terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NOSSA PÁTRIA MISTERIOSA

O Brasil é mesmo um grande mistério!
O IBGE realizou pesquisa e constatou que a qualidade hoteleira é baixíssima em nosso país.
Só deve melhorar um pouco, por pressão da demanda dos 3,7 milhões de turistas esperados na Copa de 2014.
Muitos dos turistas que vieram ao Brasil neste verão, reclamaram dos elevadíssimos preços da alimentação, da hospedagem, e do baixíssimo grau de qualidade.
Isso talvez explique os motivos de milhões de brasileiros viajarem aos EUA, pasmem, para comprar roupas bem mais baratas.
Os aeroportos estão em crise de gestão. Ou falta dela.
Tudo não funciona bem nesses ambientes, a começar pela falta de tabelas de valores das passagens, que atendem interesses outros, menos os dos passageiros.
Os preços oscilam conforme o momento.
O que se sabe, é que são as passagens mais caras do mundo.
Valores de passagens entre capitais brasileiras chegam a ser mais caros que viagens para EUA, Canadá e países da Europa.
Em muitos aeroportos os passageiros têm as suas malas assaltadas, são roubados pelos clandestinos que atuam como cambistas, ou os transportadores ilegais.
As estradas brasileiras, muitas delas privatizadas, com a ideia de melhorar a manutenção e o desempenho, oferecem sofríveis serviços, mas cobram bem os pedágios.
Os serviços de telefonia celular são considerados dos piores, e mais caros, também na escala mundial.
A alimentação sobe em percentuais acima dos patamares esperados.
Os salário baixíssimos.
O novo "piso" nacional para os Professores, que deveriam ter as melhores remunerações do país, é de pouco mais de R$ 1.400,00, isso mesmo mil e quatrocentos reais.
Quanto ganham as "autoridades" neste mesmo Brasil???
Quais são os valores das verbas de gabinetes dos legisladores, nos três níveis?
A classe política, então, é algo surreal.
A vaidade e o personalismo imperam, a incompetência assola, a corrupção é uma prática que recebe indulgência corporativa, e a educação, saúde, segurança e infraestrutura não recebem o tratamento prioritário que a cidadania, e os contribuintes merecem.
Não fossem as denúncias da imprensa e muitas coisas jamais viriam a público.
O misterioso é saber como esse país funciona.
Esse "sincretismo" precisa acabar, e o país ser passado a limpo!
Só mesmo a imensa, e elástica tolerância do cidadão brasileiro é que explicaria a manutenção desse estado de coisas.
Não será chegada a hora de começar a exigir mais?
Não será o momento histórico de mudar nossa atitude tão leniente, tão complacente com essa barbárie e desconsideração com a cidadania brasileira?
Ou somos, e concordamos com isso, cidadãos de segunda categoria, e que aquilo que for dado está bom, e nos conformamos?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PONTE HERCÍLIO LUZ - FLORIANÓPOLIS

Com a fartura de imagens de tv, fotos em jornais, e comentários, sobre a demolição de ponte similar nos EUA, será que está criado o clima para a realização de um plebiscito, em Floripa, para decidir entre a demolição ou a reconstrução da antiga ponte?
Como estará a distribuição da população de Floripa, entre a parcela que
apoia a preservação da Ponte Hercílio Luz, e aquela parte que tem pouca
ligação afetiva/histórica/cultural com o nosso símbolo???

Pense nisso!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CORRUPÇÃO -

- Fraqueza humana, doença social -



A corrupção é um estado de permissão, de permissividade, que se instala e corrói uma sociedade, uma corporação, um grupo, uma associação, seja ela de que natureza for. A corrupção, normalmente, se dá numa relação de poder, entre agentes privados ou públicos e que, via de regra, visa a obtenção de vantagens para pessoa ou pessoas. Para ocorrer a corrupção tem que haver, no mínimo, dois agentes, corruptor e corrompido, o acobertamento e a impunidade, a conivência e a aceitação. A corrupção, em seu sentido básico quer dizer decomposição, apodrecimento, desmoronamento. Quando a corrupção deixa de ser uma ação encoberta, feita na sombra e protegida dos instrumentos legais e passa a ser escancarada, cínica e arrogante, é porque existe um ambiente propício, um caldo cultural, uma sonegação da verdade e das informações que possam conduzir à verdade e ao desmascaramento dos atos e das tentativas de deformação das leis . O risco da visão de que leva vantagem quem pode é o de se criar uma atitude de ceticismo na sociedade, que passará a ser comandada pelo cinismo. Corrupção deve ser estudada e prevenida desde a escola, no nível coletivo, e desde a mais tenra idade, no seio familiar. Valorizar a honestidade, a obtenção de bons resultados pelo esforço e pelo mérito, as conquistas de toda ordem na vida através da dedicação e capacitação, é obrigação dos pais. A Escola precisa trabalhar e potencializar os bons valores que elevem a boa base da família a toda a ação em nível coletivo. A corrupção deve ser analisada e combatida nas suas ocorrências pontuais, desde que a sociedade entenda que não pode ser benevolente com qualquer tipo de transgressão que possa ajudar a criar as condições de uma propagação incontrolável das posturas corruptas travestidas de espertezas A corrupção é a decomposição dos valores de respeito coletivo e da construção de um pacto público que ajude a criar um espaço de convívio respeitoso .
As sociedades tidas, hoje, como desenvolvidas, têm como característica principal um ordenamento legal forte, uma ação permanente do Estado usando seu poder de polícia e uma atitude cidadã controladora e fiscalizadora do cumprimento das leis. A corrupção é um adversário oculto, que age dentro e pelas costas como um agente inimigo infiltrado e gera os piores resultados que a sociedade poderia imaginar. Grandes somas de valores são desviados para interesses individuais, programas públicos são dirigidos para atingir objetivos pessoais focados em ganhos escusos e em enriquecimento ilícito com recursos essenciais para áreas prioritárias de toda a sociedade.
Há muito tempo, ouvia-se uma frase no Brasil que dizia que ou o país acabava com a formiga tipo saúva , ou a saúva acabaria com o Brasil.
Na atualidade basta substituir a palavra “saúva” pela palavra “corrupção” e veremos que é uma verdade comprovada diariamente pelas notícias veiculadas em toda a imprensa nacional. Precisamos despertar toda a sociedade Brasileira para uma grande cruzada pelo respeito ao direito de todos, pelo respeito ao bem comum e pela visão clara e corajosa que a corrupção só existe através de atitudes complacentes que acabam estimulando-a e aco bertando-a. O uso da força por qualquer tipo ou instância de poder, seja ele econômico, político, financeiro, pessoal, ou de grupo, para obter vantagens, de qualquer natureza , é um ato de corrupção, pois estará gerando ganhos não merecidos, gerando injustiças, desviando recursos de suas reais e necessárias aplicações e , o que é pior , estimulando o apodrecimento das relações sociais , prestigiando o covarde , o ladrão , o transgressor das normas e leis e impedindo o desenvolvimento saudável e qualitativo dos espaços coletivos da nossa sociedade. Um Estado forte e competente, uma cidadania atuante e fiscalizadora, movimentos sociais conscientes e controladores, reprimem os jogos de conivência conveniência, que sempre acabam desaguando no compadrio e nos conchavos. Uma sociedade efetivamente Republicana, preza a transparência de todos os níveis de poder, sejam privados ou públicos, exigindo permanentemente a punição dos desvios e o respeito pleno aos direitos humanos, individuais e grupais. Nepotismo é corrupção, uma vez que utiliza e drena verbas públicas e privadas, acarretando aumento de renda familiar de quem se aproveita do poder para empregar parentes, que não passariam em um concurso público que valorizasse a competência. Tirar proveito dos hiposuficientes é corrupção, pois desrespeita direitos humanos básicos previstos em leis. O hiposuficiente é todo o ser humano que, por uma condição qualquer de perda ou diminuição de suas capacidades, é ludibriado em algum direito, mesmo sem sabe-lo ou sem a devida consciência, por ato de força ou por superioridade de meios, que podem ser desde uma situação hierárquica maior até o uso de informação privilegiada, seja ela de origem privada ou pública. O vulgo “carteiraço” é corrupção, pois agride o princípio da igualdade. Furar filas, especular com informação reservada, apropriar-se de espaços públicos para lucrar com iniciativas ilegais, proteger parentes, amigos ou apadrinhados quando cometem crimes, manipular informação para dirigir a opinião pública, sonegar a verdade para enganar a boa-fé dos cidadãos em geral, são alguns dos atos que ajudam a desmantelar o respeito que é insumo essencial para a boa prática ética e para a consolidação da Democracia representativa e participativa .

AMOR

Amor

o amor verdadeiro não
se escolhe,

ele acontece..

Renovação

Renovar-se é acompanhar a evolução.
Evoluir é aceitar as mudanças e a progressão da vida.
O tempo é elemento essencial para a evolução.
Ao mesmo tempo que nos envelhece, nos presenteia com a experiência, a maturidade e a sabedoria.
O segredo é o equilíbrio, entre a energia abundante, que tudo quer abraçar e realizar, e a serenidade, que compara, correlaciona, analisa, e pondera.

UMA PESSOA MUITO ESPECIAL

Ontem reencontrei uma pessoa muito especial.
Uma pessoa que já nos fez sonhar muito, que já nos propiciou muitas alegrias, muito enlevo e muito encantamento.
Acho até, que essa pessoa já mereceria uma homenagem, muito especial, de Santa catarina, por tudo o que já fez por nosso Estado.
Essa pessoa é Gilberto Gerlach.
Ele se dedica há muitos anos ao cinema, a promover o bom cinema, a disponibilizar a arte cinematográfica para os catarinenses.
Fiquei feliz com o reencontro, e triste com o que dele ouvi.
Quando lhe perguntei se, agora, que o cinema do CIC estava devidamente recuperado, depois de um prolongado processo de demolição, e abandono, ouvi a resposta "não".
Gilberto é dessas pessoas que se dedicam a seus ideais, e o cinema recebeu dele, sempre, uma atenção especial.
O seu não retorno ao Clube de Cinema representa uma perda.
Conheci Gilberto nos anos 70, quando o Clube de Cinema funcionava no antigo Theatro, na Praça Central de São José.
Depois, com a inauguração do CIC, a atividade foi deslocada para lá.
Foram muitos anos em que a presença de Gerlach era sinônimo de excelente qualidade nos filmes escolhidos.
Sua sensibilidade, sua dedicação, sua presença nos melhores festivais mundiais, eram garantia da grande qualidade, e atualidade, com que éramos presenteados pelo Clube de Cinema, com que ele nos agraciou, graças a seu esforço pessoal.
"Volta Gilberto" seria o movimento correto para que SC voltasse a ter esse ser humano de volta, para nos agraciar com a sua inspiração e bom gosto.
Mas se ele não voltar, quem sabe, o Governo do Estado possa lhe atribuir uma merecida homenagem, por tudo que ele representa, esse ícone do que o "Oscar", "Cannes", "Gramado" e outros tantos grandes certames cinematográficos oferecem à humanidade, como contribuição ao sonho, à criatividade, e à esperança, de que a arte vença a violência, e de que a beleza, como disse o grande dramaturgo russo, ainda possa salvar o mundo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A CRISE GREGA E O SONHO DOS ESPECULADORES

A Grécia está em crise, pesada, de ajustes, de apertar cintos, de cortar na própria carne.
É uma fase muito difícil.
A Europa se ajusta ao Euro, os países membros da UE repassam a lição de casa e fazem os necessários reapertos em suas estruturas para corrigir o que se passou por inexperiência de uma moeda única.
Mas todos sabem a importância da União Européia para o mundo.
A binariedade China/EUA só interessa a esses dois atores, e aos que disso se beneficiam.
O mundo necessita desse terceiro prato da balança, que é a UE.
O que chama a atenção na crise européia, e grega, é o assanhamento voraz dos especuladores em todo o mundo.
Sabe-se muito bem que foram os especuladores, banqueiros, e outros agentes financeiros menos escrupulosos, que geraram as recentes crises, que abalaram o mundo.
Veja-se o caso da GM, que em 2008 e 2009 pedia que o governo norte-americano lhe trocasse as fraldas, e logo depois esbanjava dinheiro público, do governo, dos contribuintes dos EUA, pagando grandes bônus a seus dirigentes. Onde estava a crise de poucos meses atrás?
Veja-se o caso dos bancos que quebraram, ou quase quebraram, graças aos movimentos especulativos e aos papéis podres que venderam a todo o mundo.
Tudo isso quer se esquecer muito rapidamente.
Com muito dinheiro de propaganda despejado nas mídias mundiais quer se colocar alguns países europeus como os culpados por uma crise que é do capitalismo, foi produzida pelos atores acima citados, mas não começou na Europa.
E a pobre Grécia é a bola da vez.
E a Europa, esses especuladores querem culpar por tudo.
Mas a verdade é que a Europa unida, bem regulada, com um banco central único, com uma moeda forte, começa a assustar os especuladores.
E eles reagem querendo classificar, através dos suspeitos diagnósticos das privadas agências de classificação de riscos(?)como situações periclitantes, as dos países só da Europa.
Mas onde estavam essas mesmas agências quando os EUA quebraram, quando os bancos dos EUA quebraram, e quando grandes grupos norte-americanos levaram o mundo à crise de 2008? Onde estavam quando os especuladores norte-americanos lançaram os "derivativos"?
Mas, agora, interessa desgarrar a Grécia da Europa Unida.
Agora interessa isolar a Grécia, para que ela saia do Euro e fique só, dependendo dos empréstimos dos grandes vampiros financeiros, para que seja transformada num novo paraíso fiscal, sem governo, sem autonomia, mas com a sensação de estar rica, grande prestadora de serviços financeiros.
A Grécia tem o perfil ideal para ser retirada da Europa Unida e ser transformada num paiseco artificial.
Território lindo, local ideal para turismo, economia pequena e fraca, e grandes negócios que podem ser feitos, com a sua infraestrutura, com as redes de hotéis, e outros grandes negócios, com os quais os especuladores gostam de glamurizar os locais que eles passam a dominar para hospedar seus caixa-dois, seus dinheiros escusos, vindo da sonegação, da desonestidade e do crime.
E a pobre Grécia tem o perfil ideal para sediar o novo paraíso fiscal, ainda mais nas barbas da velha Europa, que se atreveu a construir uma unificação, que tem tudo para começar um novo processo produtivo, e social.
Assim se possível for enviar uma mensagem para a Grécia, para aquela sociedade que sofre com tantos ajustes e tantas dificuldades, se poderia recomendar àquele povo, que contorne a crise, que reforce a UE com a sua presença, e que não deixe seu território ser transformado num enganoso campo de manobras do capitalismo especulativo mundial, que começa a ter poucas opções, graças às próprias crises geradas, pela grande sede de sangue, na forma de dinheiros alheios, que se acostumaram a sorver, e a absorver.
Pois se a Grécia se retira da UE não lhe restará outra opção do que emitir moeda, o velho dracma, inflacionar a sua economia, tomar enormes empréstimos, a juros nada regulados, nem transparentes, os quais terá que pagar com seu sangue, com sua história e com sua alienação como nação soberana e como berço da história mundial.
Os capitais financeiros especulativos se encarregarão de arrasar a Grécia, assim como os exércitos norte-americanos o fizeram no Iraque, quando apagaram do mapa aquela belíssima história, ilustrada com tantos monumentos e templos.
A "doutrina do choque" será usada sem tanques, sem canhões, sem soldados, mas com a pior das tropas de ocupação, e destruição, com as moedas podres, com os papéis micados, que os "fazedores de crises" gostam de usar para dominar países em crise, ou para produzir crises, onde seus interesses apontam.
Até que o mundo desperte!

SEAN PENN E AS ILHAS MALVINAS - O ATOR E O PRÍNCIPE DAS FORÇAS ARMADAS INGLESAS

O ator americano Sean Penn criticou nesta terça-feira em Montevidéu a atitude da imprensa diante de seus comentários sobre o colonialismo britânico feitos um dia antes em Buenos Aires, ao citar a Grã-Bretanha na disputa por soberania com a Argentina pelas Malvinas.
"Ontem (segunda-feira), em Buenos Aires, falei diante da imprensa e não esperava estar imune a paráfrase (...), no entanto, farei um pequeno esclarecimento em relação aos assuntos de Grã-Bretanha e Malvinas", disse Penn em coletiva de imprensa em Montevidéu.
"Deus, quão sensível as pessoas estão com a palavra colonialismo. Particularmente aqueles que exercem o colonialismo", disse. "Há muitos tipos de colonialismo (...). É impensável que a Grã-Bretanha tenha tomado conscientemente a decisão de enviar um príncipe que faz parte do exército às Malvinas, tendo pleno conhecimento da enorme sensibilidade emocional das mães e pais na Grã-Bretanha e Argentina que perderam seus filhos e filhas em uma guerra nessas ilhas", completou Penn.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO CORPORATIVA - A EDUCAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Empresas são unidades sociais produtivas.
Geram serviços ou produtos para suprir as demandas das pessoas.
As empresas são entidades que transformam insumos, para que as pessoas tenham soluções para as suas necessidades.
As estruturas empresariais estão cada vez mais descentralizadas e horizontais.
As estruturas tendem a diminuir os nivéis hierárquicos envolvidos.
Para isso, torna-se necessário que as equipes estejam cada vez mais conscientes e
capacitadas, para poder oferecer soluções.
Só se pode implantar descentralização, e horizontalização, com treinamento intensivo, para que as pessoas possam assumir os novos desafios, e funções.
A qualidade dos serviços, ou produtos, gerados pelas empresas depende cada vez mais das capacidades de percepção de situações e capacidade de reação das equipes.
O processo de treinamento é permanente, e as organizações que priorizam as atividades de capacitação, se destacam no mercado, junto à opinião dos consumidores, como organizações que atendem bem.
Outro ponto importante é a formação de uma cultura própria da organização.
A cultura corporativa se forma a partir das orientações da direção, do tempo de vida das organizações, e da sua capacidade de construir, registrar e divulgar, seu padrão cultural.
Esse padrão é um histórico da sua atuação, o que se aprendeu no tempo, em conjunto com a direção, a equipe e os clientes.
O padrão cultural tem que ser flexível a ponto de incorporar as novas tecnologias, e as inovações necessárias.
Não pode ser baseado em conceitos rígidos, para facilitar a incorporação das modificações que se fizerem necessárias.
Para a formação do padrão das empresas, a gestão do conhecimento se faz altamente necessária.
Nas empresas temos o conhecimento adquirido, o desenvolvido em pesquisas e estudos internos, e as tecnologias adquiridas, que acabam gerando novas necesidades.
A gestão do conhecimento tem que abranger todas essas etapas, para que a empresa não perca grande volume de conhecimento, que fará parte do padrão da empresa, ou que ele se dilua com o tempo.
Nas organizações públicas, também existe a necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, pois a prestação de serviços ao público consumidor/contribuinte segue as mesmas diretrizes das organizações privadas.
Nas empresas privadas o consumidor adquire um serviço ou produto e exige um grau de qualidade, pois está pagando por aquilo.
Nas organizações públicas o consumidor também está pagando aqueles serviços, através dos impostos que arrecada, e quer qualidade no que recebe.
Agregando-se à capacitação das pessoas, está o processo de conscientização dos conceitos e padrões éticos, tais como missão e valores, que devem ser permanentemente atualizados para todas as equipes.
Consumidores conscientes exigem, cada vez mais, que as empresas atuem dentro da ética e cumpram as leis, com elevados níveis de qualidade.

EDUCAÇÃO

Educa-se com as pessoas, e não somente para as pessoas.
Quem aprende é agente importante para formar conhecimento.
Conhecimento é informação pesquisada, e estruturada, que visa a felicidade humana.
Com mais conhecimento temos melhores condições de decidir as inovações e mudanças em nossas vidas.
Temos que desenvolver clareza de objetivos, economia de recursos, e senso de oportunidade.
Só podemos traçar objetivos claros se tivermos inputs confiáveis como elementos que subsidiem nossas decisões.
Esse é o papel da educação, é um grande processo de libertação humana, pela informação e pelo acesso ao conhecimento.
Por isso, a extrema prioridade com que os mestres, professores, e a educação em si, necessitam ser tratados, pela sociedade como um todo, e em especial pelos governos.
Da qualidade da educação dependerá, diretamente, o padrão de formação das pessoas das gerações futuras.
E o futuro começa a cada minuto, a cada momento.
Por isso não podemos perder tempo.
Educar é uma necessidade cada vez maior.
Com um mundo que tem muita informação disponível, por todos os meios tecnológicos que abundam, cada vez é mais urgente construir a capacidade da análise, da correlação, e do raciocínio, este sim a grande ferramenta que nos conduzirá para uma sociedade mais desenvolvida.
Uma população educada, informada, com competência relacional e lógica, com certeza será uma sociedade livre e mais feliz.
Portanto, mãos à obra!!!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA E SISTEMA PENITENCIÁRIO, NO BRASIL

Num país que privatizou dois aeroportos por 24 bilhões de reais, que constrói estádios milionários para a Copa de 2014, e todo um ambiente para a Olimpíada de 2016, o que não se pode ouvir, é a queixa de que faltam recursos para a segurança pública e para a recuperação da cidadania, no sistema penitenciário.
Temos, hoje no Brasil, 512.000 apenados cumprindo suas penitências, em prisões estaduais e federais.
Desses todos somente alguns pouquíssimos cumprem regime de trabalho.
Todos nós sabemos da importância do trabalho para a saúde do ser humano.
Física e mental.
Através do trabalho nos sentimos integrados, aceitos, produtivos, e colaborando com a sociedade.
Privar pessoas condenadas a não ter trabalho, além do grande mal sócio-político que se comete, ao não ressocializar os apenados, transforma as prisões brasileiras em escolas de reincidência.
Setenta e cinco por cento, 75%, é o índice de retorno às prisões, pela repetição de crime.
Cada apenado custa ao Brasil, entre R$ 1.600,00 a R$ 3.000,00 por mês, quantias que para nada servem, ou servirão, se um programa de trabalho abrangente deixar de ser implantado para toda essa população penitenciária.
Não esqueçamos que homens e mulheres formam essa população, que lá está literalmente pagando seus pecados, mas que necessitam da oportunidade produtiva para sua reintegração à sociedade.
São pessoas que cometeram erros, estão pagando por eles, e não podem ser condenados, novamente, ao abandono, à parasitária vida improdutiva, ao inferno de permanecer anos e anos em uma situação sem perspectivas, a não ser voltar a delinquir.
Assim, aqui fica a sugestão aos governos estaduais e federal.
Façam uma política pública, que custará muito menos que dois aeroportos, muitíssimo menos que uma copa e uma olimpíada, mas que vai trazer de volta ao convívio de todos, aquele meio milhão de cidadãs, e cidadãos, que querem voltar à normalidade do convívio, mas que são impedidos pela ausência de medidas adequadas.
Além disso, as penitenciárias deixariam de ser meros depósitos de prisioneiros sem perspectivas, que acabam vendo nesses estabelecimentos um sinônimo de inferno na terra.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PALESTRAS&SEMINÁRIOS - PROGRAMAÇÃO 2012

DANILO ARONOVICH CUNHA –

-Palestrante
-Conselheiro/Mentor Profissional
-Facilitador Certificado Licenciado Pelo Programa Friends For Life (Austrália),
e Programa AMIGOS (Brasil) – Para Desenvolvimento da Resiliência Como Prevenção
à Ansiedade, e Desenvolvimento da Competência Relacional

-Danilo Aronovich Cunha reúne experiência em gestão pública e privada.
Atuou em organizações privadas e públicas, em âmbito estadual, nacional e internacional.

Foi Executivo do Escritório da ONU em Santa Catarina, Consultor da ONU e Coordenador Do PNUD para Projetos de Desenvolvimento Local e Regional, em SC. Diretor e Professor da Escola de Governo e Cidadania-UDESC, Diretor e Professor da Escola de Formação Permanente-Fundação Ulysses Guimarães. Ocupou o cargo de Secretário de Estado em Governos Estaduais, na Casa Civil e Planejamento, dirigiu Empresas da área de Tecnologia e TI, como Sapiens Parque S.A., Ciasc S.A, Embratel S.A (em SC), foi dirigente associativo na ACIF, SUCESU-SC, Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Membro do Conselho Estadual de Cultura-CEC, entre outros.
Formação básica: cursos especializados de gestão de empresas privadas, administração de RH, gestão de pessoas, marketing, processamento de dados, projetos de telecomunicações, comunicação de dados, tecnologia da informação, sociedade da informação, especialização em processamento de dados, curso superior em comércio exterior.
Formação avançada: cursos especializados na área de gestão de pessoas, formação e desenvolvimento de equipes, perfís comportamentais e relacionais: -La salud y El Bienestar del Personal(ONU), Como Trabalhar com Grupos e Equipes, Fundamentos de Psicopatologias e Neurociências, Estudos Avançados em Neurociências, Mediação de Conflitos, Workshop Pós-Congresso da APPAL, com a Dra. Psc. Paula Barret – Programa Friends For Life (Austrália), Curso ICTC- Profa. Psc. Tâmara Rezende Para Formação de Facilitadores Licenciados do Programa Friends For Life, Programa AMIGOS (Brasil) – Desenvolvimento da Resiliência/Competência Relacional.
________________________________________________________________________

Palestras & Seminários
Danilo Aronovich Cunha organiza e apresenta palestras e seminários para desenvolvimento humano, e capacitação de pessoas, grupos e equipes, em ambientes empresariais, familiares e sociais.
Os temas podem ser customizados conforme a demanda de cada cliente, tanto pela relação abaixo como outros determinados pela natureza da organização contratante.
-A Gestão da Mudança – a inovação se apóia na capacidade de mudar. O campo da inovação não está restrito ao desenvolvimento de novos produtos/serviços. O comportamento humano é vetor determinante no processo de mudança.
-O Gerente Multiplicador – o processo de educação corporativa das equipes de colaboradores tem nas gerências um papel fundamental. Equipes conscientes e engajadas produzem melhores resultados e perenizam o negócio.
-Competência Relacional – bons ambientes de trabalho são construidos por pessoas equilibradas, e com atitude flexível. Colaboradores com habilidades sociais relacionais desenvolvidas formam grupos mais produtivos, interativos e focados.
-Gestão Participativa – as organizações, privadas e públicas, necessitam desenvolver o conceito da participação ampla na construção, e fiscalização, de políticas públicas, que atendam as demandas da sociedade.
-Desenvolvimento Local Municipal – o desenvolvimento integrado inicia no município. É responsabilidade social das organizações, privadas e públicas, participar do processo de definição de objetivos e metas, que reverterão na melhoria da qualidade de vida.
-Formação de Jovens Profissionais – pessoas recém formadas, em cursos técnicos ou superiores, necessitam de formação complementar para conhecerem a complexidade atual da sociedade nacional, e do quadro mundial, com o objetivo de ajustar seu foco produtivo.
_______________________________________________________________________
Algumas palestras e seminários já realizados:

ONU, PNUD, OAB, UNISUL, ENA-BRASIL, CLUBE DE PROPAGANDA&MARKETING, ASSESC, UNISANTOS, TCE-SC, ACIF, SEPLAN, UNIMED, ESCGOV/UDESC, AEMFLO, SUCESU-SC, ACEI, NÚCLEO EMPRESARIAL PARA PDP, OLAGI, ESEMPLAN, CCT/CDL, FAC. ESTÁCIO DE SÁ-CURSO DE MARKETING, SOGEPLAN, UNERJ, ACIB, ACIJ, CESUSC, AVINA, UDESC, GOVERNO DO ESTADO de SC-SEMINÁRIOS REGIONAIS DE DESCENTRALIZAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, FLORAM, Neti-UFSC, CTC-UFSC, ENCONTRO ESTADUAL DE PREFEITOS, ENCONTRO LATINOAMERICANO DE GESTORES MUNICIPAIS, CIDADE FUTURA.
________________________________________________________________________

CONTATOS:

Danilo Aronovich Cunha
Telefone: 48 – 91154000
Email: danilocunha@terra.com.br
FaceBook: danilo aronovich cunha
Blog: www.danilocunha.blogspot.com

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA. ESTADO, E CIVILIZAÇÃO

A evolução humana foi muito lenta.
Somente nos últimos 50 anos da humanidade, é que se desenvolveram conceitos mais abrangentes em termos de direitos humanos.
A construção do conceito, e da figura de um Estado, ente de congregação comum entre cidadãos, também é historicamente recente.
O ser humano se debatia entre reis, pessoas que se apoderaram da força, justificando-se como enviados divinos, por não terem qualquer outra explicação para o poder, que tinham assumido.
A passagem dos reis para as leis, com um ordenamento legal comum a todos os cidadãos, foi das maiores, e mais significativas mudanças históricas, que permitiram os estágios atuais de evolução.
E da construção de civilização, pois as sucessões entre humanos da mesma família, como o era nas monarquias absolutistas, só permitia a perpetuação de um grupo, sem qualquer mérito para isso, e sem qualquer poder de escolha por quem deveria segui-los e obedecê-los.
Lamentavelmente, as etapas de avanço na humanidade se seguiram, via de regra, às grandes guerras, grandes morticínios, que fizeram as pessoas refletirem sobre seus efeitos danosos e destrutivos.
Uma das grandes lições que os últimos dois séculos nos deixaram de legado, foi justamente a conclusão que necessitamos desse ente comum a todos, intitulado Estado, que de forma impessoal, rotativa, representando a média do pensamento dos cidadãos, os coordena e controla.
Kelsen, grande jurista Europeu definiu o Estado como "condução da conduta humana", uma das mais belas e abrangentes conceituações dessa abstração que é a instituição estatal, mas mais importante que qualquer outra estrutura material, que possa o ser humano ter construído.
Quando abordamos questão "Segurança", estamos justamente abordando uma das questões mais cruciais da construção da civilização. Os direitos iguais precisam ser garantidos, a qualquer custo, sob o risco de regredirmos ao estágio dos privilégios e da ausência legal, quando os reis mandavam, conforme o humor do dia, ou do momento, e quem não os obedecesse poderia sofrer toda a sorte de castigos, desde o chicote, até a morte.
Assim, a democracia, e o Estado de direito, se apoiam sobre o tripé democrático dos poderes constituídos, escolhidos pelo voto secreto, sobre o elenco legal, a ser observado e obedecido por todos, indistintamente.
E o instrumento que o Estado possui, dentro da lei, afinado com a democracia, e que serve para manter a sociedade em ordem, é justamente a força policial.
Por isso, que as polícias necessitam ser devidamente valorizadas no Brasil, pois se equivalem ao Executivo, ao Judiciário, e ao Legislativo, na garantia do cumprimento legal, e na paz que a sociedade precisa para produzir, e construir seu avanço, quantitativo e qualitativo.
O que nos separa da barbárie, e do retorno ao primitivismo, além da nossa evolução cultural e conceitual, como espécie humana, é o ordenamento legal, e seu escrupuloso cumprimento.

A Felicidade

alguém viu uma moça bonita por ai?
dizem que ela é muito suave, e muito intensa,
falam que ela se veste com mantos sedosos, de cores alegres, e desenhos bonitos,
ela afaga, acaricia, cutuca, e desperta,
ela empurra, apressa, faz até correr,
ela não segura, não freia, não desestimula, nem esfria,
dizem que ela se chama felicidade,
e, por isso, só ajuda, só motiva,
mas, para encontrá-la, temos que fazer algumas coisinhas,
precisamos nos gostar, gostar, verdadeiramente, do que queremos,
não basta querer, temos que amar a quem queremos,
não basta amar, precisamos dizer a quem amamos,
e não basta dizer,
temos que viver o amor, por quem dizemos amar!

Rumos e Encontros

Rumos

Em nossa vida, nem sempre somos comandantes de nossos destinos, e direções.
Muitas vezes, sem esperar, somos arrancados de situações e lugares, e colocados diante de contextos inesperados.
Deixamos lugares, pessoas, paisagens, e temos que nos adaptar.
Engolimos a saudade, escolhemos as opções que nos restam, tocamos em frente.
Mantemos, sempre, a lembrança viva, a vontade de retornar, a vontade de congelar, para reencontrar tudo igual.
O tempo dilui tudo, o tempo é sábio, o tempo nos ensina a relativizar, a aliviar as dores, a menos sofrer.
Mas como rever os que se foram, como reencontrar as casas demolidas, como recuperar a sombra de uma árvore, que já não há?
E o barco precisar navegar...
Não podemos direcionar o vento, mas podemos posicionar nossas velas.
Nem que seja rumo a novas paragens, e paisagens...










Encontros

Todos temos encontros marcados em nossas vidas.
Com o amor,
Com a felicidade,
Com as alegrias,
Com as belas pessoas,
Com as más pessoas,
Com as mudanças,
Com as tragédias,
Com as tristezas,
Com nossos sonhos,
Com as nossas esperanças,
Com bons amigos,
Com a vida,
Com a morte,
Com o renascer,
Com a nossa consciência,
Conosco,

O importante, é usar o relógio correto,
O horário adequado,
Os ponteiros certos,

Para não haver desencontros...

Humanidades e performance

Você sabia que um bom abraço libera endorfina?
Você sabia que um sorriso acalma e encoraja?
Que um momento de atenção gera a sensação e acolhimento?
Que um aperto, sincero, de mãos cria um momento cálido e afetivo?
Que um "bom dia", alto e alegre, contagia para a alegria e positividade?
Que a solidariedade é um alimento inigualável para a alma?
Que uma pequena ajuda produz enormes resultados?
Que se algum colega ou amigo demonstra tristeza ou preocupação, ambas passam mais rapidamente, se receberem um minuto de ajuda, ou interesse?

Então, amigas e amigos, vamos mais, em nosso dia a dia, em nossas empresas, trabalhos, escolas, famílias, aumentar as doses de:

-abraçar
-sorrir
-dar atenção
-apertar as mãos
-dar bom dia!
-solidarizar-se
-ajudar
-ajudar

Quem sabe o mundo começa a melhorar, a partir das pessoas, de nossas rotinas, que podem ser muito empobrecedoras, mas, também, muito ricas, e potencializadoras.
Falando nisso, como estás, e quais teus planos para o ano de 2012?
Um bom ano, com bons filmes, leituras, passeios, sem esquecer dos bons momentos de reflexão.
Com muito afeto, afagos, e abraços.
Assim, recomeçaremos com as baterias afetivas bem carregadas, e com muita alegria para oferecer aos outros.

AMIZADE

pedacinho, ou pedação de amor,
sentimento permanente,
lembrança constante, em bons e maus momentos,
alegria, sempre, ao reencontrar,
relação bonita, despretensiosa,
um presente a cada reencontro,
divide alegrias, tristezas, silêncios e contemplações,
ajuda a cicatrizar feridas,
potencializa alegrias,
constrói felicidade,
soma boas energias,
festeja o sucesso,
enfim, sem ela não se vive...

NECESSIDADES REAIS E CONSUMISMO

A ansiedade se forma diante de muitas expectativas.
Quanto mais queremos, menos temos a sensação de conseguir.
Dai para a frustração, é um pequeno passo.
A vida necessita de poucas coisas.
Abrigo, roupas e um telhado.
Alimento, pois não sobrevivemos sem isso.
Amor, pois nossa alma se alimenta de sentimentos.
Trabalho, para produzir nosso sustento.
Amigos, para dar alegria à vida.
E o que mais mesmo?

SONHAR

é se deixar levar numa viagem sem previsão de término, ou chegada.
Sem compromisso com a racionalidade.
Sem qualquer parâmetro ou limite.
É querer alcançar percepções maiores, sem medo.
É gostar do que se quer gostar, e só fazer o que nos faz bem.
É usar toda a nossa sensibilidade.
Descobrir o que nossa censura encobre.
Voar alto, sem receio de cair.
E, ao despertar, se o sonho for bom, voltar a sonhar...

FELIZ 2012, COM ALIMENTO E ÁGUA, PARA TODOS!

Somos sete bilhões de seres na face desta pequena Terra, pequeno planeta no meio de tantos sistemas planetários.
Tantos, que nem sabemos quantos são.
Talvez nunca venhamos a saber, tal a grandiosidade daquilo que desconhecemos.
Do pouco que sabemos, da vida nesta nossa Terra, demonstramos grande incompetência em resolver nossos problemas, mesmo aqueles criados somente por nosso egocentrismo, e por nossas limitações.
Estamos vivendo as primeiras consequências reais de nosso extremo descuido com o equilíbrio climático.
Invernos rigorosos de um lado, verões furiosamente quentes, do outro.
Neve que mata, calor que sufoca, e mata também, falta de água por excesso de temperaturas, falta de água por temperaturas tão baixas, que congelam tubulações.
Mas, além desses, temos outros problemas que são de nossa única e exclusiva autoria.
Nesse total de 7 bilhões de almas sobre a face de nossa Terra, temos mais de 1 bilhão que não têm acesso à energia elétrica, e pasmem, mais outro bilhão, que apesar de nossa capacidade de desperdiçar alimentos, não têm o que comer!
Isso mesmo, não chega comida, mesmo com a enorme capacidade de produção que existe hoje, para quase 15% da população mundial.
Seres iguais a nós, crianças iguais às nossas, velhos e jovens iguais aos nossos, que morrem de inanição, por ausência de alimentos, e água para se hidratar.
Talvez não possamos influir nos grandes processos planetários, nem nos macro-processos climáticos, mas estender a mão aos que sofrem a fome, aos que deixamos morrer por falta daquilo que muitos de nós jogam fora, no lixo, convenhamos, é um desatino!
E assim amigas e amigos, quando enviamos nossos votos de um ano de 2012 com felicidade e sucesso, vamos incluir nesses votos as nossas ações por um mundo alimentado, e com direito à vida, com alimento e água para todos.
Ou existirá algum estágio de felicidade, e sucesso, com ausência de alimento, e carência de água?

domingo, 5 de fevereiro de 2012

AJUDA

A melhor ajuda que podemos receber é a nosso própria.
Sabemos muito bem onde acertamos, onde erramos, em que somos bons, aonde necessitamos de reforço, em que precisamos melhorar.
Negar esse auto-conhecimento é desprezar todo um diagnóstico já bem elaborado.
Se temos ou não condição de implementar as melhorias necessárias, isso é outra história.
Se precisamos de ajuda de alguém para nos conduzir aos objetivos, que relutamos em alcançar, podemos recorrer a pessoas que tenham essa competência.
Mas jamais devemos nos abandonar em outras mãos, transferindo nosso poder de decisão, e postergando a subida do degrau.
Um terapeuta conhecido, me disse:
"a cada degrau se faz um esforço, mas assim é que venceremos toda a escada".
Bacana, né? simples e verdadeiro.
Boa sorte a minhas amigas e amigos, e uma ótima semana, com muita força e disposição, para vencer os degraus, completar as escadas e partir para novos, e instigantes, desafios.