrado e equilibrado, dos colaboradores.
Muitas empresam correm sérios riscos de baixa produtividade, de pouca motivação de sua equipe, se a receptividade socioambiental for inadequada.
A competência relacional dos grupos funcionais e das equipes está intimamente ligada à sensibilidade que dirigentes, e gerentes, disponibilizarem para que os colaboradores possam se sentir produtivos, inseridos, parceiros, do meio físico e/ou social onde estiverem inseridos.
A inteligência operacional, emocional, relacional, pode ser desenvolvida e ampliada, qualitativa e quantitativamente, dependendo dos mecanismos de estímulos que forem colocados à disposição das pessoas.
O desenvolvimento humano se origina de duas fontes: das energias do próprio organismo, isto é, das suas potencialidades, e dos recursos do meio em que o organismo está imerso.
Seres humanos são entidades culturais, dependem do meio em que se desenvolvem.
As pessoas, em um processo dinâmico, vão se ajustando ao contexto, para poderem prosperar e evoluir.
Pessoas podem possuir diferentes características de aprendizado, e desenvolvimento, dependendo de seu meio familiar, de sua educação formal, e das experiências educacionais e profissionais anteriores.
No desenvolvimento das pessoas há duas características: crescimento e modificação.
O ser humano está sempre em crescimento, em desenvolvimento, pois as operações de sua mente, suas capacidades cognitivas, emocionais e funcionais, estão em expansão permanente, dependendo dos estímulos e aprendizados que lhe forem oferecidos.
As responsabilidades sociais, profissionais, levam à evolução e ao desenvolvimento, uma vez que a capacidade de aprendizado é estimulável, dependendo de métodos adequados.
Ambientes estáveis, com regras claras, com transmissão cíclica de novas orientações e treinamentos, acompanhados de target bem definido, e transmitidos, conduzem as pessoas a patamares superiores de exercício de suas potencialidades e competências, ajudando na construção e conquista de novos desafios e paradigmas, que venham a ser oferecidos pelas organizações.
A estabilidade emocional, e profissional, dos ambientes organizacionais são fatores críticos de êxito no processo de desenvolvimento de pessoas, seus talentos, e seu sucesso pessoal e profissional.
A segurança ética e operacional deve ser uma via de mão dupla, pois as pessoas devem oferecer solidez de princípios morais, em sua atuação, assim como as organizações têm que retribuir com atitudes bem definidas e transparentes.
Segurança é um aspecto essencial na relação entre pessoas e organizações, não dependendo somente de acordos trabalhistas, nem tampouco de manuais formais.
A segurança é, também, um fator de desenvolvimento humano, pois é um  valor perseguido por todas as pessoas, por ser um sentimento atávico, cultural, por consistir em uma base sólida sobre a qual as relações de trabalho são erigidas.
Bons profissionais são como estradas ou caminhos a percorrer. Sempre começam com o primeiro passo.
Fornecer conhecimento, disponibilizar informação de boa qualidade, investir em novos aprendizados, demonstrar que as pessoas são suas prioridades, se constitui em fortes laços, que estimularão comportamentos competentes, dedicados, lúcidos, e confiáveis.
Além desses fatores todos, a gestão adequada do conhecimento é uma forma das organizações valorizarem, devidamente, o know-how dinâmico.
Pessoas trazem algum tipo de conhecimento, recebem grande volume de treinamento e capacitação, o ambiente profissional estimula novos desenvolvimentos, pela pesquisa, leituras técnicas, cursos, viagens, estágios, seminários, congressos, feiras, etc.

A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Uma forma adequada de registrar e documentar toda essa espiral de conhecimento, em rede, pois as equipes se comunicam e complementam, é o registro adequado, sistemático, e participativo do conhecimento, que leva à construção de um saber.
Esse talvez seja, ou venha a ser, o principal capital das organizações, uma vez que são várias as categorias de know-how que precisam ser registradas:

1-O conhecimento que vem com as pessoas, formado em suas educações formais e familiares
2-O conhecimento que as pessoas recebem das organizações, na forma de pesquisas, leituras, aprendizados múltiplos, evolutivos, ao longo de sua atuação
3-O conhecimento somado, entre o que as pessoas trazem, mais o que  é fornecido ou disponibilizado  pelas organizações.
4-As percepções individuais e coletivas ocorridas no ambiente organizacional, são bons frutos da subjetividade de um positivo relacionamento pessoas/organização, que merecem atenção especial, captação e registro adequados, para que sejam insumos úteis e dinâmicos da cultura corporativa, grande caldo de vivências e experiências, que possui muito valor na construção de referenciais comportamentais e produtivos.

Danilo Aronovich Cunha

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR -

DIA DO PROFESSOR

A educação é um instrumento essencial de desenvolvimento humano.
É pela educação que se constrói o avanço qualitativo, pelo qual a humanidade descobre novas possibilidades, e potencialidades.
O processo educacional é permanente, pois o ser humano tem características constitutivas, que lhe permitem armazenar conhecimento e construir o saber, a todo momento.
E, na base desse processo amplo, libertador, que rompe paradigmas, que remove limites, se encontra a figura da Professora, do Professor, educadores que oferecem o melhor de si para que todos possam se beneficiar das transformações evolutivas.
Parabéns a todas as Professoras, a todos os Professores, que mesmo sem ainda contar com o devido reconhecimento da sociedade brasileira continuam nos doando sua bondade, sua abnegação, sua dedicação, para que todos possam desvendar novos patamares, novas percepções, que poderão colocar nosso mundo em uma nova era, na qual o saber seja objeto de mérito, e os educadores homenageados como sempre mereceram ser.
Parabéns!!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O BRASIL NÃO PODE SER UM PAÍS IMPUNE PARA LADRÕES E CORRUPTOS

CIDADANIA - das bicicletas aos candidatos e candidatas

É respeitar os direitos dos outros.
Cumprir os seus deveres, e exercitar seus direitos.
Prezar por meios de transporte mais limpos, silenciosos, menos poluentes, e que ajudem na promoção,e prevenção, da saúde.
Estimular a inovação, que venha a melhorar a qualidade de vida, para todos.
Exercer a solidariedade humana, e a generosidade.
Cumprir e fazer cumprir as leis.
Exigir dos governantes, e representantes eleitos, que não façam nada que não lhes tenha sido autorizado pelos eleitores.
Combater a corrupção, o apego ao poder, os acordos escusos, o uso indevido do dinheiro público.
Promover a renovação política, exercitando o voto e colocando novas pessoas nos cargos executivos e legislativos, para que o Brasil se oxigene, possa aplicar melhor os recursos dos impostos.
Exigir que a educação, saúde, segurança, infraestrutura, sejam prioridades nacionais permanentes, e que não seja permitido aos governantes fazer propaganda usando essas áreas, uma vez que todas as obras e serviços são construídos com o dinheiro dos cidadãos, na forma de impostos.

-Ser muito criterioso com o seu voto, comparando o que dizem os candidatos na véspera das eleições, e quem foram esses mesmos candidatos, há 15, 20 anos atrás.
E o que diziam, acusavam, afirmavam, bradavam.
A coerência e a ética não podem mudar a cada eleição, para ludibriar, ou iludir os cidadãos e eleitores.
Analisar em quantos partidos os candidatos já estiveram, ou quais acordos partidários, e legislativos já foram feitos, pois aqueles que só perseguem o poder fazem qualquer artifício para lá permanecer.
Valorizar a condição de cidadão é exigir cadeia para os corruptos, o fim da impunidade para os que tramam golpes de perpetuação no poder, usando a democracia como fachada, a corrupção como instrumento, e a mentira como prática corrente.

-Diz-me com quem andas, e saberei em quem votar.
Mostra-me com quem negocias, e poderei escolher melhor nas eleições.
Apresenta-me tuas coligações e poderei saber o que carregas, de verdade, em tua alma!