quarta-feira, 29 de maio de 2013

AUMENTA NÚMERO DE LEITORES E PAÍSES QUE LÊM ESTE BLOG

ALEGRIA, AUMENTA O NÚMERO DE LEITORES DO BLOG

Hoje recebi novas estatísticas do blog (www.danilocunha.blogspot.com) o qual mantenho com textos escritos em português.
Atualmente, considerando inclusive o mês de maio, cheguei aos 18.000 leitores, em vários países.
Já tenho expressivos números de leitores nos seguintes países: Estados Unidos, Portugal, Taiwan, Filipinas, Índia, Turquia, Azerbaijão, Canadá, França, Sérvia, Rússia, Alemanha, Paraguai, Itália, Angola, Argentina, Ucrânia, Eslovênia, e logicamente, Brasil.

LIDERANÇA



 Sabem qual a diferença entre o líder legitimo e o imitador?

O imitador continua tentando encontrar, enquanto o líder legitimo, continua liderando.

O líder constrói, o imitador compra pronto.

O líder sonha e cria realizações, o imitador não sonha, pois não consegue dormir.

O líder estimula as pessoas para crescerem, o imitador quer diminui-las.

O líder anda de fusca, e dizem que ele é exótico.
 
O imitador anda de jaguar e dizem que é um mané.

O líder pensa, o imitador tem dor de cabeça.

O líder reparte, participa, reúne e distribui, o imitador se atrapalha.

O líder evolui, o imitador incha.

O líder lê livros e aprende, o imitador copia as orelhas dos livros, mas não conhece o final.

O líder vive cada minuto, o imitador fica contando o tempo.

O líder comanda, com naturalidade, o imitador será sempre um co-comandado.

RECONCILIAÇÃO



 O ser humano construiu um mundo moderno, veloz, com muita tecnologia, com armas, guerras, dominação, jogos de interesses, especulações, ganhos financeiros, injustiça, concentração de renda, agressão ambiental.
Isso trouxe muitas expectativas, consumismo agudo, buscas materiais intensas, ansiedade e angústia.
E como não se pode ter tudo que se deseja, ou que o consumismo nos oferece, surgiu a frustração, a sensação de impotência, a incompletude desenfreada, o buraco na alma, o medo.

Como dizem os índios, quem corre muito deixa a alma para trás.

E o ser humano necessita, urgentemente, reencontrar sua alma, sua essência, e se reencontrar com a alegria de viver, de conviver.

Precisamos nos reconciliar conosco, com as outras pessoas, com os sentimentos bons e legítimos que unem e motivam os seres humanos a serem felizes.

Precisamos nos reconciliar com as nossas famílias, núcleos fundamentais para nossa estabilidade emocional, para nossa inserção social, para formar nossos filhos, no amor, no carinho, na solidariedade, na generosidade.

Precisamos nos reconciliar, enfim, com a vida, com o sentido maior de nossa passagem por este mundo, e com a preservação da vida, o meio ambiente, que sofre por nosso imediatismo, que se destrói por nossa visão pequena e míope, que só quer extrair riquezas finitas, para atender necessidades fúteis, não essenciais, criadas pela nossa busca desenfreada de símbolos materiais, para tentar aplacar nosso vazio existencial.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SERVIÇO MÉDICO BRASILEIRO, E OUTRAS ESTRANHESAS, PARA FICAR DE OLHO, EM ANO PRÉ ELEITORAL

SERVIÇO MÉDICO BRASILEIRO, E OUTRAS ESTRANHESAS PARA FICAR DE OLHO!

Se o Brasil está necessitando de médicos para atender sua população, em todo o território nacional, o governo brasileiro tem a obrigação, ética, moral, e governamental, de criar e apoiar uma carreira que assegure plenas condições aos médicos, com plano de carreira, auxilio moradia decente, bons salários, e estrutura de apoio, se quer que os médicos se desloquem para ajudar a população brasileira.
Imaginem se os outros funcionários como militares, promotores, juízes, não tivessem as carreiras e apoios, como iriam para o interior do Brasil, somente com seus salários?
Se os governos pagam pequenas fortunas, para vários cargos a titulo de auxilio moradia, inclusive para muitos que já têm residências próprias, está mais do que na hora de implantar um serviço médico sério, e com Brasileiros, para os Brasileiros.
Além do mais, se não existem médicos para atender o interior do Brasil, quais médicos vão atestar a capacidade técnica de médicos trazidos do exterior?
Esse assunto é sério demais para ser tratado somente pelo governo e políticos.
A nação brasileira tem a obrigação de se manifestar pelas Associações Especializadas de Medicina, pelos Conselhos Regionais e Federal de Medicina, pelas comissões de saúde dos legislativos estaduais e federal.
Esse tema não pode ser tratado como o mensalão, quando parlamentares foram aliciados, mediante pagamentos ilegais, para comprar votos para o governo Lula, em 2005. 
Basta o aprendizado, basta a lição que ficou, basta a condenação pelo STF.
Situações assim se vive, e se aprende uma única vez, para que não se repita jamais.
O assunto é de soberania nacional, que exige que todas as forças vivas da nação brasileira se manifestem, pois se vierem médicos de fora, quem fará a seleção, que idioma falarão com nossos cidadãos, qual o nível de formação que terão, quanto ganharão por mês, de que fonte sairá o recurso? ou seja, são muitos aspectos a serem debatidos.
Hoje o bolsa família compromete 24 bilhões por ano para esse programa.
Qual o orçamento do Ministério da Saúde? Qual o orçamento do Ministério da Educação?
O Brasil, que não é nenhum paraíso em geração de empregos, nem para seus trabalhadores, de salários pouco decentes, de repente se abre ao mundo e diz para estudantes: venham estrangeiros e fiquem 90 dias por aqui.
Diz para médicos estrangeiros: venham trabalhar no Brasil.
Abre suas fronteiras para trabalhadores estrangeiros com vistos temporários e permanentes.
Mas pera aí.
Que país é este que às vésperas de eleições presidenciais de 2014, aplica bilhões em estádios de futebol, privatiza aeroportos, quer trazer trabalhadores estrangeiros, quer levar médicos estrangeiros para o interior do Brasil????
Depois de um processo anárquico desses, quantos Brasis sairão dessa confusa situação gerada pelo, acreditem, governo brasileiro???
O que ocorre num país pobre, desigual, que ainda tem analfabetos e paga uma miséria em sua tabela SUS, e que agora quer pagar profissionais de fora, tem vagas para médicos de fora, mas não explica o processo que pretende implantar???
Nesse meio tempo, o Congresso nacional tenta diminuir as competências investigativas do Ministério Público, tenta diminuir a atuação da STF, a mais alta corte do Brasil.

O preço da liberdade é a eterna vigilância.
Ou o Brasil, e sua população, controlam essa situação, e tomam as devidas providências, ou daqui a pouco poderemos perder o controle sobre nosso país.
O Brasil é grande demais, tem muitos apetites políticos e ideológicos, e muitos bolsos desonestos para receber dinheiros roubados, para pagar favores em forma de votos, eleições, e decisões legislativas.
É urgente o controle social sobre a máquina governamental e legislativa.
 
ACORDA BRASIL!!!
 
 
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DE SC SE MANIFESTA SOBRE O TEXTO DE AMEAÇAS À DEMOCRACIA NO BRASIL




Caro Senhor Danilo,

Obrigado por nos encaminhar suas brilhantes reflexões.

Precisamos de pessoas lúcidas, sensíveis, corajosas e comprometidas com as causas republicanas para assegurar o futuro democrático do Brasil. Pelos artigos abaixo o Senhor é uma dessas pessoas. Além disso, a precisão e conteúdo dos artigos, somados ao seu histórico pessoal e profissional, fará com que muitos pensem sobre o momento histórico que estamos vivenciando e dos riscos que poderemos correr caso vinguem propostas legislativas e políticas que estão se anunciando no cenário nacional. Por isso temos que permanecer atentos e atuantes. Em razão disso tomei a liberdade de encaminhar seus artigos aos Procuradores-Gerais dos demais Estados.

Mais uma vez obrigado e ficamos a sua disposição.
Abraço,
LIO MARIN
PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DE SC
MP/SC

_________________________________________________________________

OS RISCOS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA
-AS FACES POUCO SUTÍS DO TOTALITARISMO-

Relendo vários trabalhos sobre Mussolini e Hitler, duas lideranças negativas do século XX, pode-se encontrar, lamentavelmente, paralelos com alguns pontos, que ocorrem em nosso Brasil.
Esses dois ditadores, que se impuseram pela mentira, manipulação e promessas falsas, lutaram contra todas as instituições estatais e as destruíram, afetando as estruturas que tivessem funções ordenadoras da conduta humana, mediadoras para os conflitos sociais, e protetoras da cidadania.
Destruíram os governos, demoliram os órgãos estatais/governamentais, e impuseram estruturas totalitárias, ditatoriais, com a força e pela força, de forma a aniquilar quem se pronunciasse de forma contrária, ou que discordasse do poder absoluto perseguido por aqueles dois canalhas e paranoicos, que usaram as mentiras repetidas para manipular o povo, discursos para iludir as massas, e falsas promessas de um país melhor, desde que comandado pelo grupo de assassinos do nazi-fascismo.
Milícias civis, paramilitares, utilizando a escória social daqueles países foram montadas, para ameaçar, pressionar, matar, assaltar, intimidar, constranger.
SA, SS, Gestapo, Juventude Nazista, são alguns exemplos de bandos de facínoras, fardados e organizados com uniformes pretos, botas altas, quepes salientes, metais brilhosos, braçadeiras vistosas, pistolas, punhais, todos os símbolos usados para aterrorizar, para coagir, para desestabilizar, para matar, quaisquer pessoas, autoridades, funcionários, que, eventualmente reagissem contra o desmoronamento do ordenamento legal, da estrutura estatal, ou que se posicionassem em textos pela imprensa ou outro meio.
As forças militares regulares foram humilhadas e colocadas sob as ordens de pessoas sem qualquer instrução, sem qualquer pacto ético, e sem a mínima dignidade.
Tudo baseado no fanatismo, nas grandes manifestações públicas com suas grandes bandeiras, oradores histéricos, e seus símbolos de sangue.
Tudo para imporem a desfaçatez e o desrespeito como norma, a violência como método, a morte como meio de intimidação.
Hitler e Mussolini não aceitavam o homossexualismo e perseguiram e mataram muitas pessoas com essa definição e escolha.
Ciganos foram perseguidos por sua cor, negros, judeus, comunistas, ou seja, todos que se pronunciassem de forma diferente ao que aqueles dois assassinos pregavam. Os pretextos para isso, os mais variados, mas nunca com qualquer compromisso com a verdade, ou racionalidade.
Professores respeitados, pesquisadores, músicos, artistas, intelectuais, foram expulsos da Alemanha e Itália, mortos, humilhados, pois o saber e o conhecimento só tinham valor se aprovados, e aceitos, pelo submundo escolhido e nomeado nos cargos públicos, governamentais e estatais, para obedecerem a Hitler e Mussolini, cegamente e sem qualquer respeito às leis existentes ou aos tribunais da época.
O Brasil passa por um momento histórico de afirmação das instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal e o Ministério Público, órgãos essenciais para a Democracia e a República.
Estranhamente, duas Propostas de Emendas Constitucionais-PEC'S, estão sendo gestadas no Legislativo Federal, uma para suprimir atribuições do MP, outra para submeter as decisões do STF ao Congresso Nacional.
É clara a tentativa de não permitir a criação de novos partidos políticos.
Propostas que foram antecedidas por vulgares ameaças e acusações.
E essas propostas ocorrem após julgamento épico, para a sociedade Brasileira, pois a impunidade e a corrupção receberam fortes golpes com sentenças proferidas pelo STF, em processos instruídos pelo MPF.
Casuísmos desse calibre, ameaças, retaliações, constrangimentos sobre Juízes, Ministros, Promotores, foram algumas das ações que levaram a Itália e a Alemanha, ao descontrole do nazi-fascismo, que acabou gerando a destruição da Europa, a morte de mais de 60 milhões de pessoas, e um trauma absurdo, tudo desencadeado por dois processos de tomada do poder, por pessoas inescrupulosas, despreparadas para o convívio democrático.
Duas lideranças negativas, dois párias, que por usarem o poder da palavra, com promessas fáceis e motivados por ressentimentos e sentimentos de inferioridade, decorrentes de suas vidas frustradas, levaram países berços de cultura à guerra e à destruição.
Atualmente, são preocupantes as manifestações nada democráticas, de desonestos e corruptos, que tentam atacar, e desmoralizar, o maior patrimônio de um Estado Democrático, voltando suas vulgares ameaças contra autoridades do MPF e STF.
Justamente as duas instituições que podem servir de controle aos atos de força contra a cidadania, perpetrados por agentes ou servidores públicos, que se aproveitam do poder, e do dinheiro roubado, ou desviado, para corromper, denegrir, difamar, e constranger.
Assim, convido-os a uma profunda reflexão sobre o processo democrático e republicano, único regime até agora demonstrado no mundo como o mais adequado à vida no coletivo, e sobre essas vilanias disparadas contra a evolução de nossa sociedade, e a favor da concentração de poder, que, como mostra a história, só produziu ditadores ressentidos, destruição e perseguição aos livre pensadores.
Um sociólogo alemão, no pós segunda guerra mundial, que foi de 1939 a 1945, foi entrevistado por jornalistas, que a certa altura lhe perguntaram:
"Como uma nação como a Alemanha, berço de cultura e da arte, amante da poesia, que teve grandes nomes da musica e da ciência, se dobrou ao nazismo, e foi comandada por Hitler, uma pessoa de baixo nível, que nem alemão era, e que usou a propaganda e os discursos, para mentir e manipular o povo alemão.
O sociólogo pensou, meditou, e respondeu:
"Nunca na história alemã, tanto lixo humano, tanto rebotalho social, se aglutinou em torno do poder, do governo de Hitler.
Hitler só existiu pela sólida base de podridão que construiu sobre o ressentimento alemão da primeira guerra, e a subsequente crise econômica.
Nunca tantos ladrões, corruptos, assassinos, fizeram parte do poder na Alemanha.
A Alemanha foi vítima de suas próprias crenças, de seus próprios ressentimentos, de sua ânsia de poder, de seu militarismo agressivo, e de ter permitido que falsos salvadores da pátria ficassem tanto tempo com poder ilimitado em suas mãos."

Algum paralelo com nosso Brasil atual?

A sociedade Brasileira precisa despertar e posicionar-se logo, em apoio às instituições como Ministério Público e o STF, para evitar que o Brasil desperte tarde demais, quando estiver envolvido pelo banditismo, ou dominado pela violência dos que só querem o poder, para mais poder, para mais ter.

Danilo Aronovich Cunha - Educador e Consultor
Coordenador da Escola de Governança e Cidadania Ativa
ACM-Associação Catarinense de Medicina

A DEMOCRACIA E O TEMPO




A frase "o preço da liberdade é a eterna vigilância" nunca foi tão atual, e necessária.
Em regimes democráticos de pouca tradição, como é o caso do Brasil, que de 512 anos de existência formal tem pouco mais que cinco décadas de democracia efetiva, ainda não se firmou o conceito, nem se consolidou a prática democrática entre seus cidadãos.
É muito comum a atitude de desprezo por posições alheias, como se houvesse donos da verdade.
Algumas lideranças políticas, que chegaram a ser eleitas para cargos elevados, se acham acima do bem e do mal.
Como se nada tivessem que justificar, ou prestar contas, de suas atividades mantidas com  dinheiro públicos, dos contribuintes.
É sempre bom lembrar que políticos, gestores, governante, todos os que ocupam cargo ou função pública, são servidores da sociedade, e têm a obrigação de dizer como e onde gastam  os recursos da nação.
Alguns iluminados, colocando-se numa condição quase divina, por falta de noção de realidade, ou extrema vaidade, ou os dois, ainda insistem que, mesmo não tendo qualquer função, podem falar em nome do povo brasileiro, como se tivessem o poder de síntese, sobre 200 milhões de habitantes.
Mas algumas pegadas vão sendo deixadas e começa-se a descobrir que esses não fazem nada gratuitamente.
Muitos são lobistas, comissionados, para vender produtos, para afrouxar resistências em negociações que envolvam recursos de governos, ou que ajudam e fechar contratos, que muitos anos antes, condenavam peremptoriamente, quando ainda se achavam como representantes terrenos da moral, dos bons costumes, da coerência e da legalidade.
Com o tempo as máscaras foram caindo, negociatas denunciadas, quadrilhas montadas foram condenadas, e muitos de seus asseclas envolvidos em processos vergonhosos de má conduta, de malfeitos, de desvios, de roubos, de apropriações indébitas.
Por isso, na Democracia, o tempo joga a favor da sociedade.
Corruptos, mentirosos, inescrupulosos, quadrilheiros, acabam sendo entregues, dedados, pelos próprios comparsas, companheiros de negociatas, ou ainda por outros bandidos, que não receberam a sua parte de algum botim.
Ou que se aproveitaram de cargos e funções, para roubar, intrigar, usurpar, namorar, viajar, tirar proveito, pensando que ficariam o resto de suas vidas na molecagem, no "dolce farniente", expressão italiana, bem de acordo com situações recentes de deslumbradas mordomias com dinheiro e patrimônio públicos.
Tudo graças à promiscuidades pessoais, com diárias, hotéis, mordomias, favores privados, pagos com o sagrado dinheiro dos impostos.
No tempo, os honestos se consolidam, ganham o merecido respeito, enquanto os despreparados, sem nível de educação democrática suficiente, são desnudados pela própria roda da história, normalmente impiedosa com os mentirosos, mistificadores, ou manipuladores.


CUMPRIMENTOS DO SENADO DA REPÚBLICA PARA A ESCOLA DE CIDADANIA DA ACM-ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA

PODER LEGISLATIVO
SENADO FEDERAL

SENADOR CASILDO MALDANER


ASSUNTO: Saúde e cidadania

Senhor Presidente,

Senhoras Senadoras e Senhores Senadores,

Na noite de ontem, tivemos a rica oportunidade de conversar com os associados da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, sobre o exercício diário e permanente de construção da cidadania – conceito que está indissociavelmente ligado à saúde.

A iniciativa da Associação é louvável: criou a primeira Escola de Governança e Cidadania com atividade regular em sede associativa da categoria médica em todo o país. Tem como parceiros a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Associação Catarinense do Ministério Público.

O objetivo é possibilitar aos profissionais da medicina e de outras áreas aliadas ao projeto o acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira e sua inserção no mundo e as questões prioritárias do convívio global, gerando perspectivas de mudança e evolução. Dessa forma, promove uma vital reflexão sobre justiça social, promoção de igualdade e solidariedade humana, conservação do meio ambiente e defesa do ser humano em sua integralidade.

Pela iniciativa, merecem nossas congratulações o presidente da Associação, Aguinel José Bastian Junior, e o coordenador pedagógico do projeto, Danilo Cunha, que fomentam este verdadeiro laboratório de criatividade em prol do desenvolvimento social.
Imbuídos desse espírito, no debate da noite de ontem surgiram importantes questionamentos acerca da situação da saúde no Brasil. A intersecção do tema com os princípios constitucionais e a efetiva consecução das metas estabelecidas, muito aquém do desejado e das necessidades básicas dos cidadãos.

O artigo 6º de nossa Carta Magna consagra como direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Para avançar e dar força normativa ao princípio, o artigo 196 preconiza que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Fica evidente o desejo do legislador de garantir o amplo acesso à saúde. A realidade, contudo, ainda está distante dessa meta. A média mundial de gastos com saúde pública é de 5,5% do PIB. No Brasil, investimos apenas 3,7%. Para acompanhar, o Brasil teria de investir R$ 210 bilhões por ano, um terço a mais dos atuais R$ 138 bilhões.

O gasto per capita é de US$ 2,7 mil nos países mais ricos. Para chegar perto, União, Estados e Municípios brasileiros teriam de gastar R$ 910 bilhões/ano. Para acompanhar pelo menos a média dos europeus ou latino-americanos (US$ 1,6 mil), o Brasil teria de quintuplicar os gastos.

Uma transformação ampla da saúde, no entanto, vai muito além do investimento financeiro: precisamos de gestão e políticas eficientes e de uma visão mais acurada sobre as necessidades específicas da configuração demográfica, social e econômica do Brasil.

O canal aberto pela Associação Catarinense de Medicina, não apenas de diálogo e crescimento, mas com uma postura pró-ativa, de proposição de medidas que contribuam diretamente na consecução dos objetivos e na construção de uma saúde mais inclusiva e digna.

São nossas reflexões, Senhor Presidente.

Muito obrigado.
SENADOR CASILDO MALDANER
em 14.05.2013

quarta-feira, 15 de maio de 2013

OPERAÇÃO CONDOR - FILME

CONDOR

Esse o nome de um filme, que será projetado, hoje, as 22h, no canal 66, Canal Brasil, da Net TV a cabo, e que trata de episódio da história recente do Brasil.
O golpe militar de 1964 iniciou com a participação de forças militares, armadas, dos Estados Unidos, em mares brasileiros.
E mais adiante participou de outras agressões à nossa soberania, quando tramavam, e realizavam, invasões ao território nacional, ajudando militares e policiais, a penetrar nossas fronteiras, sem qualquer controle, visto, ou passaporte.
Uma esquadra da marinha do Tio Sam, chamada de Operação Brother Sam, ficou ao largo do porto de Santos, em águas brasileiras, para garantir a vitória dos militares que derrubaram o governo eleito democraticamente, no Brasil.
O episódio Condor, leva o nome de uma operação conjunta entre governos militares na América do Sul, regimes, todos, incentivados e apoiados, militarmente, pelos Eua, que financiou e apoiou todas as ditaduras nesses quatro países.
A Operação Condor foi uma ação conjunta entre grupos militares dos países do chamado Cone Sul, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, para perseguir, prender, torturar, matar, cidadãos desse países, que não aceitassem os golpes perpetrados, ou que se posicionassem contrários.
Muitos cidadãos argentinos, uruguaios, chilenos e brasileiros, foram perseguidos, encarcerados, torturados e mortos, pelos covardes algozes, que sempre se escondiam atrás de máscaras medievais, como os capuzes que a KKK usava em seus rituais, racistas e radicais, nos Eua.
Vale a pena ver o filme, é uma aula de história para compensar aquele período, em que estávamos mergulhados na repressão e na censura.
Pobre pássaro, o Condor, animal altivo e nobre, que luta por sua sobrevivência, e que teve seu nome associado a essa horrenda operação, que só visava atacar quem não aceitou os regimes de exceção, os golpes, a censura, a tortura, e a morte, financiados pelo norte-americanos, e executados por cidadãos sul-americanos, contra seus próprios irmãos.

POLTRONAS VERMELHAS

POLTRONAS VERMELHAS!!!

O estádio de futebol de Brasília, foi mostrado ontem em imagens de televisão.
De estranhar alguns detalhes naquela matéria televisiva.
Em entrevistas anteriores, inclusive em vários canais, muito se falou das belas cores que ficariam naquele estádio, com poltronas amarelas e verdes, entre outras cores.
Para espanto de quem reparou no detalhe mostrado ontem, só era possível se ver poltronas vermelhas, nas arquibancadas, pelo menos as vistas na referida matéria.
Quais são as cores do Brasil?
Qual a razão dessa aparente mudança, de colocar a cor da bandeira da Suíça, em um estádio novo na capital do Brasil?

Será homenagem à FIFA, que tem sede naquele país Helvético?
Será que o fornecedor, de algum país que tenha o vermelho predominante em sua bandeira nacional, fez lobby para valorizar essa cor?
Na China, também tem muito vermelho na bandeira.
Alguém sabe a razão dessa coloração?


Qual a razão de poltronas vermelhas?
O governo de Brasília saberia explicar?

SEU ELIAS, UM HOMEM BOM!

SEU ELIAS, UM HOMEM BOM!

Hoje cedo, ao abrir o jornal, tomei conhecimento do falecimento do Seu Elias, um comerciante de nossa cidade.
Elias, como era conhecido por todos, era um daqueles comerciantes típicos, dessas lojas de rua, que ficava na porta de seu estabelecimento, recebendo seus clientes, sempre com sorrisos, balinhas, café, e uma conversa acolhedora.
Sua loja de meias, camisetas, malhas, era o lugar certo para se encontrar algo, ou algum tamanho, mais raro, e com a vantagem de sempre se poder discutir um "descontinho", como dizia ele.
Seu sorriso demonstrava a alegria de sua vocação.
Era um comerciante nato, um negociante de raiz, um legítimo mediador, que aproximava pessoas, e as conquistava com aquela boa sensação de pertencer ao negócio que se estava fazendo.
Jamais agressivo, tinha uma interminável paciência para nunca perder uma venda.
Ele dizia "perco um dinheirinho, mas não perco a amizade, nem o negócio".
E não perdia mesmo.
O momento de negociar com ele se revestia de uma certa solenidade.
Sempre aplicava muita dignidade ao comprador, mesmo que o negócio valesse uns poucos reais.
E assim Seu Elias construiu uma vida de bons atendimentos, e deixando em muitas pessoas aquela boa sensação da acolhida e da boa compra.
Agora, ele nos deixou, e em seu lugar fica a lembrança, e aquela sensação de pessoa inigualável e insubstituível.
Ele era único, efetivamente.
Ficará, em nossas memórias, seu sorriso bondoso, sua atitude simpática, sua acolhida agradável, e o honroso sentimento de termos convivido com ser humano tão alegre e especial.
Ele se realizava com a sua vocação para o comércio.
Adeus Seu Elias, que continue sorrindo, cativando outros seres, e levando a sua serena felicidade, esteja onde estiver.

terça-feira, 14 de maio de 2013

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Comenta-se que o Governo Brasileiro está disposto a importar médicos e profissionais da saúde, que estariam sobrando em outros países, para tentar atender os bolsões mais pobres, e distantes das capitais brasileiras, e levar atendimento para cidades onde haja dificuldade de reter esses profissionais.
Mas, além de outras incredulidades sobre essa iniciativa, uma questão básica, essencial, se coloca:
-como pessoas que falam outros idiomas, poderiam perscrutar e diagnosticar cidadãos brasileiros, em português, quando se noticia que os estrangeiros não passariam por qualquer aferição, para checar seus conhecimentos, desempenhos técnicos, ou domínio do idioma brasileiro.
Imagino um médico brasileiro, na Alemanha, se fosse o caso, como faria para se comunicar com pacientes daquele país?
Mas se o governo reconhece que faltam médicos em cidades menores, do interior, qual a razão de não tratar os profissionais da medicina como são tratados os Juízes, Promotores de Justiça, Delegados de Polícia, Fiscais de Tributos, e muitos outros, que têm um plano de carreira, têm apoio estrutural nas cidades onde atuam, atendem esse Brasil todo, em todas as pequenas cidades, e não deixam de estar presentes onde são necessários?
Não basta querer médicos em todas as cidades brasileiras, o governo, ou os governos, devem dar a eles as mesmas condições, os mesmos apoios, os mesmos estímulos pecuniários, que são destinados, formal e legalmente, para que essas outras carreiras possam atender à cidadania brasileira.
Ou o governo pretende importar médicos de outros países, por outras razões, ainda não bem explicitadas?
Haveriam outros componentes políticos, ideológicos, pautando essa intenção?
O Governo Brasileiro, com a palavra.

ESCOLA DE CIDADANIA DA ACM NO SENADO DA REPÚBLICA

ESCOLA DE CIDADANIA DA ACM RECEBE DESTAQUE NACIONAL NO SENADO

O Senador Casildo Maldaner, palestrante de ontem à noite, em nossa Escola de Cidadania da Associação Catarinense de Medicina-ACM, fez importante pronunciamento agora à tarde, da tribuna do Senado, pela TV SENADO, que foi para todo o Brasil, elogiando o debate que ocorreu após a sua apresentação, e relacionando os dados que recebeu da plateia, lá presente, com muitos subsídios importantes sobre vários aspectos da saúde pública, da questão da defesa civil, e de novas formas para financiar a saúde pública e complementar, no Brasil.
 
Por solicitação do ilustre Senador, foi formado Grupo de Trabalho, com a ACM, Escola de Cidadania, com as entidades parceiras da ACM, que são a AMC e ACMP, e ainda com a importante presença da Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, presente à palestra e ativa participante do debate.
O grupo formado remeterá, nos próximos dias, relação de propostas essenciais para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.
 
A Escola de Cidadania da ACM, Associação Catarinense de Medicina, tem como entidades parceiras, a AMC-Associação dos Magistrados Catarinenses, e a ACMP-Associação Catarinense do Ministério Público.
 
A Associação brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, presidida pela ilustre advogada Dr. Stella Maris Seixas, lá esteve presente, na pessoa de sua Presidenta, e já demonstrou interesse em participar da Escola de Cidadania.

Ainda em 2013, aquela entidade pretende ser parceira da ACM na Escola de Cidadania, além de proferir palestra e participar dos debates.

ATUALIDADES BIZARRAS



-Angelina Jolie, a atriz, realizou cirurgia de extirpação das mamas, para prevenir eventual câncer de seios.

-Pelo que se tem visto no Brasil, principalmente na área governamental, já tem gente prevenindo o câncer de cérebro...

-Mensaleiros condenados por corrupção, no STF, continuam comparecendo à Câmara Federal, e votando.
-O ex-presidente Lula assinou contrato com uma agência norte-americana para enviar, periodicamente, textos para aquele país.
O estranho nesse contrato é que a agência informa que não utilizará os textos, periodicamente.
Que poderá recebe-los e não publicá-los.
E o ex-presidente determinou que a imprensa brasileira não poderá divulgar os conteúdos dos temas escritos por ele.
Mas qual o problema da imprensa nacional publicar o que um ex-presidente escreve para uma agência estrangeira?
Afinal Lula foi presidente eleito do Brasil!

-em 1933, naquele aparentemente longínquo ano, os militantes nazistas, na Alemanha, festejaram os 10 anos do partido, que tinha começado como Partido dos Trabalhadores Alemães, com grandes e rubras bandeiras. A perseguição aos opositores, aos judeus, a negros, a ciganos, a quaisquer pessoas que ousassem se manifestar contrárias à suas ideias ditatoriais, sempre foi marcada pela extrema violência, tortura e morte.

-a força dos trabalhadores alemães, devidamente recalcada, e dirigida pelo poder nazista, transformou aquele país no palco de horrores da segunda guerra mundial, com a destruição completa daquela Nação.

-notório, e reconhecido, torturador do regime militar no Brasil, recentemente confrontado com argumentos de membros da Comissão da Verdade, afirmou, cinicamente, que não houve tortura e que os mortos o foram em confrontos armados contra membros do governo militar, e se tratavam de terroristas, que queriam derrubar o governo militar. Covarde, dito torturador, compareceu à reunião da Comissão da Verdade, apoiado em bengala, e com cabelos em desalinho, para tentar mostrar uma imagem de velhinho tranquilo, bonzinho. Jorge Rafael Videla, chefe das torturas, dos sequestros de nenês filhos de prisioneiras torturadas e eliminadas, na Argentina, também tentou se passar por um idoso adoentado. O argentino não conseguiu enganar, e acaba de morrer na cadeia. Aqui se espera que o torturador, canalha, covarde, que a tantos torturou, matou, e tanta infelicidade a muitas famílias levou, também encontre seu destino de justiça, quem sabe morrendo na cadeia, também? Afinal, esses assassinos, canalhas e covardes, estavam bem juntinhos na Operação Condor, quando formaram aquela quadrilha, apoiada pelos governos militares, e golpistas, para sequestrar, torturar, matar, sem lei, sem justiça. Quem sabe o destino os junte de novo, matando-os na cadeia, lugar onde sempre deveriam estar.

dias depois, um outro militar contou, com detalhes, como militantes contrários ao regime militar foram mortos, covardemente, a tiros, à queima roupa, dentro de instalações militares, e após sessões de torturas.

a tortura e a eliminação física dos oponentes  da ditadura militar, no Brasil, e em todos os países da América do Sul, nos quais os EUA apoiaram e financiaram a derrubada de regimes democráticos, foram usadas em larga escala, na tentativa de calar a oposição

Mas, se os que se levantaram contra a ditadura no Brasil foram taxados de terroristas, então esse termo também serve para os golpistas que derrubaram um governo eleito democraticamente, em 1964, pois o fizeram pela força, desrespeitando a Constituição do Brasil, e pior, com a ajuda e participação do governo norte-americano, e com tropas militares daquele pais, enviadas às costa brasileiras, em esquadrilha (ou ex-quadrilha) da marinha, numa operação oficial dos Eua, chamada de Brother Sam.(vejam o filme 1 Dia de 21 Anos)
Seriam os golpistas, então, terroristas, que cometeram crime de lesa pátria, em 1964, pois além de golpearem nossa sociedade, ainda o fizeram com a participação dos Eua, em conluio com ditos terroristas-golpistas brasileiros???

-A FAO, organização da ONU, que estuda e coordena a questão alimentar no mundo, sugere que as pessoas que passam fome, passem a se alimentar de insetos, pela quantidade existente, e pelo valor proteico elevado.
Gostei da sugestão e apresento uma proposta: que nos banquetes, de lautos cardápios, com excesso de comidas e bebidas, nas comemorações da ONU, e em todos os governos nacionais, e ela filiados, haja a substituição por pratos repletos de insetos, pois por coerência, o uso dessa solução deve começar por quem a sugere.
Talvez fosse uma solução dupla: se gastaria menos com mordomias, e os insetos roedores poderiam cumprir sua missão nobre, deglutindo línguas ociosas e parasitárias, que só sabem viver às custas dos impostos dos contribuintes.

-Para aplicar muitos bilhões de reais em estádios e outras obras faraônicas, visando copas e olimpíadas, o governo brasileiro não demonstrou qualquer preocupação com outras prioridades maiores, como verbas para a saúde, para a educação, segurança e soluções para mobilidade e acessibilidade, seja em estradas, ou em cidades.

-No entanto, o SUS continua com valores ridiculamente baixos, para indenizar despesas com a saúde diária do povo, pois sempre se alega que o governo tem que atender muitas outras prioridades essenciais. QUAIS???


sábado, 11 de maio de 2013

COMISSÃO DA VERDADE - A GRANDE MENTIRA DESNUDADA - 1a. parte




O Brasil dos anos 1960 vivia uma redescoberta, um renascimento cultural, comportamental, artístico, comportamental.
Sob a Presidência de Juscelino Kubitschek de Oliveira, a nova capital federal, Brasília, foi construída e o Brasil da Bossa Nova pulsava com as suas novas melodias, a alegria e a irreverência presentes em todas as atividades.
O Brasil doas anos 1960 apresentava uma grande plêiade de boas cabeças, em todas as áreas, que enriqueciam nossa sociedade com muita criatividade, e coragem, em todos os campos de atividade humana.
Música, pintura, canto, cinema, teatro, engenharia, economia, esportes, enfim, o Brasil, além dos canteiros de obras de Brasília, que terminava sua construção, tinha se transformado num imenso laboratório sócio-político-econômico de experimentação de novas visões da vida, desenvolvidas sob o grande sorriso de JK, e o afrouxamento de tensões políticas e militares, que a direita conservadora tinha tentado assacar contra a democracia.
O Brasil sorria com a sua visão, e consciência, de país continental, mas que sentia a irmandade entre todos os seus habitantes, índios, negros, descendentes de europeus, pois todos, invariavelmente, aqui se encontravam em um denominador comum chamado alegria, solidariedade e baixas tensões.
O Brasil sonhava seu futuro, mas sobre a consciência de sua história, de seu passado, de sua dominação pelo império português, e da solidariedade, e generosidade, que seu povo desenvolveu ao longo de quase cinco séculos, de pouca democracia.
A autocrítica intelectual, demonstrada nas salas de aula, no teatro, no cinema, fazia com que a identidade brasileira se afirmasse sobre laços fortes, conscientes, entre todas as etnias que formavam a Nação, e reconhecendo que o respeito mútuo, que a tolerância entre os diferentes, que o idioma único acentuava, se constituía no catalisador, que gerava a grande liga entre visões verticais e horizontais.
Nosso país experimentava, com muita alegria, a soltura de seus governos democráticos, de sua imensa capacidade criativa, uma era de avanços intelectuais e de desenvolvimento social e econômico inovadora, uma vez que aqui se aplicavam as novas teses da inteligência brasileira, desenvolvidas a partir de nossas raízes, de nosso aprendizado histórico, de nossas próprias conclusões sobre o que era brasilidade, efetivamente.
Esse modelo inovador gerou uma liberdade criativa, que deu ao Brasil grandes nomes em todas as áreas do conhecimento, fazendo com que nossa Nação alcançasse posto de destaque no Continente Sul Americano, que ainda se debatia nas contradições de sua origens, que misturavam o poder militar, o eclesiástico, e países muitos desiguais, em seu interior, devido às castas formadas pelos donos do campo e da agricultura, por baixo desenvolvimento urbano, e por atrasos educacionais advindos da concentração de renda.
Com exceção de Uruguai, que era chamado da Suíça Americana, e da Argentina, que tinha um desenvolvimento intelectual vigoroso, originário em sua história cultural e os laços com a Europa, a América do Sul era um continente de injustiças e casuísmos autoritários.
No Brasil nem tudo foram maravilhas, já se tinha experimentado muitas tentativas de golpes, de quarteladas, de gestos armados, mas o governo de JK, seguido por eleições livres e sucessão tranquila, criava um quadro de esperança, de liberdade, de avanço, e de sonho pela nova sociedade que nascia de forma bem brasileira, ou seja, valorizando nossa integração étnica, nossa natureza abundante, e um processo de retomada do desenvolvimento, alicerçado sobre a vontade nacional consciente do processo de edificação de uma nação jovem, mas com uma consciência própria e com valores culturais autênticos.

Mas a geopolítica mundial, num mundo bipartido pelos dois polos de poder, a Rússia e os Estados Unidos, fornecia um pano de fundo de golpes militares urdidos e planejados nas duas matrizes antagônicas.
De nosso lado, os Estados Unidos de John Kennedy, democrata no sorriso, mas conservador e autoritário em suas práticas de governo e poder, desde a revolução cubana, que havia desmontado a rede de cassinos, caça-níqueis, prostituição, e prazer, que empresas americanas exploravam em Cuba,
vinha panejando uma ação sobre o Brasil, tendo em vista suas potencialidades econômicas, e seu peso específico, como possível modelo irradiador para toda a América Latina.
Desde o final dos anos 1959, na CIA, no Pentágono, nas representações "diplomáticas", se planejava uma ação forte, violenta, militar, para garantir que o Brasil, com sua sociedade simpática, e carismática, pudesse servir de exemplo para eventuais guinadas à esquerda.
Grandemente influenciado pela França, com sua tradição de igualdade, fraternidade e solidariedade, apesar das manchas históricas recentes daquela Nação, no Vietnam e Argélia, o Brasil absorvia a criação literária, politica, universitária, que a França gerava, criando um modelo alternativo ao modelão pesado imposto pelos americanos, do binômio Coca-Cola e fast-food, que era usado para dominação cosmética dos menos desenvolvidos.
Após o Governo JK, e a eleição e posse de Jânio Quadros, o Brasil viveu uma instabilidade folclórica, não fossem trágicos os seus resultados, quando Jânio, aos 10 meses de governo, renunciou e gerou uma crise na sucessão.
O Vice-Presidente eleito, João Belchior Goulart, estava em viagem internacional, representando oficialmente o Brasil em visita formal à China.
Naquele 1961 já se sentiu uma grande pressão arquitetada a partir de Washington, quando grupos de militares tentaram impedir que o Vice-Presidente assumisse, de acordo com a lei, o lugar deixado pelo presidente renunciante.
Hoje se sabe que, inclusive, os militares golpistas tinham planos de abater o avião presidencial, matando o vice-presidente, para que ele não assumisse a Presidência da República, dentro do que previa a Constituição Brasileira.



















sexta-feira, 3 de maio de 2013

RISCOS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

OS RISCOS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA
-AS FACES POUCO SUTÍS DO TOTALITARISMO-

Relendo vários trabalhos sobre Mussolini e Hitler, duas lideranças negativas do século XX, pode-se encontrar, lamentavelmente, paralelos com alguns pontos, que ocorrem em nosso Brasil.
Esses dois ditadores, que se impuseram pela mentira, manipulação e promessas falsas, lutaram contra todas as instituições estatais e as destruíram, afetando as estruturas que tivessem funções ordenadoras da conduta humana, mediadoras para os conflitos sociais, e protetoras da cidadania.
Destruíram os governos, demoliram os órgãos estatais/governamentais, e impuseram estruturas totalitárias, ditatoriais, com a força e pela força, de forma a aniquilar quem se pronunciasse de forma contrária, ou que discordasse do poder absoluto perseguido por aqueles dois canalhas e paranoicos, que usaram as mentiras repetidas para manipular o povo, discursos para iludir as massas, e falsas promessas de um país melhor, desde que comandado pelo grupo de assassinos do nazi-fascismo.
Milícias civis, paramilitares, utilizando a escória social daqueles países foram montadas, para ameaçar, pressionar, matar, assaltar, intimidar, constranger.
SA, SS, Gestapo, Juventude Nazista, são alguns exemplos de bandos de facínoras, fardados e organizados com uniformes pretos, botas altas, quepes salientes, metais brilhosos, braçadeiras vistosas, pistolas, punhais, todos os símbolos usados para aterrorizar, para coagir, para desestabilizar, para matar, quaisquer pessoas, autoridades, funcionários, que, eventualmente reagissem contra o desmoronamento do ordenamento legal, da estrutura estatal, ou que se posicionassem em textos pela imprensa ou outro meio.
As forças militares regulares foram humilhadas e colocadas sob as ordens de pessoas sem qualquer instrução, sem qualquer pacto ético, e sem a mínima dignidade.
Tudo baseado no fanatismo, nas grandes manifestações públicas com suas grandes bandeiras, oradores histéricos, e seus símbolos de sangue.
Tudo para imporem a desfaçatez e o desrespeito como norma, a violência como método, a morte como meio de intimidação.Hitler e Mussolini não aceitavam o homossexualismo e perseguiram e mataram muitas pessoas com essa definição e escolha.
Ciganos foram perseguidos por sua cor, negros, judeus, comunistas, ou seja, todos que se pronunciassem de forma diferente ao que aqueles dois assassinos pregavam. Os pretextos para isso, os mais variados, mas nunca com qualquer compromisso com a verdade, ou racionalidade.
Professores respeitados, pesquisadores, músicos, artistas, intelectuais, foram expulsos da Alemanha e Itália, mortos, humilhados, pois o saber e o conhecimento só tinham valor se aprovados, e aceitos, pelo submundo escolhido e nomeado nos cargos públicos, governamentais e estatais, para obedecerem a Hitler e Mussolini, cegamente e sem qualquer respeito às leis existentes ou aos tribunais da época.
O Brasil passa por um momento histórico de afirmação das instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal e o Ministério Público, órgãos essenciais para a Democracia e a República.
Estranhamente, duas Propostas de Emendas Constitucionais-PEC'S, estão sendo gestadas no Legislativo Federal, uma para suprimir atribuições do MP, outra para submeter as decisões do STF ao Congresso Nacional.
É clara a tentativa de não permitir a criação de novos partidos políticos.
Propostas que foram antecedidas por vulgares ameaças e acusações.
E essas propostas ocorrem após julgamento épico, para a sociedade Brasileira, pois a impunidade e a corrupção receberam fortes golpes com sentenças proferidas pelo STF, em processos instruídos pelo MPF.
Casuísmos desse calibre, ameaças, retaliações, constrangimentos sobre Juízes, Ministros, Promotores, foram algumas das ações que levaram a Itália e a Alemanha, ao descontrole do nazi-fascismo, que acabou gerando a destruição da Europa, a morte de mais de 60 milhões de pessoas, e um trauma absurdo, tudo desencadeado por dois processos de tomada do poder, por pessoas inescrupulosas, despreparadas para o convívio democrático.Duas lideranças negativas,  dois párias, que por usarem o poder da palavra, com promessas fáceis e motivados por ressentimentos e sentimentos de inferioridade, decorrentes de suas vidas frustradas, levaram países berços de cultura à guerra e à destruição.Atualmente, são preocupantes as manifestações nada democráticas, de desonestos e corruptos, que tentam atacar, e desmoralizar, o maior patrimônio de um Estado Democrático, voltando suas vulgares ameaças contra autoridades do MPF e STF.
Justamente as duas instituições que podem servir de controle aos atos de força contra a cidadania, perpetrados por agentes ou servidores públicos, que se aproveitam do poder, e do dinheiro roubado, ou desviado, para corromper, denegrir, difamar, e constranger.Assim, convido-os a uma profunda reflexão sobre o processo democrático e republicano, único regime até agora demonstrado no mundo como o mais adequado à vida no coletivo, e sobre essas vilanias disparadas contra a evolução de nossa sociedade, e a favor da concentração de poder, que, como mostra a história, só produziu ditadores ressentidos, destruição e perseguição aos livre pensadores.
Um sociólogo alemão, no pós segunda guerra mundial, que foi de 1939 a 1945, foi entrevistado por jornalistas, que a certa altura lhe perguntaram:
"Como uma nação como a Alemanha, berço de cultura e da arte, amante da poesia, que teve grandes nomes da musica e da ciência, se dobrou ao nazismo, e foi comandada por Hitler, uma pessoa de baixo nível, que nem alemão era, e que usou a propaganda e os discursos, para mentir e manipular o povo alemão?"
O sociólogo pensou, meditou, e respondeu:
"Nunca na história alemã, tanto lixo humano, tanto rebotalho social, se aglutinou em torno do poder, do governo de Hitler.
Hitler só existiu pela sólida base de podridão que construiu sobre o ressentimento alemão da primeira guerra, e a subsequente crise econômica.
Nunca tantos ladrões, corruptos, assassinos, fizeram parte do poder na Alemanha.
A Alemanha foi vítima de suas próprias crenças, de seus próprios ressentimentos, de sua ânsia de poder, de seu militarismo agressivo, e de ter permitido
que falsos salvadores da pátria ficassem tanto tempo com poder ilimitado em suas mãos."
Algum paralelo com nosso Brasil atual?
A sociedade Brasileira precisa despertar e posicionar-se logo, em apoio às instituições como Ministério Público e o STF, para evitar que o Brasil desperte
tarde demais, quando estiver envolvido pelo banditismo, e dominado pela violência dos que só querem o poder, para mais poder, para mais ter.

Danilo Aronovich Cunha - Educador e Consultor
Coordenador da Escola de Governança e Cidadania Ativa
ACM-Associação Catarinense de Medicina