quarta-feira, 26 de junho de 2013

NOVO PACTO FEDERATIVO PARA O BRASIL



Uma das maiores prioridades do Brasil passa pela construção de um novo pacto federativo.
Historicamente, os governos centrais, hoje governo federal, foram se estruturando com posição hegemônica, no tocante à arrecadação.
Neste ano de 2013, temos uma distribuição da arrecadação de impostos, que bem demonstra a atrofia a que o Brasil está submetido.
O Governo Federal fica com 65% de toda a arrecadação nacional, 22% ficam para os estados, e somente, tão somente, 13% para os municípios.
Todas as pessoas vivem em um município.
Ninguém vive numa estrada federal, ou num prédio estadual, todos têm suas residências em algumas das mais de 5.600 cidades deste país.
Nos municípios é que existe demanda por saneamento básico, por redes de água, por iluminação pública, por transportes públicos, por redes de distribuição de alimentos, por postos de saúde, por escolas, por segurança, por trabalho, por infraestrutura para o turismo, e muitas outras.
Justamente o ente município é o menos aquinhoado com recursos da massa de impostos, o que coloca o Brasil como um país de cabeça para baixo.
Há muito tempo já se fala, se comenta, se briga, se pede, se ameaça, mas tudo continua como sempre foi, o governo federal é o que mais gasta, por ser o que mais recebe.
E esse nível de governo acaba submetendo os outros dois, ao eterno beija-mão, pois usa essa desproporção arrecadatória para manter seu poder político sobre prefeitos, e governadores.
A riqueza de uma nação tem que ser usada para seu desenvolvimento harmônico, equilibrado, jamais como instrumento de submissão sobre entidades autônomas, independentes, que geram suas próprias receitas, sobre sua base produtiva e sobre seus trabalhadores.
Neste momento de sacudida do país, que as manifestações legítimas dos indignados brasileiros geraram, em todas as partes, esse tema tem alta prioridade sobre os outros pontos, pois a relação desigual, o desrespeito à cidadania, já começa na absurda relação de desigualdade que se dá entre os três níveis governamentais.
Isso explica o grande volume de crimes de corrupção acumulados em torno dos ministérios, e de outros órgãos federais, pois lá há excesso de dinheiro acumulado, indevidamente, mas onde há muita riqueza há, também, muito poder acumulado.
Para reconstruirmos a republica brasileira, para podermos construir uma sociedade na qual se possa viver bem, com qualidade de vida, nas cidades, é premente a necessidade de uma reordenação e reconstrução do pacto federativo, colocando os municípios como o ente que mais necessita de recursos, pois é lá que a vida acontece.
 
 
 
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

REPÚBLICA, POLÍTICA, DIREITOS E DEVERES

REPÚBLICA, POLÍTICA, DIREITOS E DEVERES

A política nacional é algo muito sério para ficar nas mãos somente dos...políticos.
Eles podem nos representar, mas nós temos que deixar bem claro o que queremos para nossa nação.
A cada 4 anos, ou 2, conforme a eleição, não podemos dar procurações em branco, para pessoas desconhecidas nos representarem.
O risco não é só de um golpezinho, pode ser um golpe, uma falcatrua, do tamanho do Brasil, como estamos vendo nos jornais todos os dias.
O que precisamos aprender é que a política é a parte mais importante de nossas vidas, pois mexe com nosso espaço coletivo, nosso destinos públicos e privados, , com nossos sonhos, com nossas economias, com nossos trabalhos, com nossos planos.
Desde a autoritária corte portuguesa tentam nos impingir alienação e dependência, para que aceitemos o que o poder faz em nosso nome.
Ou o país é nosso, vivemos numa democracia, ou ficaremos emprestando nosso voto, para continuarem nos assaltando, enquanto nós enterramos a cabeça no chão, dando a sensação para o mundo, que somos um tremenda democracia, de ordem, progresso, e paz.
O que nunca foi verdade.
Temos uma história autoritária, quase 400 anos de vergonhosa escravidão, que tornou indigna a visão do trabalho, como se castigo fosse, quando todas as nações, que se desenvolveram de forma equilibrada, o foram a custa de muito trabalho, que depois começa a oferecer os resultados bons.
Temos que recuperar o tempo perdido.
Agora somos uma República e temos que fazer valer nossos direitos, sem esquecer os deveres cidadãos!!!
Se não olharmos nosso passado de forma crítica, e consciente, poderemos repetir os erros já cometidos.
O futuro nos pertence, desde que não abramos mão dele!!!
 

BRASIL: O PODER CORRENDO ATRÁS DO TEMPO PERDIDO


 
CORRENDO ATRÁS DO TEMPO PERDIDO

É evidente a falta de sintonia dos três poderes da República com o povo brasileiro.
A linguagem do povo nas ruas, não deixa dúvidas. Tudo está muito claro.
O Palácio do Planalto, com a evidente distância que mantém da realidade brasileira, logo tentou marcar um gol de placa, avisando que estava tão de acordo com as reivindicações das ruas, que convocaria uma Constituinte. Uma Constituinte???
Logicamente, foi desaconselhado nessa direção, pois o Brasil ainda nem consolidou a Constituição de 1988 e o poder brasileiro fala, levianamente, em mais uma.
O Congresso Nacional, mais do que depressa, está colocando em votação, de forma atabalhoada, mas também para pressionar a Presidência da República, e já atopetou a pauta de votações, votando até a rejeição da famigerada PEC37.
O Presidente do STF, deu sua interpretação da situação, colocou panos quentes na trapalhada da Presidente da República, e lembrou que o Brasil tem uma história autoritária, na qual tudo tem sido feito de cima para baixo, ou seja do poder impondo direções e legislação para a sociedade.
O que mais chama a tenção é exatamente esse aspecto, o quanto o poder, com 3 sedes em Brasília, está completamente afastado da realidade diária da nação, assim como parece falar outro idioma.
Vendo as manifestações fica muito claro o conjunto de reivindicações dos que se manifestam: um ponto focal, inicial sobre a questão dos valores e baixa qualidade do transporte coletivo, e outros pontos fortíssimos, que foram sendo enunciados ao longo das manifestações.
Mas, no português que se fala na maioria do Brasil, é clara a relação dos principais tópicos levantados nas manifestações: transporte público, a rejeição da PEC37, mais verbas e prioridade para a saúde pública, para a educação, para a acessibilidade e mobilidade urbanas, menos gastos com obras gigantescas para as duas copas, mais dinheiro para as necessidades que a sociedade aponta, criminalização maior da corrupção, diminuição das enormes despesas governamentais (39 ministérios e 22.000 cargos comissionados), mais qualidade nos serviços públicos, como no caso do SUS, falta de estrutura de hospitais.
Dessa pauta de pedidos, a uma constituinte, como falou de imediato a Presidente, existe uma fossa abissal, legal, legislativa, e que não responde a nenhuma das reivindicações populares.
No final da noite, a Presidência da República já falava em um plebiscito para indicar uma reforma política, e não mais constitucional.
O que pode ser feito por PEC- proposta de emenda constitucional.
Um plebiscito, dependendo das questões que serão expostas para a sociedade brasileira se posicionar, deverá ter um bom prazo de preparação, e conscientização para os votantes, para evitar que seja
manipulado, ou que não fique claro para os eleitores o que se pretende.
É importante, fundamental, nesta fase pós passeatas e protestos, que o conjunto de demandas da sociedade seja respeitado e que na sua integralidade ele seja avaliado para receber as respostas necessárias.
Pois bem, como está muito claro que o poder ficou perdido com a inesperada abrangência, e profundidade, dos protestos, e que não entrou ainda na frequência adequada, convém que a sociedade se mantenha alerta, pois o processo de manipulação pode conduzir a soluções, que estejam mais próximas da zona de conforto do poder, do que aderente às demandas legítimas e pertinentes do povo brasileiro.
Como o preço da liberdade é a eterna vigilância, temos que nos manter bem alertas para que a multiplicidade de interlocutores, que hoje já apareceram, e a diversidade de interpretações, muitas delas completamente equivocadas, não ponha todo o esforço da sociedade a perder, ou a ficar esperando indefinidamente.
É importante, fundamental, nesta fase pós passeatas e protestos, que o conjunto de demandas da sociedade seja respeitado e que na sua integralidade ele seja avaliado para receber as respostas necessárias.
Pois bem, como está muito claro que o poder ficou perdido com a inesperada abrangência, e profundidade, dos protestos, e que não entrou ainda na frequência adequada, convém que a sociedade se mantenha alerta, pois o processo de manipulação pode conduzir a soluções que estejam mais próximas da zona de conforto do poder, do que aderente às demandas legítimas e pertinentes do povo brasileiro.
O que o Governo Federal tem que fazer, é ter muito cuidado para não abandonar as reivindicações genuínas, originais, que foram brandidas nas passeatas.
Qualquer bobeada governamental poderá jogar o Brasil numa crise muito grave, pois a massa que protestou, e o fez de forma pacífica e ordeira, pode se desesperançar, reagindo de forma muito mais contundente, e violenta, se resultados palpáveis, e imediatos, não forem concretizados.

ELEIÇÕES EM 2014 - VOTE NA MUDANÇA

ELEIÇÕES EM 2014

Em 2014 vote conforme a sua consciência manda. Vote pela mudança, pelo novo.
Vote em Dilma, se ela mudar, se ela se afastar de seu mentores fajutos, que querem usa-la, para que nada mude.
Ela ainda pode usar o poder que tem como Presidente do Brasil para que a estrutura de poder que rouba, desvia, corrompe, seja retirada da vida pública e pare de influenciar o voto por meio de muito dinheiro, contratando peças de publicidade caríssimas, enganadoras.
Vote na renovação de ideias, no compromisso com a ética, com o avanço.
Vote em pessoas que tragam novos ares, que valorizem a ética e a renovação.
Leia muito a respeito dos candidatos, procure saber tudo sobre quem pede seu voto.
Atrás de carinhas, aparentemente, simpáticas podem se esconder perfis ditatoriais, autoritários.
Tem candidato, que se diz novo e honesto, mas que no ano que passou, investiu muita energia e influência para enfiar sua mãe como ministra do Tribunal de Contas da União.
Seria por sonhos democráticos que fez isso, ou para garantir suas continhas bem protegidas por alguém lá de dentro?
Votar é escolher, é selecionar, é separar e eleger quem efetivamente tem uma vida honesta, séria, que possa ser mostrada a todos, sem qualquer mácula de corrupção, de desonestidade, de desrespeito com os direitos humanos.
Valorize seu voto, em 2014, e comece, desde já, a separar o joio do trigo, fazendo uma lista de pessoas que não estejam envolvidas nas bandalheiras financeiras, econômicas, ou políticas, contra o Brasil, contra o povo brasileiro.
Direcione seu voto para pessoas que tenham uma trajetória limpa, que possam mostrar seu passado, que não tenham ficha suja, na justiça, ou na sociedade.
Vote na mudança, no novo, no avanço, no compromisso com a transparência.
Vote na esperança.
Na esperança da mudança!!!
 
 
 
 

domingo, 23 de junho de 2013

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS...

IMPORTAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Concordo plenamente com a importação de profissionais de outros países, se essa modalidade puder ser estendida para os cargos políticos, e executivos dos governos no Brasil.
Poderíamos trazer políticos da Suécia, da Dinamarca, para substituir os brasileiros, pois eles são muito mais respeitadores das leis e preservadores do meio ambiente, e trabalham por salários bem menores, e verbas de gabinete bem mais reduzidas que no Brasil.
Poderíamos importar bons prefeitos para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo pessoas sérias, experientes, honestas, que acreditassem no transporte público e respeitassem as necessidades da população que o usa.
Poderíamos importar sistemas legais que condenem os corruptos e os que cometem crimes contra a economia popular, como colocar mais de 1bilhão em uma refinaria imprestável de petróleo, nos EUA.
Já imaginaram a Angela Merkel, da Alemanha, como presidente do Brasil?
E se der certo???
Se médicos podem ser trazidos de outros países, servidores públicos também podem.
Não esquecer que ministros, presidente, governantes, políticos, são todos, ou deveriam ser, servidores públicos.
Vamos importar???

PAUTA PARA UM AGENDA DE TRANSFORMAÇÕES PARA O BRASIL

NASCE UM NOVO BRASIL - II - UMA PROPOSTA DE PAUTA PARA IMPLANTAR ALGUMAS INOVAÇÕES PRIORITÁRIAS

Objetivamente, sugiro que elaboremos uma pauta focada nas situações que afligem nossa população, para que o processo de mudança seja implantado logo em nosso país.
Sempre se fala, e constata, que a educação não recebe a devida prioridade pelos governantes e políticos.
A segurança vai mal, e grandes níveis de injustiça e de desigualdade social jogam nossa sociedade numa situação de muita violência, e as polícias, mal pagas e equipadas, ficam se colocando em perigo, para proteger a vida da população.
A corrupção desvia muito dinheiro das áreas que deveriam ser priorizadas, e as jogadas legislativas ainda consomem valores elevados, por meio de negociações com os executivos, para que as "bases" sejam irrigadas com favores, obras, e outros benefícios, que só atendem os interesses pontuais dos legisladores, mas não oferecem soluções para as demandas legítimas e pertinentes da cidadania.
A saúde, sucateada e pouco valorizada, necessita de alocação de recursos e de maior competência em sua gestão.
Dessa forma, proponho alguns pontos a serem avaliados, e amplamente discutidos, visando se construir uma pauta nacional, para que os governos, e poderes legislativos, possam começar uma "faxina" no entulho autoritário que domina as gestões públicas, e que se refaça a postura diante daquilo que é, efetivamente, prioritário para a nação brasileira.
Na educação, refazer a tabela salarial, colocando o salário dos professores na mesma ordem de grandeza dos senadores, deputados federais e ministros. Dessa maneira o país terá revolução na educação, pois essa área vital para a construção de bases sólidas de uma nova realidade, passará a ter uma valorização efetiva, e coerente.
Ou sobem os salários dos professores, ou baixam os salários e outros ganhos dos legisladores, que passarão a viver a realidade que a educação vivencia em sua rotina.
Na saúde, em vez de trazer médicos do exterior, criar uma carreira, a exemplo da que existe para promotores, juízes, policiais, bancários, militares, servidores da receita federal, procuradores e muitos outros, que seja bem paga, com quadro de carreira, e condições de moradia e exercício da profissão de forma digna, e o problema estará resolvido, com o pessoal da área médica com todos os estímulos para se deslocar para as menores cidades brasileiras, atendendo da melhor forma nossos cidadãos e suas famílias.
Na área policial e de agentes penitenciários, a política salarial das forças armadas deverá ser utilizada integralmente. Se as forças militares são bem reconhecidas em sua missão de protegerem o Brasil de eventuais invasões, ou ações de fronteiras, e outras, nossos policiais civis e militares, vivem o enfrentamento da violência todos os dias, recebendo salários indignos para o risco de vida que correm.
Os salários do pessoal de saúde, em todos os níveis deverão seguir a mesma tabela salarial da área de educação e as diárias do SUS precisam ser reajustadas.
Enquanto a correção não ocorrer, todos os governantes, legisladores, cargos comissionados, municipais, estaduais e federais, deverão, obrigatoriamente, ser atendidos nos serviços públicos de saúde, não podendo recorrer a planos de saúde privados.
É impossível que a realidade dos hospitais públicos e demais serviços dessa área, sejam conhecidos pelos dirigentes do país, enquanto todos os seus dodóis forem tratados em caríssimos hospitais, no Brasil e no exterior, com tudo pago pelo dinheiro dos contribuintes.
Ficam também proibidos os transportes aéreos com dinheiro público para combustível, ou aluguéis de aeronaves, para deslocar governantes ou legisladores, ou qualquer outro servidor comissionado. Todos esses serão obrigados a utilizar o transporte existente, e igual, para todos os cidadãos brasileiros.
O mesmo se aplica nas cidades, com respeito a automóveis pagos com recursos de impostos e utilizados para levar e trazer servidores de suas casas.
Os crimes de corrupção deverão ser imediatamente enquadrados como hediondos, para que as punições sejam as mais severas existentes em nossa legislação penal.
A mesma legislação deverá incluir a completa, total e reajustada, devolução aos cofres públicos, de todos os valores roubados pelos corruptos, que sejam condenados e aprisionados.
E, falando em criminosos, que o STF agilize sua proclamação e que os corruptos já condenados pelos crimes cometido no vergonhoso caso do malfadado "mensalão", sejam logo encaminhados para seus respectivos xilindrós, para que o exemplo comece a educar a ação de todos aqueles que são eleitos ou nomeados para o serviço público.
Outro ponto importante é a redução drástica desses milhares de cargos comissionados, em todos os níveis de governo, pois o custo dessas nomeações tira dinheiro da educação, da segurança e da saúde.
Os cargos de assessoria deverão ser preenchidos pelos servidores de carreira, concursados, que são plenamente capacitados para apoiar e assessorar os dirigentes eleitos, ou nomeados.
Estes são alguns pontos, que proponho para começarmos a elaborar a lista de prioridades de mudança, para que não se protele mais as modificações essenciais que precisam ser feitas em nosso país.
Fim do foro privilegiado e não aprovação da PEC37, já foram duas novas sugestões recebidas.
Mais sugestões???
 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NASCE UM NOVO BRASIL!



-Receita Para Mudanças Históricas e Definitivas-

-Pegue 513 anos de estagnação política, intelectual, pessoal, e coletiva, causada por imposições da Corte, a portuguesa e a herança, que ficou em Brasília, retire todos os resíduos venenosos, que poderão contaminar a massa.
-Filtre todos os interesses ácidos das nações dominadoras, que tenham grandes olhos (que não são só os ...de sogra) econômicos e financeiros, em nosso processo, fermentado por falsas promessas murchas, e cuide muito para usar peneira de pequenos orifícios, para retirar todas as sobras das falsas cores vivas de um colorau adulterado, produzido em farmácias altamente manipuladoras de Wall Street e Washington.
-Adicione grandes quantidades de liberdade de ação, muitas colheres de perda do medo, e uma enorme dose de esperança na mudança.
-Agregue muitos litros de sangue renovado pelo sonho de uma vida digna, misturados com muito amor, carinho, solidariedade e generosidade, que podem ser obtidos na sua vizinhança, nas hortas coletivas dos condomínios, nas ruas, nas calçadas, e nos shoppings centers, onde muitos já estão indo curtir o sorriso coletivo, que não quer se retirar dos rostos transformados pelas movimentações, motivadas pelas novas pessoas que já surgem, só de experimentar alguns ingredientes.
-Para que a massa fique firme e no ponto adequado para cozimento, adicione produtos naturais daquele armário da vovó, que ainda insiste em guardar algumas carícias essenciais, muitos beijos e abraços, grande quantidade de mãos dadas, muitas mãos no ombro, muitas perguntas como vai você, meu amor?, olá como estás meu querido filho?, como foi teu dia minha amada filha?, senti muita saudade de ti minha amiga!,
-Quando o conjunto adquirir uma cor rósea, a mesma das nossas bochechas quando estamos felizes, introduza muitas pitadas de irreverência verde, uma grande colher de nuvens brancas, e uma imensa janela de céu azul, com uma noite de estrelas, e um molho especial de uma lua cheia. Tudo recoberto por overdoses de sol dourado, com calor no corpo.
-Junte tudo. Misture com vigorosas movimentações de protesto, adicione manifestações gigantescas de necessidade de mudanças, coloque grande quantidade de novas ideias, de loucas esperanças, de muita indignação pela estagnação, de grande revolta por velhas práticas. Sacuda muito, fique muitas horas nesse movimento, canse seus braços de tanto empurrar a massa, esgote suas energias por estar nessa ação, deixe sua voz rouca por muito chamar seus vizinhos para o lauto lanche da nova felicidade, que se aproxima.
-Só tenha alguns cuidados para retirar alguns elementos tóxicos, que se desprendem quando a massa começa a se levantar no forno do futuro, na estufa da reconstrução. Seu nome latino, ainda muito usado, bem demonstra o potencial risco de colocar a massa a desandar, são os infiltratus provocativus, sobras de reações químicas já usadas no passado, superados pela modernização da gastronomia saudável das novas relações humanas e sociais, mas que se escondem nos micro-organismos dos dejetos de animais peçonhentos, que já forneceram seus venenos para reações adversas, que só motivaram divisões desnecessárias, perda de autoestima nacional, formação de grandes azias pessoais, pesadelos absurdos, e podem deixar metástases escondidas nas vísceras da nação, com o risco de ressurgir mais tarde, provocando grandes crises de indigestão, mesmo com o uso e consumo de alimentos saudáveis.
-Se esses elementos permanecerem na reação use muito vinagre de maçã com algumas pitadas do xarope da marca “olho vivo”, um pouco do elixir de transparência (nas reações populares se encontra com facilidade), e uma boa aplicação do rolo de massa, que acaba sendo uma das únicas formas de erradicar as recidivas desses contaminadores.
-O cozimento não deve demorar muito, pois todos estão famintos pelo novo alimento, sedentos pelos novos sucos, saudosos de si mesmo, esperando pelo emocionado reencontro, com a sua real identidade, com as suas originais raízes culturais, com a forte emoção da reconquista, com a serena certeza do caminho correto.
-Sirva em grossas fatias para saciar as ânsias por mudanças, não economize nas porções, deixe todos se fartarem, avidamente, pois serão necessárias grandes reservas para as enormes mudanças, que o novo horizonte começa a mostrar.
-Mas já comece a preparar outra grande porção, pois o processo pode ser lento, encontrar dificuldades na distribuição e logística, o que, com certeza, os vírus parasitários, expulsos, tudo tentarão fazer.
-Mas a repetição permanente do bendito alimento não permitirá a fragilização do organismo bem alimentado, e renovado em suas energias, e, então, se poderá colher o momento para degustar a sobremesa da alegria infinita, da felicidade sorridente, da realização dos sonhos mais recônditos, daqueles anseios infantis, das inquietações de toda uma vida, quando nada mais do que a paz, e a serenidade da conquista de novos patamares, poderão ser sentidas e vividas, por todos que ousaram sonhar, que decidiram tomar seu futuro em suas mãos.
-E muitos irão coroar o banquete, ao experimentar o vinho orgânico, servido junto, que deixará a todos embriagados de prazer, e sem qualquer contraindicação para dirigirem suas vidas pela estrada
 
da nova nação, que surgirá!
 
 

BRASIL: MUDANÇAS SEM RETROCESSOS

MUDANÇA SEM RETROCESSOS

Os políticos, os dirigentes de órgãos públicos, os partidos políticos, os governantes, os deputados e senadores, prefeitos, vereadores, magistrados, meios de informação, não devem se enganar e pensar que as movimentações de protesto irão parar, se baixarem um pouco o preço das passagens de ônibus.
Não acreditem que o povo vai retroceder para as suas casas, depois desse processo, em âmbito nacional, de ocupar as ruas, de se manifestar livremente, de poder dizer o que sente e o que pensa.
Esse processo veio para ficar, para mudar, para implantar um novo momento na representação política do Brasil.
Para fazer um novo Brasil!
Não mais o gigante em berço esplêndido, mas sim uma nação consciente, que está tomando seu futuro em suas mãos.
Não pensem que a polícia vai garantir a repressão contra os legítimos movimentos que a nação está realizando.
Antes de mais nada é bom lembrar que atrás de cada policial, de cada soldado, existe uma família, um cidadão, pessoas que sofrem com os preços dos alimentos se elevando a cada semana, com os preços dos medicamentos, com as escolas que não funcionam, com os hospitais que não podem receber mais pacientes, e ainda vendo pessoas que deveriam dar o bom exemplo, se aproveitando de seus cargos públicos para nada fazer, e ainda receber enormes ganhos mal explicados.
E vendo a imensa quantia de dinheiro público sendo aplicado em estádios, em compra de refinaria de petróleo, como fez a Petrobras, em Passadena, lá nos Estados Unidos, jogando mais de 1bi no lixo, em negociata com uma instalação velha, quebrada e superada.
Como a Petrobras é estatal, quem assume esse prejuízo é o povo brasileiro, por meio do Tesouro Nacional, que tem que injetar recursos naquela empresa.
Como denunciou o Tribunal de Contas de SC, no jornal de hoje, ao informar que dois altos funcionários receberam mais de 2 milhões indevidamente, aproveitando-se de seus cargos.
O poder que não atende a sociedade, os governos que se acomodam, os políticos que nada fazem e ainda gastam verbas enormes, todos devem ir pondo as barbas de molho, pois seu tempo está se esgotando.
Comecem a trabalhar pela nação, parem de roubar, de desviar, de proteger bandidos, pois se não houver a mudança que a sociedade está pedindo, e indicando, pacificamente, essa mesma sociedade irá tirar essas pessoas, fisicamente, dos lugares onde estão.
O povo já sentiu o gosto das possibilidades da mudança, já está citando quais os pontos que deverão ser acatados pelas autoridades.
Ou mudam, ou serão mudados.
O povo não aceita mais embromação. Chega de corrupção. Chega de má gestão.
Agora, o momento é de ação.
De mudança.
De transformação!!!
 
 
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

DIGNIDADE, AQUELA QUE O POVO BRASILEIRO MERECE

DIGNIDADE

Essa, finalmente, uma das palavras que mais enfeixa os conceitos necessários a entender as manifestações em nosso Brasil.
Um país que ficou esquecido, desrespeitado, abandonado, por seus próprios governos e classe política.
Uma nação que vai ao sabor dos grandes interesses, puramente financeiros, de alguns agentes políticos e grupos empresariais e empresas.
Um grande país encarado, somente, como um grande bando de consumidores e pagadores de impostos.
Uma sociedade desrespeitada em seus direitos essenciais, que precisa mendigar alguns trocados para ter um mínimo de saúde, de educação, de segurança, e infraestrutura.
Parece que a insensibilidade da camada, que é composta pelos partidos políticos, pelos próprios políticos, pelos governos em geral, e pelos demais órgãos públicos, que têm recebido vantagens pecuniárias indevidas e antiéticas, para colocar mais dinheiro nos bolsos de quem já recebe elevados salários, completamente diferentes dos ganhos dos trabalhadores brasileiros. Muito mais do que ganham professores, profissionais da saúde, e da segurança, justamente os servidores, que cuidam do futuro da nação!
As manifestações representam o pé na porta dessa frieza, dessa proteção blindada com que se cercam os que vivem bem, com recursos que não são seus, e que nem ajudaram a produzir.
Um país que está ficando ridículo, no qual o Ministério das Relações Exteriores rejeita uma suíte reservada para a Presidente da República, por ela ter "somente" 81 metros quadrados.
Em que estádios, que se imaginava iriam lustrar a imagem de dirigentes da nação, para o ano de eleições de 2014, receberam verbas milagrosamente grandes, em negócios com a Fifa, como se a realidade brasileira pudesse ser esquecida por essas obras faraônicas, que consumiram recursos faltantes em outras prioridades bem maiores, de nosso esquecido Brasil real.


 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A NOVA NOTA FISCAL E A CONSCIÊNCIA SOBRE IMPOSTOS

Uma amiga jornalista comentava hoje comigo sobre a alegria de constatar que a mudança no preenchimento das notas fiscais trouxe uma muito maior consciência, ao povo brasileiro, sobre os totais cobrados pelo governo, em impostos, dos cidadãos contribuintes no Brasil.
Ela, inclusive acha que essa alteração ajudou na tomada de consciência dos manifestantes, que saudável, e oportunamente, protestam para mudar, e melhorar o Brasil.
Muitas pessoas, embarcando na mentira e manipulação aplicadas por alguns políticos desonestos, achavam que os pobres não pagavam impostos.
Recentemente, outro amigo, dono de um restaurante, teve que mostrar a seus empregados a quantidade de impostos que todos pagam, mas que ficam camuflados nas notas fiscais, nas quais só apareciam os valores totais, sem a discriminação da grande carga tributária escondida da população.
Dessa consciência ao choque de ver que bilhões de reais de impostos dos brasileiros, que fazem muita falta na educação, na saúde, no SUS, na segurança, nos transportes, em várias outras atividades, e serviços que o governo e o estado brasileiro prestam à nação, foram gastos com incrível facilidade em estádios que podem, depois da copa, permanecer em desuso por seu gigantismo, foi um passo pequeno para se compreender que o imposto de todos os brasileiros é muito mal gasto em nosso Brasil.
Dessa consciência à constatação de que imensas carências, existentes em nossa nação, não recebem tratamento adequado, ou na mesma proporção do que as propostas da Fifa, ou de empresas privadas, é um pequeno lapso para as pessoas se posicionarem contra a gastança perdulária e inconsequente, que pode comprometer a condição econômica e financeira de nosso país.
O povo brasileiro foi amplamente estimulado a fazer empréstimos consignados, inclusive em cartas assinadas pelo ex-presidente do Brasil, mas imaginando que o valor desse dinheiro teria um tratamento assistencialista.
Agora, com muitas mensalidades não pagas, a situação da inadimplência está chegando a níveis preocupantes.
Ainda mais num momento em que o Brasil tem um déficit em sua balança de pagamentos muito elevado, que o governo federal aumentou as despesas públicas, que o governo continua dando dinheiro do povo para as empresas, ao desonerar muitos impostos para estimular vendas de automóveis, de alimentos, de eletrodomésticos etc.
Quanto tempo suportará o Brasil diante dessa benevolência governamental com desequilíbrios fiscal e das compras no exterior e importações?

O pior é verificar que os contribuintes não sentiram qualquer melhoria na cesta básica, ou nas suas comprar de alimentos, pois as benesses governamentais não chegaram, às mãos, e aos bolsos, dos cidadãos pagadores de impostos.
Mas pior que isso, só as medidas casuístas de muitos dirigentes, em vários níveis em nosso país, que se comprometeram a reduzir alguns valores, somente após as grandes manifestações ocorridas.
Não houvesse os protestos, qual a razão dos governantes, e políticos, não se anteciparem e promoverem a redução nos preços?
Ou seja, se o povo não reclama, eles nada fariam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros?
Afinal, para qual objetivo os políticos, governantes, dirigentes públicos no Brasil, são tão nababescamente pagos, inclusive com indecorosas verbas outras, para gastar até R$ 4.000,00 mensais, somente com despesa de telefone celular?
Isso prova, e demonstra, como os partidos políticos, os políticos, governantes, e outros órgãos, que deveriam zelar, pelos direitos do cidadão, estão completamente afastados da sociedade brasileira.
Urge que se construa um novo processo político no Brasil, onde os partidos políticos se diferenciem, uns dos outros, por programas claros, que estejam nas mãos da cidadania, para que os votos possam ser resultado de escolhas conscientes do eleitorado.
E não mais como ocorreu nas últimas eleições, quando o povo foi ludibriado por posturas falsas, programas ilusórios, e promessas grandiosas.
Quem mais ganhou dinheiro no Brasil, foram os banqueiros, as grandes empresas empreiteiras, e alguns amigos dos reis de faz de conta, para quem só é essencial atender suas vaidades, e suas veleidades de dinheiro, poder, mais poder.




A "DOENÇA" DO NAZISMO, INOCULADA NO CONGRESSO NACIONAL

Nazismo ou fascismo???

Uma certa comissão de deputados federais, sem qualquer conhecimento técnico ou científico, aprovou na Câmara Federal, uma postura indicativa para se aceite um processo de "cura" para pessoas como definição sexual conceituada como gay.
Se o Brasil aceitar essa barbaridade, as pessoas que exercerem essa, opção poderão ser tratadas como portadores de "doença".
Se essa balela, pedaço mal acabado de preconceito, estereótipo ultrapassado, somente utilizado para gerar segregações e outros absurdos, começar a evoluir dentro do Congresso Nacional, a sociedade brasileira precisará ser mais contundente em suas manifestações contra essa manipulação.
É claro que essas posições ultrapassadas, preconceituosas, têm o objetivo de criar grandes espaços de fanatismo, de posições encarquilhadas, que no próximo ano venham a separar grupos de eleitorado, com os instrumentos do medo, da desinformação, da manipulação, para tratar indevidamente os aspectos das escolhas individuais, um direito humano essencial, básico, que hoje é assegurado de forma ampla, tanto politicamente, sociologicamente, legalmente, judicialmente.
Preocupa é verificar que essas posturas atrasadas, imbecis, burras, tem remetentes e destinatários muito específicos, pois se destinam a criar rebanhos de mal informados, de desinformados, para que grandes contingentes de eleitores, no próximo ano de 2014 sirvam de material para barganha política, para negociar grandes quantidades de votos, com outros partidos, que só desejam chegar ao poder.
Mas o mais preocupante, é que esses métodos foram largamente utilizados na formação do nazismo, na Alemanha de Hitler, e do fascismo, na Itália de Mussolini.
Muitas pessoas foram mortas, executadas, expulsas, perseguidas, por exercerem algum tipo de opção pessoal, política, ou ideológica, ou que fosse contra o poder que se instalava, de forma sorrateira e sanguinária, nessas duas nações.
Regimes que só trouxeram destruição para esses dois países, e para a Europa, como um todo, que terminou a segunda guerra mundial em terrível situação.
E todos nós sabemos que a pior "doença" detectada em nosso Brasil, é a ignorância mantida e preservada por esses "coronéis" de araque, tiranetes de aldeia, que se transforma em intransigência, uma vez apoiada pela alienação que certos políticos, que melhor seria se chamados de chefões de máfias, estimulam em largas faixas do eleitorado, ou de seus rebanhos, para depois vender votos, traficar consciências, e aviltar a evolução saudável da sociedade.
 
 
 

MUDA BRASIL!!! DILMA E O PODER

MUDA BRASIL!!!

Que pena, que lástima!
A Presidente Dilma se deslocou ontem para SP.
Todos acreditávamos que ela iria se reunir com os manifestantes, da maior cidade brasileira, para ecoar para todo o Brasil, um bom exemplo para todos os políticos, reunindo-se com manifestantes, e oferecendo apoio para que as prefeituras do país, pudessem baixar preços das passagens.
Não pelas passagens em si, que são parte pequena da pauta de reivindicações do povo brasileiro. Existem outras bem mais significativas.
Mas a decepção veio logo a seguir.
Na tv a notícia foi dada, e a tristeza e a decepção logo surgiram.
Lamentavelmente, ela foi tratar de poder, de mais poder.
Se encontrou com Lula, com o prefeito de SP, com o marqueteiro contratado para fazer a sua campanha o ano que vem, e simplesmente, deu um telefonema para o governador do estado de SP.
Mas tudo a portas fechadas, sem qualquer contato com o povo, que a elegeu!
Que lástima Dona Dilma, a senhora já protestou, até pegou em armas, mas parece que esqueceu todas as dificuldades anteriores, pois agiu de forma conservadora e insensível.
É isso que o poder faz com as pessoas? ou que as pessoas fazem com o poder, quando não sabem usá-lo bem?
Ou Brasília é uma cidade tão distante da realidade brasileira, que a sensibilidade fica tão reduzida a ponto das pessoas no poder só gostarem de fazer discursos para aqueles públicos bem pagos, de engravatados bem alimentados, com gordos salários pagos com o dinheiro dos impostos dos brasileiros???

MUDA BRASIL!!!


NOTAS DO FACEBOOK  de 19.06.2013
 

1-MUDA BRASIL!!!

A próxima etapa após esses maravilhoso protestos, que ocorrem em nosso país, deverá ser a ocorrência de algumas respostas do poder público, em termos de providências práticas, para que o povo brasileiro receba algum retorno sobre as manifestações havidas.
E uma das primeiras providências, é que sejam decretadas as prisões dos corruptos condenados pelo STF, no caso do malfadado "mensalão".
A cadeia e o afastamento de cargos públicos tem que acontecer, para que se possa voltar a ter um pouco de credibilidade nas instituições, que são mantidas com o dinheiro dos contribuintes, os cidadãos brasileiros, e roubado pelos corruptos.

 
2-MUDA BRASIL!!!
O protesto dos brasileiros contra a situação política e econômica do Brasil não pode parar agora, nem em 2013.

O protesto tem que se materializar nas urnas, no ano de 2014, quando teremos oportunidade de mudar e eleger novos governantes, e legisladores federais, e estaduais.

Em 2014 teremos, em nossas mãos, a melhor das armas de destruição em massa dessa massa de péssimos políticos, e dirigentes, que hoje governam, em grande maioria, nosso país.
EM 2014, MUDA BRASIL!!! PELO VOTO!!!

 

3-MUDA BRASIL!!!

A corrupção, a distância entre políticos, governantes, legisladores, e o povo brasileiro, ficou evidente nas manifestações, que têm ocorrido no Brasil.
Muitos imaginavam que o povo brasileiro estava conformado com a situação bizarra de nosso país, quando se gasta bilhões em obras fúteis e desnecessárias, e as reais prioridades da nação ficam de lado.

Aí está a resposta, em forma de manifestações, que estão varrendo o território nacional, e que deverão continuar, para que se construa uma nova agenda governamental, em todos os governos estaduais, municipais, e federal, nas quais os maus representantes, e são quase todos, sejam deixados de lado e as novas lideranças que surgem, possam expressar, em nome da população brasileira, quase as verdadeiras demandas sociais atuais, legítimas e pertinentes.


- MUDA BRASIL!!! -



Uma das mais lindas imagens captadas pela tv, durante as manifestações que estão ocorrendo em nosso Brasil foi a tomada, pacífica, do prédio do Congresso Nacional.
O povo foi lá, entrou no que é seu, mas que está em mãos, nem sempre confiáveis.
O processo político representativo começou a mudar, finalmente, a partir destas manifestações.
O povo disse, bem claro, que não aceita mais ser representado por um grupo de pessoas que está completamente dissociado da sua realidade.
O Brasil vive uma esquizofrenia representativa, na verdade, dois mundos que não se tocam.
A realidade do país é um fato, enquanto o processo político, partidos e representantes eleitos, vivem em outro mundo, aquele habitado por bem pagos deputados e senadores( nem todos, alguns se salvam ), ministros, governadores, prefeitos, vereadores, que fazem de conta que trabalham.
Mas, em comum, somente o território habitado, pois enquanto o povo enfrenta inflação, aumento indiscriminado de preços, de transportes, de alimentos, de medicamentos, e a saúde, a educação, e a segurança públicas estão abandonadas, muito bilhões de reais são queimados na festa insana e permanente, em que se transformou o palco da politica brasileira.
Nunca se viu faltar dinheiro para a frota de carros, muitas vezes terceirizadas, a um custo absurdo, ou gasolina, para atender políticos e gestores públicos.
Nunca faltou dinheiro para as nababescas viagens, nacionais e internacionais, que muitos fazem, para resultados pífios ou sem qualquer valor para o Brasil.
Nunca faltou dinheiro público para o imoral festival de verbas de "auxílio moradia", que muitos políticos, e outros órgãos dos três poderes se pagam, sem nem ficar ruborizados.
Auxílio moradia pago a muitas pessoas que residem naquelas cidades, em residências próprias.
Órgãos estatais, e paraestatais, ongs, partidos políticos, e outros penduricalhos dos nossos orçamentos públicos, municipais, estaduais e federais, vivem com muitos gastos, cursos, seminários, reuniões, premiações, que não se justificariam nunca, se tivessem que comprovar a sua eficácia publicamente.
Ou o mundo político e governamental, em todos os poderes, percebe a mudança necessária, ou a próxima onda de protestos e movimentos populares, vai se transformar em ocupações reais desses órgãos, para que passem por uma mudança radical, e de acordo com a realidade, e necessidades, de um país chamado Brasil!!!
 
O Brasil vive pacificamente, graças ao bom senso de seus cidadãos, insumo nem sempre encontrado na massa de políticos e governantes, mas se não houver respostas concretas ao grande rol de reinvindicações populares, a frustração de suas esperanças de mudança pode acarretar uma mudança de patamar.
Os governos, e políticos precisam oferecer respostas consistentes, sob o risco de serem "guilhotinados" pelo voto.
Isso se o povo tiver paciência até 2014, o próximo encontro dos cidadãos brasileiros com seu direito fundamental de usar o voto.
Os partidos políticos, legisladores, governadores, presidente, têm que despertar desse estado letárgico, anestesiados que estão por viverem dopados por muito dinheiro e poucas responsabilidades, ou caso contrário sofrerão o castigo que a também alienada rainha francesa Maria Antonieta recebeu ao mandar o povo se alimentar de brioches, quando reclamavam de falta de comida.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O NECESSÁRIO MUNDO NOVO


A humanidade precisa refletir sobre o novo mundo que precisa ser edificado.
As crianças necessitam de um futuro, que seja dirigido para o humanismo e o ambientalismo.
Ou seja, priorizar a vida e a preservação da vida.
Novos paradigmas e patamares são essenciais para a vida.
A sociedade mundial não pode mais deixar a vida humana ser regida por interesses puramente financeiros. Ou especulativos.
Os governos devem ser das pessoas, e não dos bancos.
O poder deve privilegiar a vida, e não as armas, as guerras, a indústria bélica, ou o tráfico de drogas, de pessoas, de crianças, de órgãos humanos, ou da prostituição forçada.
O poder não pode mais colocar grandes somas de dinheiro em obras perdulárias, em temas puramente eleitoreiros, quando não há a mínima condição para a saúde, para a educação, para a segurança, para a felicidade humana.
As pessoas necessitam mostrar o que pensam, não é mais possível exercer a cidadania somente nos momentos eleitorais.
O poder, os governos, são representantes eleitos pelas pessoas, para governar em seus nomes e com as suas prioridades apontadas nos programas de governo.
Compromissos assumidos com a sociedade, nas campanhas eleitorais, são as prioridades que devem se transformar em realizações.
Não somos alimentados por bolas de futebol, nem por poltronas vermelhas de estádios bilionários, ou por desvios de conduta, que deságuam na corrupção e no roubo de dinheiro essencial para a vida humana.
Somos alimentados pelos insumos alimentares, que a cada dia ficam mais caros, por roubo e especulação nos supermercados, e que o governo, que lhes deu isenção de impostos na cesta básica nada faz, pois necessita de arrecadação para tapar os buracos das obras faraônicas.
Qual a razão do governo presentear isenções com o nosso dinheiro dos impostos, e não cobrar que os preços baixem, efetivamente?
Será que as sociedades terão que recomeçar o processo histórico, seguindo exemplo da revolução francesa, cortando cabeças e mudando os poderes?
A revolução francesa teve uma ex-rainha decapitada, quando, por alienação da realidade, ela recomendou aos seus súditos, que reclamavam não existir mais comida:
"se não existe comida para os pobres, que comam brioches, então..."



terça-feira, 11 de junho de 2013

HOMENAGEM À ARTISTA, E GALERISTA, PROFa. FLÁVIA TRONCA



Arte, ou Flávia Tronca,
a arte é a reprodução do belo,
ou a tentativa de se colocar o belo para todos,
portanto, o que é belo, é arte?
será a Flávia uma obra de arte, daquelas expostas
em sua galeria?
que por convívio, por osmose, por proximidade,
se tornou, também, um quadro vivo?
será o milagre da transposição da arte para a vida?
ou a vida imitando a arte?
ou a beleza, fisica e da alma, a sensibilidade, que de
tanto presentear com quadros, em um vivo
se transformou?
oh dúvida,
mas só sei que Flávia é arte,
é feita de arte,
por ser bela...

sábado, 8 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE AMOR E RELACIONAMENTOS

DIA DOS NAMORADOS
-Reflexões sobre amor e relacionamentos_

Não existem receitas prontas e acabadas sobre a vida e o amor.
Na vida não podem vigorar conceitos prontos e acabados, nem o reino das impossibilidades, pois os seres humanos têm algo que os diferencia de outros seres vivos: sabemos que sabemos, temos consciência reflexiva, vontade, e tomamos decisões, a qualquer momento.
Não somos seres geográficos ou instintivos, somos seres culturais, que se modificam e evoluem a partir do conhecimento, do saber, das analises, e das correlações.
E dos contextos.
Dessa forma, mesmo que as vezes possa parecer incomodo e trabalhoso, a vida sempre pode melhorar, se nos dispusermos a levar em conta o aprendizado, que a própria vida nos oferece.
Sempre podemos nos apropriar de tudo que observamos, para meditar como as pessoas se relacionam com amores, namoros, parceiros, namoridos e namoradas.
Se estão em sintonia no conjunto, ou procurando a sintonia, pois não é correto as pessoas se colocarem em posições prontas e acabadas, e dizerem às outras: vinde a mim, eu estou aqui, eu sou assim, etc.
Falar, afirmar conceitos de vida é a atitude mais fácil, mas também pode ser a mais aprisionante.
A vida é algo dinâmico, evolutivo, flexível, e o diálogo e crescimento conjunto são essenciais para chegar ao que se aproxime da felicidade.
Pessoas impositivas, pela agressividade, chantagem, ou vitimização, não usam a franqueza e a abertura, dois comportamentos mais saudáveis, que ajudam na elaboração de relacionamentos equilibrados, e mais duradouros.
Quem ama pede, discute, sugere, critica, mas não para nisso, não se omite com a tristeza do outro, nem se realiza com a sua aparente vitória conceitual sobre determinado ponto.
Quem ama constrói, empurra, quer a evolução conjunta, a renovação, a descoberta de novos limites e patamares, pois a vida é ilimitada, e a cada dia surgem dez mundos à nossa porta.
Só precisamos é de apoio mútuo, todos, e de percorrer juntos os caminhos, fáceis, difíceis, bonitos, menos bonitos, que possam surgir à nossa frente.
Nada é imutável nessa vida, tudo sempre pode melhorar, evoluir, se superar.
Mas temos que acreditar nisso, pois a imposição permanente de comportamentos pode gerar desconforto, frustração, tristeza e impossibilidades.
Não devemos, nem podemos, nos conformar com as incompletudes, pois apesar de parecerem, às vezes, muito cômodas, elas sempre estarão lá para nos lembrar que as poderíamos ter vencido, e buscado os complementos que a vida nos disponibiliza.

"Não podemos direcionar o vento, mas podemos ajustas nossas velas".

Feliz dia dos namorados, a todos que amam, que são amados, ou que esperam amar ou ser amados.
 
 
 
 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

DE MÃOS DADAS



De mãos dadas tudo fica mais fácil, mais leve.
Dar-se as mãos não é, simplesmente, entrelaçar os dedos.
Dar-se as mãos é estar juntos, é ouvir as almas, é tentar ver a dor, mesmo que muda, a dúvida, o medo, a incerteza, a solidão, do outro.
Dar-se as mãos é ir ao encontro, sem esperar que alguém venha ao nosso.
Dar-se as mãos é resolver sem ser solicitado, é fazer sem receber pedido, é perceber o que o outro precisa, sem precisar ouvir as suas palavras, ou súplicas.
Dar-se as mãos é sentir a alma, perceber a angústia, apoiar sem esperar ser apoiado.
É construir momentos de alegria, mesmo quando a tendência é a dificuldade, e a tristeza.
Dar-se as mãos é fusão de almas, é o silêncio, que fala mais do que as palavras, é ação, que não se contenta só com a intenção.
Dar-se as mãos é agir juntos, construir o avanço, manter a esperança, colorir o cinzento, e iluminar o escuro.
Dar-se as mãos, é o gesto de um processo de amor, que começa na alma, nas almas, na sensibilidade.
Dar-se as mãos é estar juntos, mesmo quando as mãos estão afastadas.
Dar-se as mãos, por amor, é estar de mãos e almas entrelaçadas.
Sem fusão das almas, as mãos dadas são, simplesmente, mãos dadas.
Dar-se as mãos é caminhar juntos, é buscar outros horizontes, é superar limites, é procurar o novo, é sonhar com o impossível.
Dar-se as mãos é não se contentar com o presente, não ficar esperando a mudança.
Dar-se as mãos, por amor, é voar nos sonhos, mesmo que os pés tenham que ficar, sempre, firmes no chão.
(dezembro de 2006)

quinta-feira, 6 de junho de 2013

FILME "SEJAM MUITO BEM VINDOS": A HISTÓRIA DE UMA AMIZADE IM PROVÁVEL



A França está de parabéns.
Bons filmes têm sido produzidos naquele país, e chegado em bem maior número ao Brasil.

O título acima é uma bela história, muito humana, que mostra a solidariedade, e a generosidade, entre duas pessoas muito diferentes.
Um homem com mais de sessenta anos, pintor, bem situado na vida, conceituado, mas que se encontra em uma fase de negação, de tristeza, de necessidade de fuga da sua realidade.
Uma moça de menos de dezoito anos, que é expulsa de casa pelo padrasto, e que literalmente, ambos se encontram em uma estrada da vida, na qual ele não sabia o que buscava, e ela fugia de uma vida familiar tumultuada.
O filme é de uma suavidade rara, um relato que mostra a construção de uma amizade sincera, bonita, entre duas pessoas que estavam à beira do desespero e, por isso, se ajudam com as suas grandes diferenças, se apoiam e complementam com as suas incompletudes,  se aproximam na ajuda mútua, e no respeito pela individualidade, um do outro.
Uma história interessante, um filme bom para ser visto, uma proposta que faz pensar.
As vezes pequenas mudanças nas rotinas de nossas vidas podem construir grandes ajudas de inovação, de mudança positivas, e de agregação de alteridade e empatia.
E abrir janelas para novos mundos, que estão à espera de serem descobertos.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

AFRICA

AFRICA

A África é a reserva imobiliária, que o mundo rico e desenvolvido está reservando como sua poupança para o futuro.
Com muito menos do que se gasta em financiar bancos quebrados intencionalmente, a fome e a saúde africanas já poderiam ter sido debeladas e melhoradas, a educação também.
O mundo rico vê a África como aquele terreno guardado, ao lado de um lixão, que já se sabe que por ali passará uma avenida, que vai transforma-lo em área "nobre", com muito valor agregado.
Enquanto isso um continente inteiro, riquíssimo, fica entregue ao abandono, à miséria, à indignidade, dependendo de esmolas, de voluntários, de assistencialismo, quando o mundo urbano joga no lixo toneladas e toneladas de alimentos.
Laboratórios usam a miséria para experimentar vacinas e medicamentos, enquanto o petróleo africano, as pedras preciosas, ouro, metais nobres, são tirados de lá, de forma irregular, alimentando mercados caros de futilidades e luxo, ao redor do mundo.
Milhares de crianças morrem por abandono, doenças matam outros milhares, e o mundo continua sua insana e insensível marcha, de olhos erguidos, para não ver o sangue dos inocentes, pisado pela luxuosas botas, muitas vezes produzidas com o couro extraído dos animais africanos.
Enquanto o mundo continuar nessa caminhada fria e calculista, em que milhões de vidas nada valem nas bolsas de valores, que negociam a poluição e a miséria, almas inocentes continuarão a pagar por terem nascido, sem fazer parte dos sonhos de consumo de privilegiados seres humanos, que não sabem o que é o sofrimento e a fome.

domingo, 2 de junho de 2013

ANO DE 2014 - O DESAFIO DO BRASIL DE INOVAR EM POLÍTICA E GESTÃO






ANO DE 2014 - O DESAFIO DO BRASIL DE INOVAR EM POLÍTICA E GESTÃO

Em 2014 teremos eleições quase gerais em nosso Brasil.
Boa oportunidade de se tentar resgatar o processo político para a cidadania ativa.
A área da gestão pública, política e governamental, com suas cíclicas más atuações afastou as pessoas da vida política, que é a instância de participação da cidadania.
O empobrecimento da ativida...de pública e política é que gera as demais crises, nas áreas dos serviços prestados aos cidadãos.
Os partidos políticos, via-de-regra, afastaram a militância, que participava e representava a sociedade.
Diminuíram sua representatividade, deixaram de lado a participação popular, causa principal da sua criação e existência.
Partidos são partes da sociedade, mas autoritariamente, se apossaram dessa propriedade representativa, e fecharam negócios com as áreas econômica e financeira, os novos poderes mundiais, passando a ser instrumentos menores de negociações, de negócios, de pressões paras obter negócios, de proteção corporativa, tudo menos o seu papel original, democrático, republicano, de ajudar na construção do grande “lago” da cidadania, onde os movimentos, correntes de pensamento, tradições, sonhos, elaborações sociológicas, deságuam para formar o grande estuário da multiplicidade das sociedades complexas, democráticas, participativas.
Com as distorções políticas, geradas pelo afastamento dos cidadãos da vida partidária, a democracia passou a ser um episódico regime sazonal, que se alimenta de eleições, que acabam sendo dominadas, e manipuladas, pelos dirigentes partidários, que usam as estruturas dos partidos para emitir pareceres, opiniões, pressões, como se de todos os partidários fossem.
As convenções partidárias, instâncias maiores do processo participativo e democrático interno dos partidos, foram transformadas em bolsas de oferta e procura de votos, de coligações esdruxulas, de cooptações, pois na maioria das vezes, seus resultados já estão antecipadamente estabelecidos, por algumas poucas “lideranças”, que na verdade mercadores são, das ansiedades sinceras e genuínas, daqueles que colaboram com recursos, com energia, com sonhos, com participação, na esperança, e na ilusão, de estarem construindo o jogo democrático.
Em quase todos os partidos, a desilusão é presente, o afastamento do processo central decisório é um fato, e as decisões centrais não seguem outro processo, senão o conhecido velho jogo das raposas autoritárias que, entre poucas cabeças, que nem ligadas a partidos o são, vendem o compram consciências, e votos, para poderem mercadejar com os próximos governantes, as fatias de poder para viabilizar o teatro das aparências, das máscaras kabuki, em que foi transformada a atividade, que por tantos anos se lutou, na esperança de termos no Brasil um democracia efetiva.
Não são difíceis os exemplos para mostrar, e demonstrar, como os governos eleitos, na verdade, se transformam em balcões para pagamentos de favores espúrios, negociados nas fases eleitorais.
Basta ver a enorme carga tributária brasileira, que pouco oferece em serviços de bom nível aos contribuintes e eleitores.
A própria base tributária, acanhada, injusta, concentradora, desigual, protege grandes negócios fazendo com que não haja a mínima coerência dentro dos governos, pois durante a gestão a única preocupação governamental tem sido a arrecadação voraz, para manter elevadas as disponibilidades de caixa, para garantir os gastos oportunistas do poder de plantão.
Atualmente governos existem para arrecadar impostos da cidadania, e repassá-los aos bancos, para pagar a dívida pública, ou para emprestar, a juros baixíssimos, a projetos discutíveis, por meio de seus bancos públicos, também mantidos com recursos dos impostos.
Um exemplo claro desse fato incontestável, é o baixíssimo número de 27 milhões de IRPF- declarantes de imposto de renda das pessoas físicas, numa população de praticamente 200 milhões de brasileiros.
Veja-se os impostos pagos por grandes empresas, grandes brancos, grandes fortunas, e ficará evidenciada a absurda forma de saquear o dinheiro das famílias em nosso país.
Enquanto o governo não resolve, por compromissos obscuros e pouco éticos, essa realidade de araque, cria instrumentos de assistencialismo pecuniário, dando dinheiro, pouco dinheiro, mas em grande volume, para que os pobres continuem pobres, e dependentes dos cofres governamentais.
Mas pagando com seus milhões de votos, a cada eleição, o grilhão que os mantem escravizados aos "senhores de engenho", substituídos agora pelos "senhores" dos ditos partidos democráticos.
Que na verdade assim se dizem, mas fazem negócios com banqueiros, abrandam a vida de grandes industriais, mas nada fazem para melhorar a vida dos contribuintes e eleitores, que continuam sendo usados, e mandados, como no sistema escravagista, que vigorou, oficialmente, de 1.500 a 1.888, mas que na prática está em plena vigência, pois o povo brasileiro ainda se encontra nessa condição, bastando verificar os números aqui citados.
Temos 13 milhões de brasileiros, o equivalente a um total de 40 a 50 milhões de votos, dependentes dos favores financeiros de programas que oferecem um mata-fome, mas que não libertam, não permitem a evolução
A indústria automobilística tem desconto de IPI, mas ela não baixa um centavo de seu custo próprio, no preço dos veículos, faturando e ganhando sobre as faixas de isenção fiscal.
Os supermercados aumentam indiscriminadamente os preços dos alimentos, pois para o governo o que interessa é o valor arrecadado em impostos.
Essa crise moral e ética é que gera outras crises.
A violência urbana aumenta, o uso de tóxicos, altamente venenosos, é uma realidade assustadora nos meios urbanos.
O processo educacional, há mais de 40 anos estagnado e empobrecido, gera seus melhores resultados, ou seja, pessoas cada vez menos preparadas, menos alfabetizadas, criando uma geração completamente perdida, pois quem não consegue interpretar o que lê, sem qualquer dúvida, será um instrumento nas mãos dos poderes, econômico, e político.
A saúde em permanente crise, por total abandono e falta de prioridade governamental.
Hospitais abandonados, pacientes em corredores, falta de medicamentos, ausência de profissionais, e uma tabela SUS ridícula e irreal.
A área policial da segurança em constante gangorra, gera medo e insegurança na população que já apresentava medo de andar nas ruas, e agora vive o terror das invasões das suas casas.
Só se desejava que a atenção, e velocidade, empregadas para resolver os problemas da saúde, educação, e segurança, fossem as mesmas empregadas para resolver os problemas em torno das copas de 2013 e 2014 e da olimpíada de 2016.
Ou da instalação de industrias estrangeiras em solo brasileiro.
As sensibilidades magicamente são exacerbadas, as providências, bem como as capacidades de síntese e soluções viram passes de mágica, se comparadas com as mesmas destinadas aos problemas dos simples mortais, os cidadãos pagadores de impostos.